O que são carros zero quilómetros e será que valem a pena?

Os carros zero quilómetros são mais baratos que os novos e estão em excelente estado de conservação. Descobre o que são e todas as vantagens.

zero quilómetros carmine

Comprar um carro zero quilómetros é a forma de ter um veículo com cheirinho a novo, por um preço mais parecido com o de um usado. Descobre o que são e o que os torna uma boa opção.

O que são carros zero quilómetros ou KM-zero?

Um carro zero quilómetros é um veículo por estrear que ainda não teve nenhum proprietário, mas que já foi matriculado pelo concessionário ou pela marca. Apesar de se designarem zero quilómetros, podem na verdade ter entre 50 e 100 km – os necessários para a deslocação do veículo desde a linha de montagem à concessionária, ou para o comprador final.

Por norma, os carros zero quilómetros ou KM-zero são de serviço ou estiveram em exposição no stand, sem, contudo, terem sido utilizado para testes ou em utilização “normal”. Essencialmente, diferem dos carros novos porque estes últimos ainda não foram matriculados. Por isso, quando compras um carro zero quilómetros, terás de realizar a alteração de titular.

Esta é uma excelente forma de comprar um carro quase “novo” a um custo praticamente idêntico de um carro usado, sendo, por isso, uma boa alternativa para quem quer sentir o cheirinho a novo sem despender de grandes quantias. Mas as vantagens não ficam por aqui.

4 vantagens em adquirir um carro zero quilómetros

Do preço à disponibilidade, existem várias vantagens em comprar um carro zero quilómetros. Confirma se esta é uma boa alternativa para ti.

1. Preço

A questão financeira é a principal vantagem de comprar um carro zero quilómetros. Normalmente, este tipo de carros têm um preço especial pelo facto de já terem matrícula. O preço é próximo do de um carro usado.

2. Manutenção

Os carros zero quilómetros não precisam praticamente de manutenção, pois são muito recentes. A matrícula, em regra, não ultrapassa alguns meses. Assim, o estado do veículo não será, nos primeiros tempos, uma preocupação, ao contrário do que seria se comprasses um carro usado.

3. Equipamentos

Os carros em exposição, normalmente, têm melhores equipamentos, dado que funcionam como “montra” de todo o potencial do modelo, para conquistar interessados. Por isso, ao comprar um carro zero quilómetros, terás um veículo com os extras mais sofisticados.

4. Disponibilidade

Outra importante vantagem dos carros zero quilómetros é o facto de estarem imediatamente disponíveis para o comprador, o que não acontece na compra de um carro novo. Como os carros zero quilómetros já se encontram no concessionário e matriculado, não terás de esperar pelos tempos de encomenda e entrega – pode ser teu de imediato.  

5 cuidados a ter na compra de um carro zero quilómetros

Adquirir um carro zero quilómetros pode ser um excelente negócio, mas existem determinados cuidados que não devem ser ignorados.

1. Não abdiques do test-drive

Aquele entusiasmo de teres encontrado o carro perfeito não deve desviar-te da necessidade de experimentares a condução do veículo. É certo que não poderás avaliar os mesmos critérios que se aplicam a carros usados, porque não há histórico, mas, ainda assim, experimenta-o. Toma um momento para verificares como te sentes a conduzir o veículo.

2. Confirma os equipamentos

Verifica se os extras estão, de facto, presentes no veículo. Esclarece com o vendedor todas as dúvidas que surgirem sobre a versão escolhida e pede-lhe ajuda para fazer esta verificação.

3. Faz-te acompanhar por um amigo experiente

A experiência de compra é mais entusiasmante quando partilhada, mas a vantagem de conheceres o veículo acompanhado é, sobretudo, a de poderes contar com alguém entusiasta em carros que te possa ajudar a tomar uma decisão mais informada. Um olhar experiente pode detetar vantagens e desvantagens na viatura que passam despercebidas ao utilizador comum.

4. Explora opções de financiamento

Apesar de os carros zero quilómetros terem um menor custo comparativamente aos carros novos, não deixes de consultar as ofertas de financiamento disponíveis no mercado, quer as existentes no próprio concessionário, quer em entidades bancárias. Poderás encontrar propostas vantajosas que facilitem a aquisição do teu veículo.

5. Fica atento a campanhas

As marcas e os concessionários investem em grandes descontos e em campanhas interessantes de financiamento. Em alguns casos, organizam “dias abertos” e proporcionam condições exclusivas para alguns modelos, como financiamentos sem juros ou retomas atrativas. Vale a pena acompanhar estas ações para fechar um bom negócio.

5 coisas que não deves fazer com o teu carro zero quilómetros

Depois de concretizares a compra do teu carro zero quilómetros, é importante tomar alguns cuidados para preservar a integridade mecânica do veículo e obter a performance que esperas.

1. Atenção aos arranques

Como o motor ainda é muito novo, liga-o durante três ou quatro minutos antes de circulares com o veículo. Conduz a baixa velocidade, para ajustar e conservar o motor.

2. Não aceleres a fundo

Nos motores novos, a aceleração deve ser gradual e não repentina, sobretudo durante os primeiros mil quilómetros. Não forces as rotações; permanece abaixo das 4 ou 5 mil RPM.

3. Evita deslocações muito curtas

O veículo precisa de atingir a sua temperatura de trabalho que, dependendo das marcas e modelos, apenas ocorre após 4 ou 5 quilómetros.

4. Não uses o veículo com cargas demasiado pesadas

As cargas pesadas geram uma solicitação mais intensa e prejudicial ao motor, em proporções que ultrapassam as recomendadas para as primeiras rodagens.

5. Não faças curvas de modo brusco

Um carro zero quilómetros ainda precisa de atingir um ajuste perfeito entre componentes, e os movimentos repentinos induzem deformações que podem ser prejudiciais à sua estrutura.

Compra um carro zero quilómetros com zero problemas

Agora que conheces as principais vantagens em adquirir um carro zero quilómetros, estás em condições para avaliar se esta é, efetivamente, a melhor opção para ti, e a mais compatível com os teus sonhos e com o teu orçamento. O acesso à informação é o melhor aliado para fazer escolhas acertadas, e para fechares uma compra da qual te orgulhas.

Comentários

This Post Has 2 Comments