Cadeira auto: guia para escolher

A cadeira auto é uma das compras mais importantes para os futuros pais. Vê como escolher!

Todas as crianças até aos 12 anos ou com menos de 135 cm de altura devem viajar com uma cadeira auto ou banco elevatório. Este é um equipamento indispensável não só pela sua segurança, como pela simplicidade que pode trazer ao dia-a-dia. É, portanto, essencial que saibas quais os fatores a ter em conta no momento da escolha. Elaborámos um guia para te ajudar nessa tarefa!


Guia para escolher a cadeira auto

Dos requisitos de segurança ao peso e idade da criança, são vários os fatores a ter em conta no momento de escolher uma cadeira auto. Estes são os mais importantes.

Verificar o tipo de homologação

As cadeiras auto estão divididas em vários grupos, que podem estar organizados de acordo com o peso da criança ou com a sua altura. A homologação por peso é a ECE R44. A homologação por altura é a ECE R129 (também conhecidas como cadeiras i-Size) e este é o padrão mais moderno. Saber o tipo de homologação é fundamental para verificar se a cadeira é adequada a cada criança.

Para saber que tipo de homologação cada cadeira segue, procura na parte lateral ou inferior da cadeira auto uma etiqueta E e vê qual o número de homologação – começa por 04, se tiver sido aprovada no seguimento do regulamento R44, ou por 00, caso tenha sido aceite pelo regulamento R129. Na etiqueta podes ainda ter informações sobre como instalar a cadeirinha e qual a altura e peso máximo para aquele tipo de cadeira auto.

Escolhe cadeiras auto adequadas ao peso da criança

Se a homologação da cadeira respeitar a norma europeia ECE R44, as cadeiras estão organizadas de acordo com o peso da criança, em grupos 0, 0+, 1, 2 e 3.

  • Grupo 0, para os bebés até aos 10 Kg (também conhecidas como “ovo”);
  • Grupo 0+, até 13 kg ou 15 meses;
  • Grupo I, para as crianças que pesem entre 9 e 18 kg e cuja idade esteja entre os 12 meses e os 3-4 anos;
  • Grupo II, para as crianças entre os 15 e 25 kg, com uma idade entre os 3 e os 7 anos;
  • Grupo III, para as crianças entre os 22 e 36 kg, com uma idade entre 6 e os 12 anos;
  • Cadeiras auto que se transformam à medida que as crianças crescem. Facilitam o transporte de crianças entre os 9 meses e os 12 anos cujo peso esteja entre os 9 e os 36 kg. A escolha ideal se quiseres uma só cadeira que acompanhe o crescimento do teu filho.

Verifica se a cadeira auto é indicada para a altura da criança

Se a homologação seguir a norma ECE R129, as cadeiras estão segmentadas de acordo com a altura da criança, medida em centímetros. São os chamados modelos i-Size, organizados por intervalos de alturas (por exemplo, dos 67 aos 105 centímetros). Estes intervalos podem, no entanto, variar de marca para marca.

Sistema de segurança ISOFIX

O ISOFIX é um sistema de instalação de cadeiras auto internacional, que fixa a cadeira auto à estrutura do carro. Seja na homologação por peso (ECE R44) ou por altura (ECE R129), quase todas as cadeiras podem ser vendidas com e sem Isofix. No caso das cadeiras i-Size, o recurso ao sistema Isofix é obrigatório em todos os modelos, exceto nas cadeiras “ovo”. Nestes casos, a fixação ao assento é feita através de uma base.

Este sistema de segurança assegura uma diminuição do risco de instalação incorreta e uma ligação permanente entre a cadeira auto e o automóvel. Para além disso, garante uma instalação rápida e remoção fácil. É outro dos critérios a procurar ao comprar uma cadeira auto.

Avalia a opção de banco elevatório

Quando as crianças já são crescidas existe ainda a opção por banco elevatório. O banco elevatório é um sistema de retenção que permite que as crianças com mais de 22 kg, ou seja, cerca de 8 ou 9 anos, circulem em segurança no automóvel. É uma espécie de cunha que eleva a criança ficando estável com a colocação dos cintos do automóvel. Esta é uma solução que só deve ser considerada quando a viagem em cadeira já se revela demasiado desconfortável para a criança e esta ainda não tem altura suficiente para o cinto passar no ombro, ao invés do pescoço.

Considera um sistema de rotação para cadeira auto

A capacidade de rotação é outra das funcionalidades a procurar numa cadeira auto. Com um só botão, podes rodar a cadeira para sentares a criança de uma forma prática e simples, garantindo não só a sua segurança como também o seu conforto.

Como vimos, há diversos fatores que devem ser tidos em conta aquando da compra de uma cadeira auto, desde garantir o cumprimento das normas europeias de segurança, à escolha do tipo de cadeira adequada para a criança e veículo (por peso e idade ou altura e idade), à presença ou ausência do sistema ISOFIX e rotação da cadeira. Com estas dicas, poderás viajar de forma cómoda e tranquila, aproveitando o tempo em família sem preocupações.

Comentários