Pneus de neve: o que são e como escolher

A neve e o gelo são fatores de risco para a condução. Descobre como os pneus de neve podem ajudar.

A neve e o gelo constituem dois grandes perigos para os condutores. Os pisos ficam mais escorregadios, há menor aderência na estrada e aumenta o risco de derrapares ou de teres um acidente grave. Contudo, os pneus de neve podem ajudar a salvaguardar a segurança dos condutores e passageiros. Descobre o que são e como escolher.


O que são pneus de neve?

As condições atmosféricas mais rigorosas expõem, por natureza, o condutor a riscos acrescidos de segurança, motivo pelo qual os pneus de neve são um dos acessórios essenciais de inverno. Estes pneus apresentam características específicas que aumentam o poder de tração e permitem uma condução mais segura.

A borracha dos pneus de neve é mais macia, o que faz com que se mantenha flexível a muito baixas temperaturas. Este tipo de pneus têm sulcos mais profundos, facilmente reconhecíveis, geralmente conhecidos como “lamelas”. Os sulcos agem como garras, o que permite uma melhor aderência ao pavimento com neve e gelo.

Os pneus de neve são certificados, sujeitos a testes europeus rigorosos, e têm de garantir, pelo menos, 25% mais tração do que os pneus comuns (também chamados de pneus de verão). Podes identificar um pneu de neve certificado através do símbolo 3PMSF (3 Peak Montain Snow Flake), constituído por três picos de montanha e um floco de neve.

Apesar de não serem obrigatórios em Portugal, a utilização de pneus de neve é recomendada quando circulas em regiões do país onde a temperatura exterior é inferior a 7 graus, ou propícia à formação de neve ou geada. Contudo, sempre que encontrares um sinal de trânsito vertical D9, és obrigado a circular com correntes de neve.


Quais as diferenças entre pneus de neve e pneus de inverno?

Os pneus de inverno são especificamente fabricados para uma condução segura a temperaturas inferiores a 7 graus, mesmo se a estrada não apresentar neve. Os sulcos que apresentam não são tão profundos como os dos pneus de neve.

Assim, os benefícios podem ser sentidos em todas as condições de inverno, especialmente nos pavimentos molhados. A sua utilização é especialmente recomendada quando circulas em regiões onde as condições climatéricas se podem agravar repentinamente.

Tem em atenção que só o símbolo 3PMSF é que corresponde a uma homologação de pneu de neve verificada. Contudo, também poderás encontrar o símbolo M+S (Mud & Snow) no flanco do pneu. Esta identificação não é certificada; é apenas aplicada pelo fabricante, caso este considere que o pneu pode circular em estradas com lama e/ou neve. Não exige a aprovação num teste certificado, ao contrário do que acontece com os pneus 3PMSF. Por isso, é recomendável a utilização de pneus de neve com a marcação 3PMSF em vez de simplesmente M+S para conduzir em condições extremas.


Porque é que os pneus de neve são importantes?

Os pneus de neve são consideravelmente mais eficazes quando a temperatura baixa. Os pneus normais têm uma borracha mais dura e, por isso, aderem menos à estrada quando o tempo arrefece. Já os pneus de neve são fabricados com materiais que se adaptam ao frio, otimizando assim o comportamento em estrada, a manobrabilidade do veículo e a redução da distância de travagem. Os benefícios podem ser resumidos em 3 fatores principais:

1. Os pneus de neve reduzem o efeito de aquaplanagem

Os pneus de neve conseguem dispersar mais água e reduzir o efeito de aquaplanagem, o que significa que vais conseguir uma menor distância de travagem.

2. Os pneus de neve permitem um desempenho superior

Obténs uma melhor performance de condução pelo facto de conseguires uma melhor aderência ao pavimento. A condução torna-se mais estável e é mais fácil manobrar o veículo.

3. Os pneus de neve permitem poupar

É possível conservar os pneus de neve durante várias estações, graças ao facto de manterem a sua flexibilidade. Assim, poderás intercalar o seu uso de acordo com as estações e fazer uma melhor gestão do desgaste.


Quais os cuidados a ter ao escolher pneus de neve?

Escolher pneus de neve pode não ser fácil, considerando a vasta oferta no mercado. Aqui estão 5 critérios a ter em conta para fazeres a melhor escolha.

1. Consulta o manual

Verifica qual o tipo de pneu aconselhado pelo fabricante. Deverás encontrar algumas indicações importantes, como as medidas. Comprar os pneus errados pode comprometer a tua segurança.

2. Evita pneus de neve usados

Poupar dinheiro pode ser tentador, mas o melhor é evitar pneus de neve usados, porque podem já não estar no melhor estado. No que diz respeito à segurança, não vale a pena facilitar, além de que a poupança que obterias pode desaparecer e até agravar em caso de acidente.

3. Escolhe pneus de neve certificados

Prefere pneus de neve com a identificação 3PMSF. Só assim terás a certeza de ter pneus certificados e reconhecidos pela travagem eficaz, tração e aceleração na neve. Os pneus rotulados M+S são menos eficientes.

4. Avalia o índice de carga e de velocidade

O índice de carga é um código numérico que corresponde à carga máxima que um pneu pode suportar. Já o índice de velocidade é um código alfabético que corresponde à velocidade máxima recomendada para o pneu. Escolhe pneus de neve com um índice de velocidade e carga ligeiramente inferiores ao dos pneus de verão. Por exemplo, se os pneus de verão tiverem índice de velocidade W, poderás colocar um índice V em pneus de neve (mas nunca com índice H). Assim, os pneus vão durar mais.


Como conduzir com pneus de neve?

É certo que os pneus de neve melhoram a segurança na estrada, mas não eliminam todos os perigos. São estes os cuidados que deves ter quando conduzires com neve:

  • Circula com velocidade reduzida e de forma suave.
  • Acelera com cuidado, sempre em baixas rotações.
  • Adota uma condução defensiva e tem atenção a outros veículos ao redor.
  • Mantém uma distância de travagem maior, deixando bastante espaço à frente do carro.
  • Se começares a derrapar, não entres em pânico. Nunca retires as mãos do volante e utiliza a direção de forma suave. Não faças travagens bruscas.
  • Utiliza a travagem do motor em vez dos travões. Se precisares de os usar, fá-lo com suavidade.
  • Nas curvas, começa a travar antes de começares a virar o volante.
  • Circula com os faróis ligados.


Concluindo, com esta informação, já sabes como escolher pneus de neve para circular com segurança, mesmo nas condições climatéricas mais desafiantes. Conta com o blog da carmine para te ajudar a tirar o melhor partido da tua condução e do teu veículo.

Comentários

This Post Has One Comment