6 melhores monovolumes para famílias

Se tens uma família numerosa e precisas de um carro espaçoso, confortável e seguro, estes 6 melhores monovolumes para famílias vão interessar-te. Toma nota.

Filhos para transportar, saídas de fim-de-semana para planear, férias com animais e muita bagagem para aproveitar. Se te revês neste cenário, vais precisar de um carro com bastante espaço para garantir o conforto de todos os ocupantes. Descobre os 6 melhores monovolumes para famílias.


1. Citroën Grand C4 SpaceTourer, o mais confortável

monovolumes carmine

Pontos positivos

✅ Conforto
✅ Espaço
✅ Estabilidade

Pontos negativos

❌ Prepara-se para sair do mercado, tendo a marca já anunciado o fim da produção
❌ Design algo datado

O Citroën Grand C4 SpaceTourer é um dos monovolumes preferidos das famílias, graças ao espaço abundante para 7 pessoas, habitáculo luminoso e conforto a bordo. As versões mais recentes encontram-se equipadas com as últimas tecnologias de apoio à condução, para que cada viagem se torne uma experiência segura e cómoda.

A habitabilidade é excecional, proporcionando a todos os ocupantes um efeito “casulo” de proteção e conforto. A bagageira apresenta uns generosos 645 litros de volume, ou 704 com os bancos rebatidos. Tem um sensor de abertura, pelo que é fácil abrir a mala mesmo com as mãos ocupadas. É, assim, uma escolha certeira para fazer longas viagens com o máximo conforto de suspensão e com o bem-estar que o interior proporciona.

O Citroën Grand C4 SpaceTourer não é o mais apelativo no que diz respeito ao design, mas o interior e o seus equipamentos compensam este aspeto. Contudo, este modelo prepara-se para sair do mercado, tendo a marca já anunciado o fim da produção. Ainda assim, poderás encontrar ainda alguns modelos novos e há uma vasta oferta deste veículo usado.



2. Opel Zafira Tourer, o monovolume com maior sensação de espaço

monovolumes carmine

Pontos positivos

✅ Baixos níveis de ruído e de vibrações
✅ Motorização económica
✅ Boa visibilidade

Pontos negativos

❌ Menos espaço de carga com 7 lugares ocupados
❌ Acesso à terceira fila de bancos

O Opel Zafira Tourer é um monovolume para famílias de dimensões generosas e com um amplo espaço interior. Destaca-se pelos baixos níveis de ruído e de vibrações, bem como pela suavidade de condução, o que contribui para um maior conforto a bordo. Além disso, pouco escapa à tecnologia deste modelo: há vários sistemas de assistência à condução, como a deteção de veículos em ângulo morto e diversos sensores de segurança.

O habitáculo deste monovolume oferece mais de 30 espaços de arrumação para pequenos objetos, merecendo especial destaque o sistema FlexRail, que disponibiliza três compartimentos intermutáveis entre os bancos da frente. O espaço de carga atinge os 710 litros com 5 lugares, mas é de apenas 152 litros com os sete bancos disponíveis.

A boa visibilidade de que o condutor dispõe é proporcionada pelos pilares mais finos, que permitem uma maior entrada de luz e teto panorâmico que chega aos bancos traseiros. No entanto, o acesso à terceira fila não é tão fácil como noutros modelos do segmento. Ainda assim, o Zafira Tourer é um dos mais completos monovolumes para famílias.



3. Renault Grand Scénic, o mais eficiente

monovolumes carmine

Pontos positivos

✅ Design
✅ Consumos
✅ Segurança

Pontos negativos

❌ Manutenção dispendiosa

Com um design moderno, excelentes consumos e muito espaço disponível, o Renault Grand Scénic é um dos melhores monovolumes para famílias. Trata-se de um veículo bem equipado, para agradar à família inteira. Em algumas versões, o banco do passageiro da frente converte-se em mesa. Há também apoio de braços e diferentes tomadas para todos os ocupantes. Além disso, é possível rebater, automaticamente e com um único toque, os bancos traseiros para obter um piso plano, permitindo aumentar o volume útil da bagageira de 189 para 533 litros.

Este monovolume para famílias conta com uma extensa lista de equipamentos para satisfazer os utilizadores mais exigentes, como é o caso do alerta de deteção de fadiga e de transposição involuntária da faixa, o ecrã tátil de 8,7 polegadas ou a travagem de emergência ativa com deteção de peões. A destacar também as jantes de 20 polegadas, disponíveis de série. Como desvantagem, é preciso referir que a manutenção não é a mais económica do segmento mas isso não impede o Grand Scénic de merecer um lugar de destaque.



4. Ford S-Max, o monovolume com alma de desportivo

ford s max carmine

Pontos positivos

✅ Elevada fiabilidade
✅ Boa potência
✅ Ergonomia

Pontos negativos

❌ Custos de manutenção
❌ Design

Os monovolumes para famílias não são, regra geral, conhecidos por uma performance especialmente dinâmica, mas o Ford S-Max destaca-se pelo seu carácter mais desportivo, acentuado pela potência e velocidade do motor. Um pormenor que não se esquece é o seu comportamento ágil em estrada, atendendo às dimensões do modelo.

Os assentos rebatem com um simples toque, o que se enquadra perfeitamente nas vidas familiares mais dinâmicas. Com cinco lugares, a mala oferece 700 litros de volume, ao passo que, com a terceira fila de bancos ativa, sobram 285. Se todos os bancos forem rebatidos podes contar com um imenso espaço de 965 litros.

Para viver tudo isto da melhor forma, o Ford S-Max traz equipamentos tentadores. Este monovolume para famílias faz a diferença com suspensão adaptativa, assistência pré-colisão com reconhecimento de peões, deteção de ângulo morto e coluna de direção ajustável eletricamente com memória. O design, no entanto, é muito similar às versões anteriores e os custos de manutenção encarecem este modelo ao fim de alguns anos.



5. Peugeot 5008, o monovolume para famílias high-tech

monovolumes carmine

Pontos positivos

✅ Design futurista
✅ Conforto interior
✅ Prestações do motor

Pontos negativos

❌ Espaço na 3.ª fila de bancos
❌ Suspensão menos tolerante
❌ Preço elevado

O Peugeot 5008, o “irmão mais velho” do 3008, assume-se como a versão da marca vocacionada para as famílias numerosas. A bagageira tem uns impressionantes 780 litros e, com os bancos rebatidos, oferece-te um espaço com 1940 litros. A habitabilidade no banco traseiro é também um dos pontos fortes deste modelo, onde os passageiros podem desfrutar do espaço necessário ao conforto de uma família.

Para além de espaçoso, este monovolume familiar tem um interior especialmente tecnológico, destacando-se a instrumentação digital programável conhecida por sistema i-Cockpit e numerosos dispositivos high-tech de conforto e segurança.

Além disso, o motor mostra competência e disponibilidade em qualquer regime. Apresenta um comportamento de condução preciso e uma boa estabilidade de carroçaria. Uma combinação de talentos que torna este um dos melhores monovolumes familiares para quem precisa de espaço, mas não prescinde da performance, conforto e sofisticação.



6. Volvo XC90, o monovolume para famílias mais luxuoso

monovolumes carmine

Pontos positivos

✅ Luxuoso
✅ Sólido e seguro
✅ Design elegante

Pontos negativos

❌ Preço
❌ Dimensões (para cidade)
❌ Consumos

O Volvo XC90 é um dos monovolumes para famílias mais luxuosos do mercado, sendo também um dos mais completos e cobiçados pelos condutores mais exigentes. Salta à vista a sua estética muito atrativa e o interior apresenta um conforto único, um luxo palpável e todos os passageiros poderão disfrutar de uma gama de extras admirável.

A experiência de condução encontra-se bem acima da média. Destaca-se pela sua segurança e solidez, com alma suficiente para deslocar as suas mais de três toneladas de peso e, ainda assim, conseguir prestações de respeito.

A tecnologia impressiona, contendo os principais sistemas de apoio à condução para tornar as viagens cómodas e seguras. Não é um monovolume para famílias propriamente barato, mas o valor é justificado por toda a exclusividade que o Volvo XC90 oferece.



Estes são os 6 melhores monovolumes para famílias para satisfazer todas as necessidades e proporcionar longas viagens e pequenas deslocações com todo o conforto. Encontra o teu próximo monovolume ao melhor preço na Carmine.pt.

Comentários