Apple CarPlay: tudo o que precisas de saber

Descobre como funciona o sistema Apple CarPlay e como pode ajudar a tornar as viagens mais seguras.

apple carplay carmine

Mudar de música, atender uma chamada ou usar o Google Maps para chegar ao destino. Estas são apenas algumas das funções do Apple CarPlay, um sistema essencial para uma condução segura e confortável. Descobre o que é, quais as vantagens e como funciona.

Apple CarPlay: o que é e como funciona?

De forma simples, o Apple CarPlay é um sistema que liga o iPhone ao carro. Permite fazer chamadas telefónicas, enviar e receber mensagens de texto, obter direções, reproduzir música e muito mais. É possível aceder ao CarPlay através de uma ligação entre o iPhone e o sistema de media do carro, com um cabo (USB Lightning da Apple) ou sem fios, via AirPlay. Uma vez conectado, o CarPlay aparecerá no visor do carro.

O CarPlay foi concebido para ser uma forma segura (e legal) de utilizar o iPhone enquanto conduz. Como? Porque permite fazer tudo isto com as mãos no volante e os olhos na estrada. O CarPlay inclui a Siri, para que o condutor possa controlar várias funções do iPhone com a voz.

Sendo ou não utilizador do sistema operativo iOS, certamente já ouviste falar da Siri. É a assistente virtual da Apple e uma das mais conhecidas do mundo, e é a responsável por fazer funcionar o Apple CarPlay, apenas com comandos de voz – uma espécie de copiloto virtual.

Quais são as vantagens e desvantagens do Apple CarPlay?

As primeiras vantagens que se destacam são a segurança e a comodidade. Com o Apple CarPlay, é possível aproveitar o tempo que passa no trânsito para tratar de outras tarefas, sem tirar as mãos do volante e sem colocar a tua segurança em risco e a de quem te rodeia.

Como vimos, são várias as aplicações e funcionalidades que pode aceder através de comandos de voz, desde apps de música à lista de contactos, o que torna este sistema inteligente completo e prático para o dia-a-dia dos utilizadores.

Uma outra vantagem que destacamos é a inteligência que a Siri possui para fazer sugestões de forma autónoma com base nas suas rotinas. Por exemplo, indicar o caminho mais rápido para a próxima reunião ou alternativas ao percurso atual.

Outra grande vantagem é a sua versatilidade. Este sistema inteligente foi lançado em 2014 e está disponível em todas as versões do iPhone e em mais de 600 modelos de veículos, pelo que se encontra facilmente acessível. Por fim, e apesar de ser muito fácil conectar o iPhone ao carro com fios, a ligação do Apple Car Play wireless é mais difícil de encontrar e só está disponível nos modelos mais modernos.

Como ligar o Apple CarPlay passo a passo

Para utilizar o Apple CarPlay, é necessário garantir que os comandos de voz que ativam a Siri estão ligados no iPhone e que o mesmo está conectado à Internet, através de uma rede WiFi ou móvel.

De seguida, deves ligar o iPhone ao carro, através de um cabo USB ou da ligação sem fios que está disponível em alguns modelos automóvel.

Para usar a Siri para controlar o CarPlay, é possível escolher entre:

  • Manter premido o botão de comando de voz que se encontra no volante do carro, dependendo do modelo automóvel, e usar o comando de voz que deseja;
  • Manter premido o painel do CarPlay ou o botão principal do CarPlay no painel de navegação do carro e falar com a Siri;
  • No caso de o veículo já ser compatível com o comando de voz “Hey, Siri!”, é só ativar a Siri por voz e dar a ordem.

Em que veículos está disponível o Apple CarPlay?

Ao todo, são nada menos do que 600 veículos compatíveis com Apple CarPlay– apesar de muitos não estarem disponíveis em Portugal. Apesar disso, muitas das marcas favoritas dos portugueses, têm vários modelos equipados com esta tecnologia. Regra geral, os modelos a partir de 2016 ou 2017 são compatíveis.

Por exemplo, toda a gama BMW, da Série 1, 3 e 5, a partir de 2017, já está preparada para esta tecnologia – e alguns até podem usar o CarPlay como chave. O Fiat 500 a partir de 2017 ou Citroen C3 a partir de 2016 são outros modelos compatíveis. O mesmo acontece com muitos Hyundai, incluindo alguns bestsellers como o i30, i40 e Tucson. Quase toda a gama Lexus, Mazda, Nissan, KIA, Seat, Audi ou Mercedes disse “Hey, Siri”. A Toyota, Volvo, ou a Volkswagen também já aderiram, assim como a Peugeot e a Renault.

Uma condução mais útil e segura com o Apple CarPlay

O Apple CarPlay é já a ferramenta de eleição de vários condutores em todo o mundo, que não imaginam o seu dia-a-dia sem este sistema.

Permite aproveitar todos os minutos (ou horas) no trânsito, a caminho do trabalho ou no regresso a casa. Seja para tratar logo de várias tarefas do dia-a-dia em poucos minutos ou para simplesmente ouvir um podcast ou música, e aproveitar a própria companhia. Tudo isto sem comprometer a segurança dos que partilham o carro ou a estrada contigo.

Comentários

This Post Has 4 Comments