Carros seminovos: guia para escolher

Estás a pensar em mudar de veículo? Antes de tomar a decisão, descobre o que são e como escolher carros seminovos.

Na hora de trocar de carro, há muitas decisões a tomar. Qual o modelo mais adequado? A motorização deve ser híbrida, a combustão ou elétrica? Preferes um SUV, utilitário ou algo pelo meio? Novo ou usado? Entre tantas questões, podes passar ao lado de um ponto fundamental e que te pode ajudar a poupar largos milhares de euros, ou a ter um veículo mais adequado às tuas necessidades. Descobre o que são e como escolher carros seminovos e prepara-te para fechar um bom negócio.


O que são carros seminovos?

Não existe legislação que regule os critérios exatos de classificação de carros seminovos. Contudo, há algumas condições que, quando somadas, são aceites para considerar um carro como seminovo.

Os carros seminovos têm menor tempo de uso

Considera-se um carro seminovo um veículo com idade até 2 anos. Este período começa a contar no momento de produção e não quando chega ao primeiro dono.

Estes veículos só tiveram 1 proprietário

Para que um carro seja considerado seminovo, não deverá ter tido mais do que um proprietário, ao contrário dos carros usados que podem ter tido vários donos.

Os carros seminovos têm menos quilómetros

Apesar de não haver um limite estipulado, pode considerar-se um carro seminovo se não tiver circulado mais de 20 mil quilómetros. Caso contrário, já terá sido muito utilizado e, por isso, terá tido maior desgaste, sendo, neste caso, considerado como carro usado.

Estão em bom estado, sem sinais de desgaste

Como o próprio nome indica, espera-se que um carro seminovo esteja em perfeito estado de conservação. Se o veículo apresentar arranhões ou amolgadelas, deixa de ser considerado seminovo e passa a ser usado, mesmo que se verifiquem as outras condições.

O preço está entre o novo e o usado

O preço dos carros seminovos é mais baixo do que os carros novos, mas mais caro do que os carros usados, uma vez que é a opção mais próxima de um carro zero quilómetros.


Quais as vantagens dos carros seminovos?

As vantagens dos carros seminovos são várias e muito significativas, o que explica a preferência de grande parte dos condutores por este tipo de veículos. Passamos a descrever as principais.

1. O preço dos carros seminovos é mais baixo

Esta é talvez a maior vantagem de comprar um carro seminovo. Consegues ter acesso a um veículo praticamente novo, a um preço mais baixo. Isto porque os carros sofrem logo uma desvalorização de cerca 20% do seu valor quando saem do stand. Desta forma, até poderá ser possível não recorrer a crédito automóvel, mas mesmo se tiveres de recorrer a financiamento, será mais baixo e as condições mais atrativas.

2. Os carros seminovos são mais seguros do que os usados

Os carros seminovos tendem a oferecer equipamento mais tecnológico e mais seguro do que os carros usados, como, por exemplo, airbags, câmaras laterais e traseiras ou sensores anticolisão. Além disso, eventuais defeitos de fabrico já foram corrigidos e, por isso, não trazem os seus problemas iniciais.

3. Os carros seminovos ainda têm garantia

Quando compras um carro seminovo, a garantia obrigatória de 3 anos ainda está em vigor. Por isso, vais adquirir o veículo com um preço mais em conta e beneficiar da garantia. Assim, qualquer problema que venhas a ter será reparado e custeado pelo vendedor, incluindo indeminizações decorrentes de outros prejuízos que possas ter por consequência da avaria. 

4. Os carros seminovos dão acesso a um segmento superior

Comprar um carro seminovo permite que consigas ter o veículo de gama superior que, como novo, teria um preço mais elevado. Assim, podes encontrar um carro com vários itens opcionais sem derrapar no orçamento, como, por exemplo, mais tecnologia ou acabamentos de maior qualidade.

5. Os carros seminovos têm entrega imediata

É certo que saber esperar é uma virtude, mas, depois de o carro estar decidido e comprado, ninguém gosta de esperar para o conduzir. Quando compras um carro seminovo, podes ter a chave na mão no mesmo instante, ao contrário do que acontece com os carros novos, que precisas de esperar pela produção e transporte.


Quais as limitações de carros seminovos?

Apesar de todas as vantagens, há também algumas desvantagens naturais dos carros seminovos. Em primeiro lugar, a garantia de um carro seminovo é menor comparativamente a um carro novo, pelo que beneficiarás de um tempo mais reduzido de proteção. Além disso, pode apresentar maior risco de idas à oficina automóvel, pelo que é importante que o carro seminovo seja devidamente visto por um especialista antes de fechares negócio. Por último, os seguros automóveis tendem a ser mais caros pela maior probabilidade de um carro seminovo precisar de mais manutenção.


Que cuidados ter ao escolher carros seminovos?

Se optares pela compra de um carro seminovo, é importante ter alguns cuidados. Logo à partida, tenta perceber o que motivou a venda do anterior proprietário. Inspeciona ao detalhe o carro, por dentro e por fora, de preferência acompanhado por um especialista. Verifica se há folgas entre painéis, soldaduras na zona do motor, imprecisões na pintura ou qualquer sinal que aponte para um possível sinistro.

No interior, vê se encontras sinais de desgaste nos bancos, no volante ou nos apoios laterais. Verifica também o estado das borrachas dos pedais (acelerador, travão e embraiagem). Mais do que isso, não te fiques só pela observação, experimenta-o. Pede um test-drive e comprova como o carro se comporta em diferentes cenários de condução.

Além disso, certifica-te de que a documentação está em ordem e de acordo com o exigido por Lei. Confirma que as revisões e as intervenções foram realizadas. Verifica também se há dívidas por liquidar. Para isso, basta acederes ao site do IMT, inserir a matrícula do carro que queres comprar e receberás um relatório com todo o historial de inspeções.


6 melhores marcas de carros seminovos

Existem várias marcas de carros seminovos que são conhecidas pela sua qualidade e confiabilidade.

1.     Toyota, confiabilidade e durabilidade

A Toyota é conhecida pela sua reputação de fabricar carros seminovos confiáveis e duráveis. Os veículos são projetados para resistir ao tempo, com motores robustos e baixos custos de manutenção. Modelos como o Corolla e o C-HR destacam-se pela sua confiabilidade e conforto. Com uma forte presença global e uma extensa rede de concessionárias, encontrar peças de reposição e obter serviços de manutenção para um carro seminovo Toyota é, geralmente, uma tarefa fácil.


2.     Honda, qualidade e satisfação

Os carros seminovos da Honda são elogiados pelo seu desempenho eficiente, motores robustos, manobrabilidade e baixos custos de manutenção. A marca tem uma longa história de inovação tecnológica, oferecendo recursos avançados e sistemas de segurança nos seus modelos seminovos. Com uma excelente reputação de longevidade e satisfação dos condutores, os carros seminovos da Honda, geralmente, mantêm um bom valor de revenda, como é o caso do Civic e CR-V.


3.     Mazda, prazer de conduzir

A Mazda é reconhecida por lançar carros com boa qualidade de construção, com foco no prazer de condução. Oferecem um bom equilíbrio entre desempenho, eficiência de combustível e agilidade, como é o caso dos desportivos e inovadores Mazda 3 e o Mazda 6. Além disso, a marca não poupa na atenção aos detalhes e no acabamento dos interiores, oferecendo uma experiência de condução confortável e sofisticada.


4.     Subaru, desempenho e versatilidade

A Subaru distingue-se por integrar tração às quatro rodas nos seus carros seminovos, sendo especialmente valorizada pelos condutores que procuram um carro capaz de lidar com condições irregulares da estrada. Oferece um excelente desempenho em qualquer terreno, especialmente o Impreza, que combina confiabilidade, segurança e versatilidade. Merece destaque a tecnologia Symmetrical All-Wheel Drive da Subaru, que proporciona estabilidade e aderência superiores, tornando os seus carros seminovos uma escolha atrativa para quem enfrenta condições de condução desafiantes.


5.     Volkswagen, qualidade de construção e design

Poucas marcas conseguem igualar a Volkswagen no que diz respeito à qualidade de construção e desempenho sólido. A marca alemã é amplamente elogiada pelos seus motores eficientes, acabamentos de alta qualidade e interiores bem projetados. Os modelos mais procurados, como o Golf e o Polo, oferecem uma combinação única de desempenho desportivo, conforto e design. Além disso, a Volkswagen tem feito um grande investimento em tecnologias de segurança e recursos inovadores, proporcionando uma experiência de condução confiável e agradável.


6.     Volvo, segurança e luxo

Os carros seminovos da Volvo estão preparados para oferecer proteção avançada aos condutores e passageiros em várias condições de estrada. Além da segurança, a Volvo também convence pelos materiais de alta qualidade e recursos tecnológicos avançados. Modelos como o S60 e o XC60 combinam elegância, conforto e confiabilidade e, por isso, são frequentemente considerados uma escolha sólida para aqueles que procuram todos os benefícios de um carro seminovo.


7.     Lexus, suave e sofisticado

A Lexus é a divisão de luxo da Toyota, oferecendo uma conjugação de sofisticação e confiabilidade. Os carros seminovos da Lexus são projetados para oferecer uma experiência de condução suave e confortável, com interiores sofisticados e acabamentos premium. São equipados com tecnologia avançada e vários sistemas de segurança para usufruíres de uma condução segura e tranquila. O IS e o NX, conseguem oferecer um desempenho excecional.


Os melhores carros seminovos na Carmine.pt  

Na Carmine.pt, a oferta de carros seminovos é bastante vasta. Aqui estão alguns dos melhores do momento.

1. Hyundai Kauai, o seminovo imponente

suvs baratos carmine

O Hyundai Kauai é um dos melhores carros seminovos que podes encontrar na Carmine.pt. Conquista logo à primeira vista, com uma pronunciada grelha dianteira e uma secção traseira distinta. Há várias versões: a gasolina, diesel, híbrido e 100% elétrico. Conta também com os principais equipamentos tecnológicos de ajuda à condução, para fazer de cada viagem um prazer.


2. Mercedes Class A, o seminovo elegante

mercedes classe A

Os Mercedes Class A são também carros seminovos a não perder de vista. Tecnologia de última geração, desempenho de topo e um design irresistível são os principais atributos da gama. Há motorizações para todos os gostos, equipamentos completos e acabamentos premium. Vais encontrar alternativas declaradamente desportivas, e outras com uma irreverência mais subtil. Contudo, mesmo a sua versão mais básica e económica não deixa de surpreender.



3. Fiat 500, o seminovo icónico

fiat 500 carmine

O Fiat 500 é já uma lenda automóvel, e um dos carros seminovos cheios de estilo que podes encontrar a um custo mais baixo do que um novo. Tudo neste veículo foi pensado para o bem-estar e prazer de condução na cidade. Há versões a combustão, híbridas e 100% elétricas, com desempenhos mais do que suficientes para uma utilização diária urbana. Contam com os equipamentos mais atuais, como integração com Apple CarPlay e Android Auto.



4. Mini Cooper, o seminovo charmoso

mini cooper s carmine

O Mini Cooper está especialmente preparado para as manobras ágeis em ruas estreitas e no trânsito intenso, e é impossível passar despercebido. Podes encontrar motores com potência até 231 CV, e consumos moderados. Há também a explorar os modelos Cabrio, Clubman ou Countryman para o caso de gostares de conduzir ao ar livre ou precisares de mais espaço para a família. Está também bem equipado com vários sistemas de auxílio à condução.



5. Peugeot 2008, o seminovo leonino

Peugeot 2008 carmine

O Peugeot 2008 foi uma aposta certeira da marca no mercado dos SUVs, com um desempenho notável e eficiência elevada. Aa versões a combustão vão até aos 130 CV, com consumos bastante moderados. Há ainda a considerar a versão elétrica, sem emissões de CO2, que oferece uma condução suave, dinâmica e silenciosa, e uma boa autonomia.



6. BMW Série 1, o seminovo luxuoso

BMW Série 1 Carmine

A Série 1 da BMW está a conquistar um público jovem que não prescinde de uma performance premium. É também uma excelente escolha para a cidade. O interior está no topo da qualidade de construção do segmento e é tecnologicamente evoluído. Há várias motorizações disponíveis, de 109 a 190 CV, com modelos que conseguem ir dos zero aos cem em apenas 7 segundos.


7.     Toyota C-HR, compacto e arrojado

O Toyota C-HR seminovo é um crossover compacto com um design arrojado e distintivo. Vem equipado com recursos avançados de segurança, como sistema de pré-colisão e alerta de saída de faixa, garantindo tranquilidade durante a condução. Conta com avançados recursos de entretenimento, como integração de smartphone e opções de áudio premium, para uma experiência de condução confortável e segura.


8.     Subaru Impreza, desportivo e robusto

carros seminovos subaru impreza

O Subaru Impreza apresenta um design aerodinâmico e desportivo, e não passa despercebido na estrada. O interior é espaçoso e bem projetado, com materiais de alta qualidade e uma variedade de recursos modernos. A tração nas quatro rodas padrão da Subaru, juntamente com o seu sistema de suspensão bem equilibrado, permite uma condução segura e estável em várias condições de estrada. Além disso, o Subaru Impreza é conhecido pela durabilidade e confiabilidade, tornando-o uma escolha bastante popular para quem procura um carro seminovo.


9.     Volvo XC60, presença imponente

carros seminovos volvo xc 60

O Volvo XC60 é um SUV de luxo que combina elegância, segurança e desempenho excecionais, e chama a atenção pela sua presença imponente nas estradas. É uma escolha popular para quem procura um SUV seminovo premium, graças aos avançados recursos tecnológicos, prestações acima da média e conforto elevado. Além disso, o Volvo XC60 oferece uma experiência de condução emocionante, graças aos seus motores potentes e à suspensão bem ajustada.


10.  Lexus IS, excêntrico e marcante

carros seminovos lexus is

O Lexus IS é uma berlina de luxo que deu muito que falar, com um design marcante e linhas aerodinâmicas. Recursos avançados e uma suspensão considerada mais desportiva fazem parte dos argumentos que o colocam na mira dos condutores em todo o mundo. A marca prepara-se para deixar cair algumas das opções mais potentes a gasolina para dar lugar aos sistemas de propulsão híbridos. Um modelo a considerar por quem procura um carro seminovo excêntrico e marcante.



Concluindo, agora compreendes porque grande parte dos condutores prefere comprar carros seminovos. É uma forma de teres um carro quase novo, a um preço mais baixo, mas em boas condições e com garantia. Se precisares de explorar mais opções de carros seminovos e usados, espreita mais 20 mil em Carmine.pt.

Comentários