Não é preciso gastar uma fortuna para ter acesso a alguns dos carros clássicos mais icónicos. Descobre 5 sugestões imperdíveis.

O apelo é irresistível. Os carros clássicos atraem não só os amantes de carros, mas também de engenharia, design, e até história. Intemporais, transportam quem os conduz para outra época, com glamour e carisma. E desengane-se quem pensar que é preciso gastar uma fortuna para ter acesso a uma destas obras de arte sobre rodas. Atualmente, ainda existem algumas joias escondidas que são acessíveis a todos os bolsos. Aqui estão alguns dos melhores carros clássicos do momento.
1. Volkswagen Beetle, o carro clássico divertido
O Volkswagen Beetle é um clássico genuíno que espalha charme desde 1938, ano em que o primeiro modelo saiu da linha de montagem. Atualmente, ainda é possível encontrar facilmente suporte para peças e manutenção, e os preços são muito convidativos.
Não foi por acaso que Volkswagen Beetle foi o modelo escolhido para integrar seis filmes da Disney. Divertido, acessível, com a alma da época em que foi construído, é uma escolha segura se procuras um carro clássico – seja para uso próprio ou para venda futura como investimento.
2. BMW Série 3, o carro clássico imponente
Os modelos BMW Série 3 mais antigos são muitos desejados por colecionadores, e alguns ainda podem ser encontrados por preços baixos. Desenvolvido pela primeira vez em 1975, em linha com as tendências alemãs da época, já na altura era possível encontrar muitas das características de design que sobreviveram até à atualidade, como o perfil baixo, ou a silhueta desportiva e retilínea.
A nível mecânico, este modelo introduziu também mudanças importantes. Quando foi apresentado no Salão de Frankfurt, em 1977, deu o mote para aquela que viria a tornar-se uma longa tradição da BMW: um motor com blocos de seis cilindros em linha. Foi a base para uma história de sucesso sem precedentes, e é um dos motivos pelas quais a marca assumiu a liderança do mercado.
3. Volkswagen GTI, o clássico citadino desportivo
O Volkswagen GTI já é uma peça de coleção. Foi lançado em 1976 e, para muitos, foi o carro de sonho. Leve, simples e ágil, proporcionava diversão e uma performance impressionante para a época (e para o preço). Aliás, foi pioneiro em conciliar uma perspetiva utilitária para abraçar um carácter desportivo.
O impacto deste carro clássico no mundo automóvel foi de tal ordem que estabeleceu uma sigla como moda. Após o lançamento, “GTI” passou rapidamente a ser sinónimo de desempenho e performance. Atualmente, o modelo clássico ainda desperta emoções, e a versão original é muito procurada por colecionadores.
4. Fiat 500, o carro clássico amado
O Fiat 500 deixou a sua marca no mundo automóvel, continuando a ser um dos carros mais populares da história da marca. Imortalizado em filmes e séries, este carro clássico nunca foi apenas um carro, mas um símbolo de beleza e arte italiana que continua a inspirar artistas e designers em todo o mundo.
Logo no ano do seu lançamento, em 1957, conquistou um lugar na história e no imaginário coletivo mundial. Atualmente, vê reconhecido o seu valor artístico e cultural pelo MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, que incluiu um Fiat 500 na sua coleção permanente.
5. Porsche 911, o carro clássico luxuoso
Produzido pela primeira vez em 1963, o Porsche 911 é um carro clássico luxuoso e desportivo, desejado por muitos. Este modelo transporta-nos ao charme da década de 60, tendo presenciado momentos altos na história mundial, como quando a Côte d’Azur foi o palco do jet set, ou quando começou o movimento “Swinging London”.
O Porsche 911 foi um dos protagonistas do filme “Die Another Day”, da icónica saga de James Bond. No filme, o Porsche 911 acabado crivado de balas. Na vida real e, dada a enorme procura entre colecionadores, vale bem a pena estimar melhor este automóvel.
Estes são os melhores carros clássicos para venda. À medida que o tempo passa, tornam-se ainda mais cativantes. Se não resistes aos seus encantos e procuras a sensação de conduzir um carro carregado de história, estes 5 são ótimas escolhas.