Carros em segunda mão: como escolher

Os carros em segunda mão dão acesso a segmentos superiores por preços mais convidativos. Descobre 8 dicas para escolher e quais os melhores do momento.

carros em segunda mão

Um carro de sonho pode facilmente transformar-se em realidade no mercado de usados. Comprar carros em segunda mão é uma forma de teres o veículo que sempre desejaste, sem gastar muito. Damos uma ajuda para fazeres a melhores escolhas e deixamos algumas sugestões dos melhores carros para comprar em segunda mão.


O que são carros em segunda mão?

Os carros em segunda mão, também conhecidos como carros usados, são veículos que já foram propriedade de, pelo menos, uma pessoa antes de serem colocados à venda novamente. Estes carros podem ser vendidos por revendedores de automóveis, concessionárias, particulares ou por meio de plataformas online.

Os carros em segunda mão variam em termos de idade, condição, quilometragem e histórico de manutenção. Alguns podem ter sido utilizados durante um curto período de tempo, enquanto outros podem ter sido usados por muitos anos. Podem ter passado por reparações, modificações ou acidentes, dependendo do seu histórico.

Contudo, existem carros em segunda mão que se aproximam mais dos carros novos, como é o caso dos carros de serviço, também chamados de carros de demonstração ou zero-quilómetros. Estes são os veículos que os concessionários utilizam para fazer test drives, para uso dos seus funcionários e para demonstrações. São mais baratos do que os carros novos e tendem a ser um bom negócio porque estás a comprar um carro em bom estado.


Quais as vantagens dos carros em segunda mão?

Existem várias vantagens em comprar um carro em segunda mão. Destacamos as principais.

1. Preço mais acessível

Os carros usados geralmente têm preços mais baixos em comparação com os carros novos. Isso permite que os compradores obtenham um veículo por um valor mais acessível. Assim, mesmo pessoas com orçamentos limitados ou que não desejam fazer um grande investimento conseguem, ainda assim, ter acesso a um bom veículo.

2. Menor desvalorização

Os carros novos geralmente sofrem uma rápida desvalorização nos primeiros anos, e mesmo logo que saem do stand de automóveis. Contudo, ao comprar um carro em segunda mão, evitas esta desvalorização acentuada e não perdes tanto valor assim que o veículo sai da concessionária. Além disso, se decidires vender o carro no futuro, provavelmente não perderás tanto dinheiro quanto perderias com um carro novo.

3. Variedade de opções

O mercado de carros em segunda mão oferece uma ampla variedade de opções em termos de modelos, marcas, anos e estilos. Podes comprar veículos que já deixaram de ser comercializados, e até alguns modelos clássicos. Isto significa que facilmente encontras um carro usado que corresponda às tuas necessidades específicas.

4. Menores custos de seguro

O valor do seguro automóvel é calculado com base em vários fatores, incluindo o valor do veículo. Como os carros usados geralmente têm preços mais baixos, o custo do seguro também tende a ser mais acessível. Isto pode resultar numa grande poupança ao longo do tempo, especialmente se preferires um seguro mais abrangente.

5. Histórico conhecido

Quando compras um carro usado, tens a vantagem de ter acesso ao histórico de manutenção e reparações do veículo. Isto permite avaliar o cuidado anteriormente dado ao veículo, verificar se houve problemas recorrentes e evitar carros com históricos problemáticos. Para além disso, os stands automóveis são obrigados por lei a dar uma garantia de 3 anos para carros usados. Este período só pode ser reduzido se ambas as partes assim o acordarem e para o período mínimo de 18 meses. A legislação aplicável está contemplada no DL- 84-2021 que regula os direitos do consumidor na compra e venda de bens. Já os vendedores particulares não têm esta obrigação. Assim, podes tomar uma decisão informada antes de fazer a compra.


Como escolher carros em segunda mão?

Ao comprar um carro em segunda mão, é importante ter em atenção diversos fatores para garantir que fazes uma escolha acertada.

1. Decide quanto queres gastar

Primeiramente, estabelece um limite claro para o quanto estás disposto a gastar na compra do carro em segunda mão, incluindo os custos de manutenção e seguro. Isto ajuda a filtrar as opções e garantir que escolhes um carro dentro das tuas possibilidades.

2. Pesquisa e faz uma lista de opções

Em seguida, pesquisa diferentes modelos e marcas de carros em segunda mão que correspondam às tuas necessidades e preferências. Faz uma lista dos modelos que consideras mais adequados para as tuas necessidades de transporte.

3. Verifica o histórico do veículo

Verifica tudo o que esteja relacionado com o carro: o nome no registo de propriedade, o número do chassis e dívidas por liquidar. Confirma ainda se há registos de acidentes e danos. Para isso, basta acederes ao site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), inserir a matrícula do carro que queres comprar, e receberás por email um relatório com todo o historial.

4. Faz uma inspeção visual

Faz uma inspeção visual detalhada antes de comprar o carro. Procura sinais de desgaste excessivo, danos, ferrugem, peças com nova pintura ou qualquer problema aparente. Avalia o estado dos faróis, farolins e das jantes.

5. Experimenta o carro em segunda mão

Faz um test-drive do carro em diferentes condições de estrada. Testa todas as funções do veículo, como aceleração, travagem, direção, suspensão e sistemas eletrónicos. Presta atenção a ruídos anormais ou problemas de desempenho.

6. Leva-o a um mecânico de confiança

É essencial levar o carro em segunda mão a um mecânico de confiança para uma inspeção completa. Um profissional qualificado poderá identificar problemas pouco evidentes, verificar o estado do motor, transmissão, sistemas elétricos e realizar uma análise mais detalhada da condição do veículo.

7. Avalia o custo de manutenção

Verifica se as peças de substituição estão disponíveis, para o caso de teres de fazer alguma troca. Pesquisa os custos de manutenção para o modelo específico que estás a considerar. Alguns carros podem exigir uma manutenção mais cara ou peças difíceis de encontrar, o que pode afetar o orçamento a longo prazo.

8. Negocia o preço

Por fim, com base nas informações que obtiveste na tua pesquisa, estarás em melhores condições para perceber o valor de mercado do veículo e negociar o preço com o vendedor. Além disso, se tiveres identificado alguma irregularidade ou problema (que não seja significativo para ti), usa isso como base para uma negociação justa.


Quais os melhores carros para comprar em segunda mão em Carmine.pt?

Em Carmine.pt encontras uma vasta oferta de carros em segunda mão, com preços bastante acessíveis e com uma boa performance. Aqui estão alguns a ter debaixo de olho.

1. Carros citadinos em segunda mão

Se procuras um carro pequeno, especificamente projetado para as tuas deslocações diárias na cidade, há vários modelos a ter em conta para fazer um bom negócio. Por exemplo, os Smart ForTwo usados são carros fiáveis, e o facto de os motores serem da Mercedes é já um atestado de confiança. São muitos compactos, ágeis e oferecerem um elevado prazer de condução.

Os Volkswagen Golf usados também são uma boa opção, com uma oferta no mercado de usados bastante completa. Têm uma carroçaria que não desilude, motores potentes e duradouros e preços acessíveis. A imagem tende a ser mais conservadora, mas ainda assim consegue fazer boa figura na estrada.

Sugerimos também os BMW Série 1 usados, dos melhores da classe. Comprar este carro em segunda mão é uma forma de ter acesso a um segmento superior, mas a um preço mais convidativo. Podes esperar o desempenho e potência característicos da marca alemã, bem como o aspeto luxuoso e estilo desportivo.

2. Carros comerciais em segunda mão

Em Carmine.pt, encontras vários modelos de carros comerciais em segunda mão. Por exemplo, o Renault Kangoo usado consegue adaptar-se a diferentes profissões e setores do mercado, desde restauração até comerciantes. Alguns incorporam um escritório móvel com as últimas tecnologias, como o sistema de navegação conectado Renault R-LINK Evolution, ligação Bluetooth e entrada USB, para facilitar a vida de todos os profissionais.

Por outro lado, o Citroën Berlingo usado também é um dos modelos mais populares entre os carros comerciais em segunda mão. Não só oferecem, excelentes condições ergonómicas, especialmente quanto à posição de condução, como disponibilizam mais de 60 litros de espaços para arrumação no habitáculo. Destaca-se também as portas traseiras de balanço assimétricas, com uma abertura a 180°, que permitem uma grande facilidade de carga.

Outro modelo a considerar é o Peugeot Partner usado. Este carro oferece um grande nível de detalhe tecnológico para facilitar a rotina diária dos profissionais. Além disso, o Peugeot Partner é uma referência no mercado dos carros comerciais, destacando-se pelo conforto, facilidade de condução e pela sua performance sem constrangimentos.

3. Carros de 7 lugares em segunda mão

Se procuras um carro usado que acomode confortavelmente mais passageiros, podes encontrar carros de 7 lugares em segunda mão bastante interesses. Por exemplo, os Renault Grand Scenic usados são dos mais vendidos em Portugal, geração após geração, com linhas bastante atrativas e dinâmicas. Este monovolume está pensado para tornar a vida a bordo e ao volante mais confortável, com espaço e comodidade para um quotidiano agitado. Alguns modelos possuem até mesas dobráveis nas costas dos bancos dianteiros, ideais para viajar em família.

A gama Citroën de 7 lugares é também interessante, com destaque para os Citroën C4 usados. Proporciona uma boa sensação de segurança, elevada posição de condução e um interior acolhedor e modular. O espaço de arrumação é amplo, pensado para agradar a todos os membros da família. Apesar de ser um monovolume, tem uma imagem jovem, atrativa e agrada a vários tipos de públicos.

Os Dacia Lodgy usados são outros dos carros de 7 lugares mais procurados, especialmente por se adaptarem a todas as necessidades sem perder o estilo. A imagem exibe uma personalidade forte e aventureira, graças à grelha dianteira, para-choques generosos e grandes faróis. Os 7 lugares não fazem perder a capacidade de carga – apesar de o espaço da bagageira poder ser aumentado, tem o tamanho ideal para uma família numerosa mesmo quando todos os 7 bancos estão ocupados.

4. Carros desportivos em segunda mão

Se estás à procura de um carro que te ofereça uma experiência de condução emocionante, com foco na potência, aceleração, velocidade e manobrabilidade, existem várias alternativas de carros desportivos em segunda mão que vale a pena explorar. Os Aston Martin usados são uma delas, com prestações superdesportivas, dignas do lendário James Bond. Além disso, os Aston Martim destacam-se pelo seu design, luxo, elegância e exclusividade, tornando-os uma referência entre os carros desportivos em segunda mão.

Merece também destaque o Audi TT usado, um veículo desportivo com alma atlética e tecnologia avançada. Ganhou nove vezes consecutivas o prémio de Motor Internacional do Ano na sua categoria. Nota também muito positiva para o Mazda MX-5 usado. Ao volante, o condutor pode ter a sensação de conduzir um kart com tiques de GT. É, por isso, um dos modelos mais icónicos da marca japonesa.

5. Carros SUV em segunda mão

Os SUV estão na moda: quase todas as marcas têm pelo menos um SUV na sua gama. A popularidade explica-se pelo facto de reunir o melhor de dois mundos: características citadinas e um comportamento off-road, o que transmite uma sensação de aventura mesmo na cidade.

Em Carmine.pt, encontras uma vasta oferta de SUVs usados que vale a pena explorar. É o caso do Dacia Duster usado, um dos SUVs mais baratos do mercado, com um nível de qualidade surpreendente. Para além da típica e generosa altura ao solo, tem uma imagem robusta e dinâmica, sem com isso perder a identidade familiar. Há versões a GPL, Gasolina e Diesel, cada uma com uma generosa oferta de motorizações. Bem equipado e potente quanto baste, o Duster é uma dos melhores carros SUV em segunda mão do momento.

O Opel Grandland usado é também um SUV a ter debaixo de olho. Com este modelo, a marca preenche uma lacuna que existia na sua gama e dá um passo importante no crescimento europeu. A imagem está muito bem conseguida, equilibrada, robusta e proporcional. Por dentro, está em boa forma, com os comandos bem organizados e de fácil acesso. Ideal para condutores com um estilo de vida ativo e urbano, e mais do que pronto para se aventurar por caminhos mais desafiantes.

6. Carrinhas em segunda mão

As carrinhas são uma das melhores formas de desfrutar da condução quotidiana, sem limitar o transporte da família, amigos e todas as suas bagagens. É, por isso, um tipo de carro para quem precisa de espaço e procura uma alternativa aos SUV.

Entra em Carmine.pt e descobre todas as carrinhas em segunda mão que esperam um novo dono. Por exemplo, o Renault Talisman usado é uma das opções mais económicas e versáteis, especialmente procurada pelo público mais jovem. O design é um dos pontos fortes, graças ao novo desenho do para-choques e piscas LED dinâmicos.  Destaque para o completo e sofisticado sistema multimédia Renault Easy Link, compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay. A gama de motores inclui gasolina e diesel, com o mais potente a chegar aos 225 CV e binário de 300 Nm.

Explora também o Opel Insignia usado, uma das carrinhas mais elegantes da atualidade. Destaca-se pelo amplo espaço, quer nos bancos traseiros, quer na bagageira. A carroçaria leve contribui para um bom comportamento em estrada. Encontra-se bem equipada, destacando-se o sistema de infoentretenimento IntelliLink e a possibilidade de replicar o teu smartphone. Para quem procura uma prestação superior, há motorizações que chegam aos 250 CV e 400 Nm.


Melhores carros em segunda mão para cada orçamento

Um orçamento limitado não significa abdicar de um carro sólido e bem equipado. Até 1000 ou 3000 euros, não faltam bons candidatos.

Melhores carros em segunda mão até 2000 euros

Quando os carros são bem estimados pelos donos anteriores, com todos os cuidados e manutenção, podem manter-se em ótimo estado, mesmo com alguns anos em cima. Por exemplo, com 2000 euros, já podes levar para casa um Opel Corsa C, um Peugeot 206 ou um Renault Clio.

O Opel Corsa C usado é um dos carros citadinos mais práticos do mercado e nunca deixou de ser muito procurado em todo o mundo. As proporções compactas, com guarda-lamas vincados e salientes, linhas redondas e suaves combinam na perfeição. Quando o objetivo é gastar até 2000 euros, este é um carro a considerar, com prestações bastante aceitáveis para uma utilização urbana.

O Peugeot 206 usado, para além de compacto, é bastante confortável, e a imagem mantém-se atual, mesmo nos modelos mais antigos. O comportamento na estrada também não deixa a desejar. Por isso, vai espreitando o que aparece no mercado em segunda mão e aproveita as oportunidades.

Explora também os Renault Clio usados, famosos pelo charme e pela comportamento desenvolto na cidade. Já ganhou o prémio Carro do Ano Europeu por duas vezes e, passadas várias décadas, ainda mantém uma certa atualidade. Quando o orçamento é reduzido, vale a pena considerar esta opção para os percursos do dia-a-dia. Não deixes também de espreitar todas as nossas sugestões de carros usados até 2000 euros.

Melhores carros em segunda mão até 5000 euros

Se tiveres um orçamento de 5000 euros, já podes levar para casa um Renault Twingo, um Volkswagen Golf ou um Toyota Aygo. São marcas fiáveis, com motores expeditos e interiores confortáveis.

O Renault Twingo usado é um dos carros mais divertidos de conduzir, sendo até um modelo de culto em alguns países. É pequeno mas espaçoso, e nasceu para ser o mais barato da marca. Enfrenta todas as curvas da cidade com confiança e é pouco gastador. Uma escolha acertada quando o orçamento é limitado.

Destaque também para o Volkswagen Golf usado, com grande reputação de durabilidade e fiabilidade. É um carro que envelhece bem, com um habitáculo bem desenhado e muito funcional. Os consumos não desiludem, o que é mais um ponto a favor para a carteira.

O Toyota Aygo usado é um carro jovem e ágil, que consegue preservar as suas melhores características com o passar dos anos. Os motores não te deixam ficar mal e pedem pouco combustível. Pequeno, gracioso e ainda muito atual. Descobre também todas as nossas outras recomendações de carros usados até 5000 euros.


Carmine.pt, onde encontras os melhores carros em segunda mão

Comprar um carro em segunda mão é um passo importante. Mas, não tenhas pressa na escolha e faz todas as pesquisas e perguntas necessárias antes de fechar o negócio.

Se precisares de explorar mais alternativas, entra em Carmine.pt e explora os cerca de 20 mil carros em segunda mão à venda. Escolhe o carro que condiz contigo, fecha um bom negócio com a ajuda destas dicas e boas viagens!

Comentários