Carros a hidrogénio: facto ou ficção?

Os carros a hidrogénio estão a ganhar força. Mas para a maioria dos condutores, serão um facto ou ainda ficção?

Os carros elétricos e híbridos estão a ganhar terreno aos veículos movidos a gasolina e a diesel, mas já não são as únicas opções sustentáveis no mercado. Os carros a hidrogénio estão a dar que falar, são já relativamente comuns em certos países asiáticos e até podem ser uma opção mais em conta, dada a escassez dos componentes para as baterias dos carros elétricos. Descobre o que são os carros a hidrogénio, como funcionam, quais as suas vantagens e desvantagens.


O que são os carros a hidrogénio?

Os carros a hidrogénio, fuel cell ou célula de combustível, são veículos que se deslocam devido à energia produzida no próprio automóvel, através de uma reação química que envolve hidrogénio. Tal como um carro elétrico, o motor é movido a eletricidade, mas a fonte é diferente. No entanto, têm uma denominação diferente dos elétricos tradicionais: ao invés de BEV (Battery Electric Vehicle), designam-se por FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle).


Como funcionam os carros a hidrogénio?

Para que os carros a hidrogénio se possam deslocar, tem de haver uma reação química chamada eletrólise elétrica. Esta reação acontece porque no tanque de hidrogénio do veículo existe uma mistura deste elemento químico com oxigénio. Esta combinação produz a energia elétrica responsável pelo carregamento do motor, permitindo que o carro se mova. Os únicos resíduos gerados são calor e água através do tubo de escape, o que faz desta uma solução amiga do ambiente.


Vantagens dos carros a hidrogénio

As vantagens destes veículos são muitas, da ecologia ao custo de utilização. Estas são as principais.

Mais ecológico

Um carro a hidrogénio, tal como um elétrico, gera zero emissões poluentes. Enquanto gera energia, o veículo produz apenas vapor de água que liberta para o exterior. Estes automóveis são classificados como “veículos verdes”, permitindo aos proprietários diversos benefícios, nomeadamente no que à circulação diz respeito – é possível estacionar e conduzir em zonas restritas a outros modelos.

Motorização silenciosa

Tal como os automóveis elétricos, os carros a hidrogénio têm uma condução muito silenciosa. Desta forma, não só contribuem para a diminuição da poluição ambiental, como também da sonora.

Tempo de carga reduzido

O seu carregamento é bastante mais rápido do que o de um veículo elétrico. Estima-se que demore cerca de 5 minutos para estar na sua total capacidade.

Boa autonomia     

A autonomia dos carros movidos a hidrogénio é de aproximadamente 500 km, dependendo do modelo adquirido. São ainda poucos os veículos elétricos acessíveis que atingem este grau de autonomia.


Quais as limitações dos veículos a hidrogénio?

Apesar das inúmeras vantagens, estes automóveis também têm limitações. Estas são as principais:

Limitações nas redes de abastecimento

Os carros a hidrogénio são reabastecidos em estações de serviço específicas. Contudo, não existem (ainda) muitos postos de abastecimento preparados para o efeito. Ainda que isso se possa vir a alterar nos próximos anos à medida que a sua comercialização aumente, para já constitui uma grande limitação para quem pretende adquirir um carro a hidrogénio.

Custo de aquisição elevado

Tratando-se de uma tecnologia muito recente, os valores de aquisição praticados pelas marcas que vendem carros a hidrogénio são ainda bastante elevados. No entanto, espera-se que os valores de compra diminuam à medida que a sua produção e comercialização aumente.

O hidrogénio é inflamável

Sendo o hidrogénio um gás altamente inflamável, e apesar de as marcas utilizarem tecnologia de ponta para armazenar este elemento em tanques modernos para evitar derrames, a verdade é que a segurança destes veículos não está totalmente testada. Podem ser necessários vários anos até convencer a maior parte da população de que este tipo de veículos é seguro.

Vida útil limitada

Por lei, a vida útil dos tanques de hidrogénio está limitada a um máximo de 15 anos. Em Portugal, onde a idade média de um automóvel ronda os 13 anos, isto será certamente um problema. No entanto, também esta limitação se pode vir a alterar com o tempos.


Quais as marcas que comercializam os carros a hidrogénio?

Atualmente, a oferta de carros a hidrogénio disponíveis na Europa ainda não é muito vasta. Destacam-se dois modelos chave: o Hyundai Nexo e o Toyota Mirai.

Com uma autonomia que pode chegar aos 666 quilómetros, o SUV Hyundai NEXO, ainda não está disponível em Portugal. É um dos modelos que utiliza a tecnologia Fuel Cell, oferecendo ainda uma condução totalmente autónoma. De acordo com a marca, o motor pode ser conectado com a rede doméstica e fornecer energia a vários eletrodomésticos da casa. Também o vapor de água pode ser utilizado para regar o jardim.

Com um custo aproximado de 70 mil euros, o Toyota Mirai oferece 650 km de autonomia e conta com vários sistemas de tecnologia avançados, entre os quais sistema de estacionamento automatizado. Na primavera de 2023, também a BMW vai competir com a Toyota e a Hyundai neste campeonato. Prevê-se que seja lançado o modelo BMW iX5 Hydrogen, um SUV que pode alcançar os 374 CV de potência.


Carros a hidrogénio: facto ou ficção?

Os carros a hidrogénio são, sem dúvida nenhuma, reais. Contudo, o elevado custo de aquisição, a baixa produção e comercialização, a curta vida útil do veículo e a falta de redes de abastecimento acabam por ter um impacto negativo quando comparado com os modelos de veículos elétricos.

Se, no entanto, estes pontos não constituírem um problema para ti, a sua longa autonomia, tempo reduzido de abastecimento e resistência dos materiais são mais-valias que vais, certamente, gostar de explorar.

Comentários