Abate de carros: tudo o que precisas de saber

Se o teu carro já não tem qualquer utilidade, talvez tenha chegado a hora de o abater. Descobre onde fazer o abate de carros, quanto custa e como o fazer.

Quando um carro deixa de ter utilidade, muitas pessoas acabam por o vender ou doar. Também podem decidir mantê-lo, mas isso pode não compensar financeiramente, uma vez que obriga a suportar despesas obrigatórias só pelo facto de o carro simplesmente existir. Descobre em que situações é recomendável fazer o abate de carros e como pode ser feito, passo a passo.


O que é o abate de carros?

O abate de carros é o último destino dos Veículos em Fim de Vida (VFV) que já não apresentam condições para circular na estrada. Normalmente, um carro é abatido na sequência de um acidente grave ou quando o arranjo é demasiado caro e/ou não vale a pena. Nestes casos, o veículo passa a ser considerado um resíduo e, como tal, tem de ser devidamente descartado.

Contudo, o abate de carros também pode ser considerado quando o veículo já não serve as necessidades e o proprietário deseja adquirir um outro carro mais moderno. Todavia, as opções mais comuns, neste caso, são a venda ou a doação, de forma a ser possível retirar ainda algum proveito financeiro ou beneficiar outro condutor.

Qualquer que seja o motivo, é importante que o abate de carros seja feito corretamente, para não ficares a braços com despesas inesperadas e para garantir que a destruição do veículo não prejudica o ambiente.


Porque se faz o abate de carros?

O principal objetivo do abate de carros é reduzir a emissão de poluentes dos veículos com mais idade. Mas as vantagens vão mais além.

Isenção de responsabilidade

Ao abater o carro num centro de abate certificado, é emitido um documento que isenta o antigo dono de qualquer responsabilidade futura sobre o veículo. Assim, a matrícula é cancelada e o que acontecer depois desse momento – furtos, acidentes, multas, seguros – já não te pode ser imputado. Esta é a forma correta de finalizar o ciclo de vida de um veículo – tanto para ti como para o ambiente.

Reciclagem e reutilização

Um carro contém sempre óleo, baterias, depósitos e outros fluídos. Os carros abatidos passam por processos de desmontagem, nos quais as peças e materiais ainda utilizáveis são recuperados para uma segunda vida. Isto reduz a necessidade de produzir novas peças e minimiza o desperdício, promovendo a sustentabilidade.

Apoio financeiro

O abate de um carro antigo pode render-te algum dinheiro: em média, podes conseguir entre 150 e 500 euros. Muitas marcas disponibilizam ainda apoios monetários ou descontos em caso de troca de carros antigos para abate.


Quanto custa o abate de carros?

O abate de carros não tem qualquer custo, salvo duas exceções: se o carro não apresentar componentes de origem (como motores, caixa de velocidades, entre outros) e se lhe tiverem sido acrescentado resíduos. 

Deves ainda confirmar com o centro de abate se há despesas relacionadas com o transporte da viatura até ao local de abate. A maior parte das entidades oferece este serviço, mas é importante ter a certeza para saberes com que despesas contar.


Que cuidados ter com o abate de carros?

Se está na altura de te despedires do teu companheiro de estrada, segue estes cuidados.

  • Antes de entregares o carro para abate, certifica-te de que tens toda a documentação do veículo em ordem.
  • Retira todos os teus pertences pessoais, incluindo documentos, objetos de valor, decorações ou qualquer outro objeto que queiras manter.
  • Remove qualquer informação pessoal que possa estar guardada no sistema de navegação, no dispositivo Bluetooth ou em outros sistemas eletrónicos do veículo, se existirem.
  • Não te esqueças de cancelar o seguro do carro. Já não vais precisar dele, uma vez que vai ser retirado de circulação.
  • Opta por um centro de abate certificado. Confirma se tem boa reputação, se segue as regulamentações ambientais e de segurança e se são transparentes no contacto contigo.


Onde fazer o abate de carros?

Existem vários centros licenciados de abate de carros em Portugal. Para encontrares o mais próximo de ti, podes consultar a Agência Portuguesa do Ambiente ou o Portal Valorcar.

Não te esqueças de que o local deve ser licenciado para fazer o abate de carros, porque só estes podem emitir certificados de destruição. Se o fizeres noutro local, não te será entregue este certificado e, sem ele, não conseguirás cancelar a matrícula e o registo de propriedade, o que significa que continuarás a ter de pagar o IUC de um carro que já não tens.


Que documentos são necessários para abater o carro?

Antes de levares o carro para abate, reúne os seguintes documentos:

  • Documentos originais do carro (Título de Registo de Propriedade + Livrete ou Documento Único).
  • Modelo n.º 9 do Instituto de Mobilidade e Transportes, assinado.
  • Cópia do teu Cartão de Cidadão.

Se o dono do carro tiver falecido, a documentação necessária é a seguinte:

  • Documento oficial de habilitação de herdeiros ou aditamento à relação de bens. Pode ser pedido nas Finanças e deve identificar o legítimo herdeiro como detentor do carro.
  • Documentos originais do carro (Título de Registo de Propriedade + Livrete ou Documento Único).
  • Modelo n.º 9 do Instituto de Mobilidade e Transportes, preenchido e assinado.
  • Declaração assinada por todos os herdeiros dando conta que têm conhecimento do abate e que concordam com o mesmo. Junta cópias dos documentos de identificação de cada um.
  • Cópia do Cartão de Cidadão do herdeiro.

Se o carro não tiver documentos, deves reunir o seguinte:

  • Modelo n.º 10 do IMT, preenchido e assinado.
  • Modelo n.º 9 do IMT, preenchido e assinado.
  • Cópia do teu Cartão do Cidadão.
  • Certidão da Matrícula pedida na Conservatória do Registo Automóvel.


Como funciona o abate de carros?

Depois de toda a documentação ser entregue e verificada, o centro de abate envia o processo para o IMT que, por sua vez, comunica o cancelamento da matrícula à Conservatória do Registo Automóvel.

Depois de a burocracia estar tratada, é hora de avançar com o abate propriamente dito, que segue as etapas:

1. Despoluição do carro

Nesta fase, são removidos todos os produtos potencialmente perigosos para o ambiente e para as pessoas, como os filtros de óleo, baterias, depósitos e todos os líquidos presentes no carro. Os airbags e os cintos de segurança são neutralizados.

2. Desmantelamento

De seguida, o carro é desmantelado. Saem os catalisadores, pneus, vidros, e todas as componentes e peças que possam ser reutilizados.

3. Reciclagem

Por fim, a carcaça do carro é abatida e reciclada. É emitido um certificado de destruição, e o original deve ficar sempre na tua posse para te isentar de qualquer responsabilidade sobre o carro. Caso contrário, continuarás a pagar o Imposto Único de Circulação (IUC) de um carro que já não usas.


Quanto vale um carro para abate?

O valor de um carro para abate pode variar significativamente dependendo de vários fatores. Podes conseguir entre 150 e 500 euros, em média. Também há centros de abate que não pagam nenhum valor pelo carro aos proprietários. Contudo, isto é o que deves considerar:

  • Idade. Carros mais antigos podem ter menos valor, a não ser que tenham peças ou metais valiosos. Os carros mais recentes podem ter um valor mais alto devido às peças reutilizáveis.
  • Peso: Muitos centros de abate calculam o valor com base no peso do carro, especialmente se o veículo for desmontado para reciclar metais.
  • Estado geral. Carros em melhores condições, com menos danos e peças ainda funcionais, geralmente valem mais.
  • Procura por peças. Se o carro tiver peças de reposição em boas condições e houver procura por essas peças no mercado, o valor do veículo será maior.
  • Acessórios e equipamentos. A presença de acessórios com valor, como sistemas de áudio de alta qualidade ou pneus novos, pode influenciar o valor.


Carmine.pt, para depois do abate

Certamente que o carro foi um bom parceiro de estrada ao longo do tempo e sempre haverá histórias para contar. Como em tudo na vida, também chega ao seu fim. O abate de carros isenta-te de responsabilidades, valoriza peças que ainda podem ser úteis e protege o ambiente. Com esta informação, já saberás como dar ao teu companheiro de anos o melhor destino possível. E depois do adeus, é hora de começar a procurar um novo parceiro de quatro rodas. Passa em Carmine.pt para escolher o teu próximo carro usado!

Comentários