IUC: o que é, para que serve e como pagar

O IUC é um imposto obrigatório para quem tem um carro. Fica a par das regras e não sejas apanhado desprevenido.

Lembras-te do antigo “selo do carro”? Deixou de existir e foi substituído pelo IUC, um imposto obrigatório para quem é proprietário de um automóvel, mesmo que não circule. Descobre para que serve, qual é o valor, como pagar e o que acontece se não o fizeres.


O que é o IUC e para que serve?

O IUC é a sigla para Imposto Único de Circulação. Veio substituir e fundir o Imposto Municipal sobre Veículos, Imposto de Circulação e o Imposto de Camionagem. Surgiu para compensar os custos ambientais e rodoviários provocados pela circulação de veículos, como a emissão de poluentes e a manutenção das estradas. É por isso que o valor do IUC difere de acordo com a cilindrada do motor, as emissões de CO2, o tipo de combustível e a antiguidade do carro, as variáveis com mais impacto no ambiente e na via pública.  

Ao contrário do que acontecia com o extinto “selo do carro”, não precisas de afixar o comprovativo do IUC no veículo. Agora, é o próprio Fisco que se encarrega de controlar o pagamento de forma automática. Contudo, é aconselhável que juntes o comprovativo de pagamento aos outros documentos do carro.


Qual a origem do IUC?

Este imposto existe desde 2007 e foi criado para simplificar o sistema de tributação sobre a posse de veículos, tornando-o mais eficiente. Isto porque os impostos que o IUC veio substituir tinham como base de cálculo o valor comercial dos veículos, o que levava a situações de alguma discrepância. Com o IUC, a tributação passou a ser uniforme em todo o território nacional e baseada em critérios objetivos, como a cilindrada do motor e as emissões de CO2 do carro.

A criação do IUC também permitiu ao Estado Português uma maior flexibilidade na gestão do sistema fiscal. Isto porque o imposto envolve várias taxas diferenciadas em função dos diversos fatores que influenciam a tributação dos veículos, ao invés de uma taxa única.


Quanto custa o IUC?

O valor do IUC está associado a 3 fatores específicos: antiguidade do carro, cilindrada e emissões de dióxido de carbono. Por isso, vais precisar de saber estas 3 variáveis para saber quanto vais pagar de IUC. Uma coisa é certa: quanto maior a cilindrada e as emissões, maior o valor a pagar. Além disso, os carros a gasóleo pagam um valor ligeiramente superior de IUC em comparação com os carros a gasolina.

De seguida, cruza estas 3 variáveis com as tabelas oficiais do IUC. Estas tabelas são publicadas anualmente no Orçamento do Estado e podem sofrer alterações. Por isso, deves sempre fazer a consulta a cada ano para confirmar o valor. Também poderás fazer uma simulação do valor do IUC do teu carro.


Em que casos há isenção ou redução do IUC?

Em alguns casos específicos, a Lei prevê uma redução ou isenção do IUC. Todas as situações estão previstas no Código do IUC, mas destacamos aqui as principais.

Isenção de IUC

  • Carros com data de matrícula anterior a 1 de julho de 2007.
  • Carros de pessoas com incapacidade igual ou superior a 60%.
  • Veículos de associações humanitárias e de bombeiros.
  • Veículos de forças de segurança e militares.

Redução de IUC

  • Carros elétricos e híbridos, podendo, em alguns casos, chegar à isenção total.
  • Outros veículos movidos a energias renováveis não combustíveis.


Quando se paga o IUC?

Este imposto deve ser pago até ao final do mês da matrícula do veículo, todos os anos. Guia-te pela data que consta no livrete ou no Documento Único Automóvel. Este imposto é obrigatório até ao cancelamento da matrícula.


Como pagar o IUC?

Para pagar o IUC é preciso primeiro obter o Documento Único de Cobrança (DUC) no Portal das Finanças. Para isso, deves efetuar os seguintes passos:

  1. Entra no Portal das Finanças com o teu login.
  2. Pesquisa “Entregar IUC” e, quando surgir, clica no link associado.
  3. De seguida, clica em “Entregar ano corrente”.
  4. Seleciona o tipo de pesquisa pretendido (no caso de um automóvel ligeiro, assinala “Pesquisa Ligeiros e Motociclos”).
  5. Na área “Consultar”, assinala o veículo em causa e clica no botão “Emitir”.

Se, por algum motivo, não conseguires obter o DUC, podes pagar o imposto ao balcão dos serviços das Finanças.

Já com o DUC na tua posse, podes optar por pagar por MBWay, Multibanco, homebanking ou nos CTT/Correios, através da referência de pagamento que consta no documento.

Depois de pagares, demora ainda alguns dias para que a informação no Portal das Finanças fique atualizada. Por isso, guarda o comprovativo de pagamento para circulares com o carro sem qualquer preocupação. Há também a possibilidade de pagar este imposto a prestações, caso não consigas liquidar tudo de uma só vez. Basta fazeres o pedido através do e-balcão ou em qualquer repartição das Finanças.


Quais as consequências de não pagar o IUC?

A falta de pagamento do IUC pode acarretar várias consequências para o proprietário do veículo.

  • Multas: O proprietário do carro pode ser notificado e multado pelas autoridades caso não pague o IUC até à data de vencimento. O valor da multa pode variar, mas geralmente é calculado com base no montante do imposto em dívida, no mínimo de 25 euros, podendo chegar a valores elevados.
  • Juros de mora: Caso o pagamento do IUC não seja efetuado dentro do prazo, são cobrados juros de mora, que correspondem a uma penalização financeira pelo atraso no pagamento.
  • Apreensão do veículo: Se o proprietário não pagar o IUC por um período prolongado, o carro pode ser apreendido pelas autoridades, onde permanecerá até que a situação seja regularizada. Neste sentido, o proprietário terá de pagar as despesas com a apreensão e a diária de permanência.

Além disso, se não tomares a iniciativa de fazer o pagamento e fores chamado pela Autoridade Tributária e Aduaneira, vais ter de pagar um mínimo de 50 euros. Por isso, deves sempre ter o IUC em dia para evitar gastos desnecessários. Se te esqueceres, tenta fazer logo o pagamento. Mesmo se o carro estiver parado na via pública, terás de o fazer.

Se eventualmente tentarem cobrar-te este imposto de um carro que já não é teu, expõe a situação à Autoridade Tributária e Aduaneira para que a situação seja regularizada.


Concluindo, o IUC ou Imposto Único de Circulação é obrigatório para qualquer proprietário de um carro (salvo as devidas exceções), e o valor encontra-se tabelado, variando de acordo com o nível de poluição emitido pelo mesmo. Quando chegar altura de vender ou comprar um carro, não deixes de explorar as boas oportunidades de carros usados na nossa plataforma.

Comentários

This Post Has 2 Comments