Caixa automática: os 5 carros mais acessíveis

Descobre tudo sobre automóveis com caixa automática e rende-te a esta alternativa de condução mais simples e prática.

caixa automática carmine.pt

Com a constante evolução do mundo automóvel, conduzir tornou-se cada vez mais fácil – dentro de uns anos, quem sabe se ainda o faremos ou se serão algoritmos a tratar disso por nós. Mas apesar dos avanços recentes, uma das invenções que trouxe mais praticidade aos condutores tem já várias décadas. Trata-se da caixa automática, tecnologia que continua a somar adeptos – e modelos de carros – todos os anos. Descobre o que é exatamente, como funciona e quais os 5 carros mais acessíveis que podes encontrar com esta tecnologia.

O que é e como funciona a caixa automática?

Debaixo do capot, a caixa automática não difere muito da tradicional caixa manual. A grande diferença é que permite que o condutor não necessite do pedal da embraiagem, nem de trocar de mudanças. Em vez de pedais, embraiagens e manetes, tudo o que precisas de fazer é alternar de forma confortável entre quatro simples opções: ponto-morto (N de neutral), marcha-atrás (R de rear), parar ou estacionar (P de parking) e em movimento (D de drive). Nos modelos mais recentes, toda a área central do automóvel que era reservada para a gestão das mudanças passa a ser aproveitada para dar maior conforto. Até é possível trocar de função com um toque no touchscreen.

Toda a gestão de mudar de embraiagem acontece de forma automática, dependendo das rotações em que o carro se encontra num dado momento. Este admirável mundo novo tem raízes antigas. Afinal, a invenção da caixa automática precede a Segunda Guerra Mundial, e popularizou-se no mundo automóvel na década de 80, mais concretamente na Fórmula 1. Longe desta vertente desportiva, atualmente a caixa de velocidades automática está associada a um estilo de condução cómodo, confortável e tranquilo. Nos veículos elétricos já nem é sequer uma opção – mas sim o equipamento de série.

Quais as vantagens?

Se vais comprar um carro e estás indeciso entre um modelo de caixa de velocidades, vê aqui algumas das vantagens da caixa automática.

  1. Condução mais fácil e prática. Com caixa automática, simplifica-se o processo de condução e não existe, praticamente, necessidade de utilizar as mudanças, exceto no arranque, paragem ou marcha-atrás.
  2. Poupança de combustível: Como o carro circula sempre no nível ótimo de rotações por minuto, o consumo de combustível é, regra geral, inferior.
  3. Conduzir torna-se menos cansativo. Principalmente nas grandes cidades, nas situações de pára-arranca, conduzir pode ser cansativo e stressante. Se optares por um carro com caixa automática, deixas de ter a preocupação de estar constantemente atento às mudanças e conduzes mais tranquilamente.
  4. Não desgasta a embraiagem. O custo de uma embraiagem nova é elevado e a avaria/manutenção desta peça é um dos problemas habituais de automóveis com caixa manual. Ao escolher um carro com caixa automática, há um menor desgaste da embraiagem e menos custos com a manutenção.
  5. Simples para condutores inexperientes. Quando se tira a carta de condução, as grandes dificuldades que se sentem no início são as mudanças e o ponto de embraiagem. Para os condutores que ainda estão a começar, um automóvel com caixa automática pode ajudar.

Quais as desvantagens da caixa automática?

Como tudo, também os automóveis com caixa automática têm as suas desvantagens. A primeira é, naturalmente, o preço. O valor inicial é mais elevado com esta opção, que muitas vezes é um dos extras mais dispendiosos. Mas apesar desta desvantagem, é possível encontrar modelos com caixa automática a preços acessíveis.

Por outro lado, em caso de avaria, o custo será mais elevado do que nas caixas manuais e envolve muitas vezes substituir todo o sistema, em vez de algumas peças. Para compensar, estas mudanças são muito pouco frequentes, se existirem de todo. Para os condutores mais desportivos, as mudanças tradicionais ainda oferecem maior controlo. No entanto, muitos veículos com caixa automática tenham a opção de alternar para modo manual.

5 carros citadinos acessíveis com caixa automática

Para quem gosta da suavidade da condução com mudanças automáticas, o preço é ainda um dos principais dissuasores. No entanto, já é possível encontrar modelos com este equipamento a bom preço.

1. Citroën C4

Com linhas refinadas e a robustez de um SUV, o Citröen C4 é um dos modelos mais populares da marca francesa. A versão mais recente do C4 está equipada com a caixa de velocidade automática EAT8, que contém 8 velocidades.

2. Renault Megane

Sedutor e dinâmico, o Renault Megane continua captar as atenções com os seus acabamentos elegantes. O último modelo alia uma experiência de condução mais fluída a dispositivos de segurança inovadores, dois motivos que fazem com que seja uma ótima escolha para quem quer um carro citadino.

3. Volkswagen Golf

Este modelo da marca alemã dispõe de uma vasta gama de motores TSI e TDI (e agora também 100% elétricos) com um forte desempenho e baixos consumos de combustível. Estas características tornam o Golf apetecível para quem conduz diariamente nas grandes cidades.

4. Seat Leon

Para além de ter um visual irreverente e de estar disponível em várias cores, a mais recente versão do Seat Leon possui uma das especificidades mais desejáveis para quem procura um carro citadino: tem a função de assistente de estacionamento, que ajuda o condutor a estacionar o veículo nos locais mais apertados.

5. Peugeot 308

A mais recente versão do Peugeot 308 contempla funcionalidades topo de gama, como um volante compacto aquecido e um painel digital 3D holográfico. Com uma tecnologia que torna a condução mais confortável e que ajuda no estacionamento a 360º através de 4 câmaras, o Peugeot 308 é uma excelente opção para um carro citadino com caixa automática.

Carmine, encontra aqui os melhores carros com caixa automática

Estes são apenas alguns dos carros com caixa automática acessíveis que encontras na carmine. Visita toda a gama, aplica os teus filtros, faz a seleção e encontra o teu modelo favorito.

Comentários