Onde carregar carros elétricos?

Descobre onde carregar carros elétricos e se esta opção de mobilidade é para ti.

Uma das vantagens dos carros elétricos é a possibilidade de poder efetuar o carregamento em vários locais – desde o centro comercial enquanto estás nas compras, em casa ou num hotel. Claro que tudo depende do modelo e da sua autonomia, e até do tipo de tomada. Para que nunca te faltem opções, descobre onde carregar carros elétricos com estas dicas.


Pontos de Carregamento Normal

São cerca de 6000 os postos de carregamento normal (PCN) em corrente alterna (AC), que chegam a uma potência máxima de 22 kW. Com esta potência, em apenas 1 hora consegues carregar a bateria do teu automóvel até 80%. Habitualmente, nestes locais os condutores não têm à sua disposição cabos, sendo, por isso, necessário utilizar o cabo que foi adquirido com o automóvel.

Outro aspeto a ter em consideração é o custo do serviço. Apesar de ainda existirem alguns postos gratuitos para incentivar a mobilidade elétrica, a maioria já não o é. Os valores praticados atualmente não ultrapassam os 3 cêntimos por minuto ou por kW (pode ser cobrado das duas formas).

O carregamento nestes postos é seguro e até podes deixar o carro e ir dar uma volta. Isto porque o carregamento está associado ao teu carro (e cartão) pelo que não há o risco de alguém desligar a tomada do teu veículo e o colocar noutro. O carro também não está em perigo – fica perfeitamente seguro e trancado até voltares.


Pontos de Carregamento Rápidos, Super Rápidos ou Ultrarrápidos

Existem 1250 postos de carregamento rápido, super-rápido ou ultrarrápido em corrente contínua (DC). Estes pontos funcionam com 3 potências distintas: 50 kW, entre 50 e 150 kW ou superior a 160 kW.

A elevada potência destes carregadores permite que a bateria do carro alcance os 80% em apenas 30 minutos, sensivelmente, com um custo que varia entre os 0,16 cêntimos/minuto e os 0,40 cêntimos por kW/h. Os cabos para ligar ao veículo estão disponíveis no local. Estes postos são mais difíceis de encontrar e, por norma, estão assinalados na própria aplicação de carga do automóvel. Em alguns casos, até é possível estabelecer uma rota que passe por estes pontos.


Wallbox

Para que seja possível carregares o teu carro elétrico em casa, é necessário que tenhas condições específicas para esse efeito. As tomadas domésticas, com a potência tradicional de 2,3 kW, não são seguras nem tão pouco suficientes. No entanto, existem outras soluções que podes considerar, como as que apresentamos de seguida.

Uma wallbox é um ponto de abastecimento doméstico que pode ser comprado ou alugado, para carregar o veículo elétrico em casa. Com várias potências disponíveis, opções com ou sem cabo e/ou tomada, possibilitam assim uma solução prática e eficaz para moradias e apartamentos. Para além da wallbox em si, vais ainda precisar de cabos próprios para o carregamento da bateria dos veículos elétricos. Algumas marcas fornecem estes equipamentos com o carro, para além da instalação, mas convém confirmar.

Por fim, tem ainda em conta que quanto maior for a potência do equipamento escolhido, mais rápidos serão os carregamentos. Isto implica um maior consumo energético, que, por sua vez, se vai refletir no valor total a pagar apresentado na fatura de eletricidade.


Carregamento em restaurantes, hotéis e centros comerciais

Visto que a mobilidade em Portugal e no mundo está a mudar, já é possível encontrar pontos de abastecimento em diversas superfícies, como parques de estacionamento de empresas, hotéis, restaurantes e até mesmo centros comerciais.

Beneficiando de múltiplos incentivos, nomeadamente a nível fiscal, os responsáveis por estes espaços dão-te a possibilidade de carregares o teu veículo enquanto trabalhas, jantas ou fazes as tuas compras. Relativamente aos custos, estes dependem do tipo de acordo entre o CEME e essa entidade.


Em resumo, já sabes onde carregar o carro elétrico: nos postos de carregamento de norte a sul do país, em casa e em determinados estabelecimentos privados. Atualmente, a maioria das marcas já disponibiliza apps que permitem encontrar os pontos de carregamento perto de ti, monitorizar o carregamento do teu elétrico em tempo real e até fazer os pagamentos digitalmente. É ainda possível ter acesso às faturas dos teus movimentos e acesso ao histórico de carregamentos com estatísticas detalhadas. Encontra o teu próximo elétrico na carmine!

Comentários