Económicos, amigos do ambiente e cheios de estilo. Estes são 6 dos melhores carros elétricos usados do momento.

Os carros elétricos são uma ótima compra em vários aspetos: os custos de utilização são mais reduzidos porque não recorres a combustíveis fósseis, poupas o ambiente porque não emites poluentes, beneficias de vantagens fiscais oferecidas pelo Estado, e podes circular na cidade com todo o estilo. Antes de decidires o teu próximo carro elétrico usado, consulta esta lista com as 6 melhores opções.
1. Renault Zoe
Pontos positivos
- Fluidez de direção.
- Sistema Advanced Driver Assistance (ADAS).
- Materiais e tecidos de qualidade.
- Sistema de informação e entretenimento.
Pontos negativos
- Alerta para peões incomodativo com uso prolongado.
- Acesso elevado à mala.
- Bancos rebatíveis com degrau.
- Arrefecimento da bateria apenas com recurso ao ar ambiente.
Prático, acessível e divertido para conduzir: o Renault Zoe é um carro elétrico usado com uma boa relação qualidade/preço. Apesar de ser compacto, é surpreendentemente espaçoso por dentro, quer para os passageiros, quer para a bagagem. Apresenta uma aceleração rápida e uma condução suave.
Em média, o Renault Zoe pode circular até cerca de 550 quilómetros apenas com uma carga, sendo ideal para deslocações citadinas a baixo custo. Apresenta um design elegante, cheio de personalidade, e proporciona uma experiência de condução dinâmica, mas serena, sem ruído ou vibrações. Em termos de motorizações, encontra-se disponível em dois níveis, o E.V. 40 R110 e E.V. 50 R135, que variam, sobretudo, quanto ao nível de autonomia. A versão Evolution apresenta equipamentos mais avançados e completos, enquanto a versão Equilibre reúne os essenciais para responder a todas as necessidades mais comuns dos condutores.
2. BMW i3
Pontos positivos
- Travagens fortes e seguras.
- Tração traseira.
- Excelente aceleração.
- Baixo consumo a longo prazo.
Pontos negativos
- Abertura pouco intuitiva das portas traseiras.
- Pouco adequado para distâncias mais longas, pela suspensão dura e bateria com pouca autonomia.
- Sistema de carregamento combinado apenas para 50 kW.
- Preço elevado.
O BMW i3 impressiona à primeira vista pelo seu design futurista. Este é um dos melhores carros elétricos usados, disponível também na versão desportiva, BMW i3s, que oferece mais potência, binário e velocidade máxima. Qualquer que seja a versão escolhida, os i3 são carros leves (1710 e 1730 kg, respetivamente), graças ao facto de o habitáculo ser feito em fibra de carbono.
A direção não é demasiado leve e transmite uma sensação de grande precisão e rigidez. A bateria oferece uma autonomia até 193 km, e proporciona ao condutor maior agilidade de circulação e travagens mais controladas, graças ao Controle Dinâmico de Tração (DTC). O BMW i3 é, atualmente, um dos carros elétricos mais completos, inteligentes e bem pensados no mercado.
3. Smart EQ ForTwo
Pontos positivos
- Condução divertida na cidade.
- Facilidade de estacionamento em locais mais desafiantes.
- Capacidade de arranque acima da média.
Pontos negativos
- Bateria com pouca autonomia.
- Apenas 2 lugares.
O Smart EQ ForTwo tem conquistado a preferência dos consumidores pelo seu carácter utilitário e pela facilidade de circulação na cidade. No entanto, este carro elétrico usado não é o mais apto para longas deslocações: a bateria tem uma autonomia de cerca 133 km mesmo utilizando o modo Eco, que faz com que o carro fique mais lento e limita a velocidade máxima. Ainda assim, a bateria pode ser carregada em apenas 40 minutos, o que o torna numa boa opção para breves viagens diárias de casa-trabalho-casa.
É um veículo pequeno que oferece uma noção bastante exata das extremidades do carro. Os bancos oferecem uma posição mais elevada do que a maioria dos carros, o que aumenta a visibilidade de condução. Agrada ainda a suavidade da suspensão e o pronto arranque.
4. Kia Soul EV
Pontos positivos
- Divertido de conduzir.
- Custos de utilização muito baixos.
- Pack tecnológico convincente.
- Boa autonomia.
Pontos negativos
- Sem aplicação para acesso remoto (disponível, contudo, noutros países).
- Preço elevado.
- Pouca visibilidade.
O Kia Soul EV apresenta um estilo atrevido, cheio de energia, e que vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 11 segundos. A bateria tem uma das autonomias mais generosas da gama, sendo possível circular, em média, uma distância de 212 km entre cargas.
Encontra-se bem equipado, contando com tecnologia que alerta para o ângulo morto e com câmaras ativadas pelo sinal de direção, que ampliam a visualização lateral. Em geral, é um carro elétrico usado elegante e completo, que facilmente agrada à maior parte dos consumidores. Contudo, a sua linha de teto inclinada restringe a visão traseira, o que pode gerar alguma sensação de claustrofobia e dificultar determinadas manobras.
5. Peugeot iOn
Pontos positivos
- Divertido de conduzir.
- Custos de utilização muito baixos.
- Bem equipado.
Pontos negativos
- A qualidade do interior não é a melhor.
- Autonomia reduzida.
- Preço elevado.
O Peugeot iOn é um citadino com um excelente comportamento urbano: rápido, confortável e incrivelmente silencioso. Apresenta o mesmo nível de equipamento de segurança de um carro moderno convencional, como airbags frontais, laterais e traseiros, ABS, Electronic Brakeforce Distribution para garantir a aplicação da força certa em cada roda. Conta ainda com controlo de tração e assistência de travagem de emergência. Encontra-se, assim, plenamente preparado para viagens seguras e confortáveis.
Apesar de apresentar uma autonomia de cerca de 150 quilómetros, bastam 30 minutos para obter 80% da sua capacidade. O Peugeot iOn é a uma boa solução para circular nos grandes centros urbanos.
6. Fiat 500e
Pontos positivos
- Design moderno.
- Fácil de estacionar.
- Boa autonomia.
Pontos negativos
- Banco traseiro com pouco espaço.
- Espaço de bagagem muito reduzido.
- Direção demasiado leve.
O Fiat 500e define-se pelo charme histórico, com toques de design dos clássicos dos anos 50, com um dos melhores preços da gama. Se a isso somarmos os reduzidos custos de utilização, é um dos veículos mais económicos do mercado. Dada a sua reduzida dimensão, os equipamentos de segurança são ainda mais importantes, e o Fiat 500e não faz por menos: conta com uma estrutura de segurança de aço, sete airbags, e um sistema de alerta de peões. A subida é também auxiliada com o sistema de assistência ao arranque.
O motor deste carro elétrico usado é suave e silencioso, com uma boa capacidade de aceleração e de travagem. Mantêm-se estável mesmo em velocidades mais altas, e nas curvas mais apertadas. Os equipamentos tecnológicos contam com várias aplicações para garantir total conetividade com o condutor e proporcionar toda a simplicidade de condução, graças ao UConnect 5 Infotainment System, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
A compra de carros usados é cada vez mais considerada pelos consumidores em todo o mundo, na medida em que permite o acesso a veículos superiores, sem comprometer o orçamento. No caso dos veículos elétricos, esta vantagem é ainda mais expressiva. Se alguma destas sugestões despertou o teu interesse, começa já a sonhar: explora, descobre as especificações a fundo do teu novo carro elétrico usado, compara preços e toma a decisão mais acertada para ti.