PHEV: o que significa?

Já ouviste falar desta sigla, mas não sabes ao certo o que significa? Esclarecemos tudo sobre os PHEV e vamos à procura dos melhores do mercado.

Com a chegada em força da eletrificação, o mundo automóvel adotou novas tecnologias e terminologias. Uma delas é a sigla PHEV, que designa os veículos híbridos plugin. Descobre o que são, como funcionam, as vantagens e os modelos mais populares.


O que são veículos PHEV?

PHEV significa “Plug-In Hybrid Electric Vehicle” (em português, “Veículo Elétrico Híbrido Plug-In”). É um tipo de carro com dois sistemas de propulsão: o motor de combustão interna e um motor elétrico.

Os veículos PHEV vêm equipados com uma bateria elétrica que pode ser carregada em qualquer posto de abastecimento elétrico ou através de um sistema doméstico. Também há veículos híbridos convencionais, os chamados HEV, que não têm sistema de plugin e, por isso, a bateria não pode ser carregada externamente. Apenas é carregada através do sistema de regeneração da energia com as desacelerações e das travagens, e com o próprio motor de combustão.


Como funcionam os veículos PHEV?

O funcionamento dos veículos PHEV combina um motor elétrico e um motor a combustão interna. Ou seja, em vez de depender exclusivamente do motor a combustão interna, como um carro tradicional, o PHEV tem uma bateria que pode ser carregada na tomada para fornecer energia ao motor elétrico.

Quando o carro é ligado, o motor elétrico é usado para mover o veículo, usando a energia armazenada na bateria. De forma geral, os PHEV são projetados para percorrer distâncias curtas em modo totalmente elétrico. Portanto, quando a bateria elétrica se esgota, o motor a combustão interna entra em ação para fornecer energia ao motor elétrico e recarregar a bateria.

Assim, os PHEV têm dois modos de operação: modo elétrico e modo híbrido. No modo elétrico, o veículo move-se exclusivamente pelo motor elétrico e não há emissões. No modo híbrido, o motor a combustão interna e o motor elétrico trabalham juntos para mover o veículo. O motor elétrico pode ser usado para fornecer energia adicional sempre que necessário, como, por exemplo, durante a aceleração, ou para recarregar a bateria quando há energia excedente do motor a combustão interna.

Os veículos PHEV também têm um sistema de regeneração de energia, que converte a energia cinética do veículo em energia elétrica quando o condutor trava com o motor elétrico. Este processo ajuda a recarregar a bateria e aumentar a eficiência do veículo.


Quais as vantagens dos veículos PHEV?

Os veículos PHEV apresentam várias vantagens em relação aos veículos movidos apenas a combustão interna.

Os veículos PHEV são mais eficientes

Uma vez que os veículos PHEV têm um motor elétrico, podem percorrer distâncias mais longas usando apenas eletricidade antes de alternar para o motor a combustão. Isso significa que têm uma eficiência de combustível muito maior do que os carros a gasolina ou diesel tradicionais, o que pode levar a economias significativas de combustível e dinheiro.

Têm menor impacto ambiental

Os PHEV geralmente têm uma bateria maior do que os carros híbridos convencionais (sem plugin), permitindo percorrer distâncias maiores usando apenas a energia elétrica. Assim, em muitas situações, os veículos PHEV podem circular vários quilómetros sem recorrer a combustível fóssil, reduzindo as emissões de gases poluentes e diminuindo a pegada de carbono.

Os veículos PHEV são confortáveis

Geralmente, os veículos PHEV contam com mais recursos associados à conveniência e ao conforto, além de proporcionarem uma condução silenciosa e suave. Como podem circular em modo elétrico, não produzem o ruído do motor típico dos carros movidos a combustão interna, mas um som suave. Isto significa que a experiência de conduzir um PHEV pode ser mais tranquila e relaxante.

São elegíveis para benefícios fiscais

Em muitos países, Portugal incluído, os veículos PHEV são elegíveis para incentivos fiscais e subsídios do Estado, o que os torna mais acessíveis e atrativos para os condutores. Por exemplo, os veículos PHEV beneficiam de uma redução do Imposto Único de Circulação (IUC), devido ao facto de emitirem menos gases poluentes. O Imposto sobre Veículos (ISV) também é reduzido em 75% e as empresas podem deduzir 100% do IVA.


Quais os melhores PHEV em Carmine.pt?

Existem alguns veículos PHEV que se destacam no mundo automóvel, sendo bem recebidos quer pelos condutores, quer pelos críticos especializados.

1. Toyota RAV4 PHEV: herança SUV com tecnologia híbrida

phev carmine

O Toyota Prius é um dos veículos PHEV mais populares do mercado. Apresenta uma autonomia elétrica até 98 km, enquanto o carregador de bordo de 6,6 kW fornece uma carga completa em 2,5 horas. Isto significa que consegues percorrer a maioria das rotas diárias sem usar uma gota de combustível fóssil. Entrega uma potência máxima de 306 CV, com um binário de 227 Nm, uma excelente combinação entre eficiência energética, desempenho e fiabilidade


2. DS 7 PHEV: conforto excecional

phev carmine

Este PHEV da marca francesa exibe um desempenho particularmente bom em aceleração, graças aos seus 360 CV de potência, tração às quatro rodas e 58 km de autonomia em modo elétrico. Em apenas duas horas, é possível fazer um carregamento a 100%. Além disso, a bordo, este modelo honra o savoir-faire francês da DS Automobiles graças às tecnologias avançadas e atenção ao detalhe. Encontramos níveis completos de equipamento e acabamentos premium.


3. Alfa Romeo Tonale PHEV: A reinvenção do SUV desportivo

phev carmine

Até 82 km de pura autonomia elétrica e até 600 km de autonomia total de condução híbrida. Estes são alguns dos principais números do novo Alfa Romeo Tonale. Os motores entregam uma potência de 280 CV, o que garante uma prontidão de resposta a qualquer solicitação do condutor. Destaque especial para o facto de este PHEV ser o primeiro a adotar uma certificação NFT Blockchain. Este ecossistema de serviços digitais pode registar os dados do veículo para gerar um registo único e não falsificável da vida útil do automóvel. Este registo garante que o veículo tem uma boa manutenção, o que impacta positivamente o valor em caso de revenda.


4. Opel Astra PHEV: moderno e eficiente

opel astra carmine

Debaixo do capot deste PHEV está um motor a gasolina 1.6 Turbo, que entrega 150 CV ou 180 CV, funcionando em perfeita harmonia com um motor elétrico de 81 kW. Estão assim disponíveis dois níveis de potência combinados: um com 180 CV e outro com 225 CV. Com bateria totalmente carregada, a autonomia em modo elétrico anunciada é de 60 quilómetros, um valor acima da média. Além de um design moderno, tem também as mais recentes soluções tecnológicas de conforto e assistência à condução.


5. Citroën C5 PHEV: bem-estar amplificado

citroen eletrico c5 carmine

O motor híbrido recarregável do Citroën C5 está preparado para viagens diárias até 64 km e autonomia ilimitada para viagens longas, graças ao motor a gasolina. A potência combinada situa-se nos 225 CV, com um binário de 360 Nm imediatamente disponível, que garante uma prestação dinâmica irrepreensível. O próprio sistema pode fazer a gestão autónoma entre o motor elétrico e o motor térmico, para alcançar uma melhor eficiência.


Carmine.pt, onde encontras os melhores PHEV

Estas são apenas algumas das muitas ofertas híbridas que podes encontrar em Carmine.pt. A escolha do melhor PHEV para ti depende das tuas necessidades e preferências pessoais, como o tamanho do veículo, o desempenho, o preço e a autonomia elétrica. Assim, faz a tua pesquisa e encontra o teu próximo companheiro de estrada.

Comentários