Stands automóveis: 5 passos para comprar carro

À procura de um carro novo ou usado? Estes são os 5 passos para comprar em stands automóveis com segurança.  

stand automóveis carmine

Se estás a pensar em comprar um carro, seja novo ou usado, é natural que surjam algumas dúvidas: por onde começar, onde procurar ou como comparar. Os stands automóveis são um parceiro indispensável nesta pesquisa, e podem ajudar a encontrar o modelo mais adequado para o teu caso. Descobre como avaliar um stand de automóveis e como comprar carro em 5 passos.


Como avaliar um stand de automóveis: 7 critérios a considerar

Existem vários aspetos a considerar na avaliação de um stand de automóveis, para garantir que fazes a escolha certa. Os mais importantes incluem:

1.     Reputação e credibilidade

Pesquisa sobre a reputação e a credibilidade do stand de automóveis. Procura avaliações online, testemunhos de clientes e informações sobre a sua história e experiência no mercado. Uma boa reputação é um indicador de confiança.

2.     Variedade de carros

Verifica a variedade de carros disponíveis. Um bom stand de automóveis deve oferecer uma ampla gama de opções, incluindo diferentes marcas, modelos, preços e tipos de veículos.

3.     Estado dos carros

Observa o estado dos carros em exposição. Estão bem cuidados e bem conservados? Verifica se há sinais evidentes de negligência. Carros em boas condições indicam que o stand se preocupa com a qualidade.

4.     Transparência

O stand fornece informações detalhadas sobre os carros, como histórico de manutenção, quilometragem, características e especificações técnicas? A transparência na divulgação dessas informações é importante para tomares uma decisão informada.

5.     Atendimento

Avalia o atendimento ao cliente fornecido pelo stand. Os vendedores são amigáveis, atenciosos e dispostos a responder às tuas perguntas? Disponibilizam prontamente um test drive e orientações adicionais? Um bom atendimento ao cliente é fundamental para uma experiência positiva.

6.     Condições de financiamento e garantias

Verifica as opções de financiamento oferecidas pelo stand e as condições de garantia dos veículos. Certifica-te que compreendes completamente os termos e condições, incluindo juros, prazos de pagamento e cobertura da garantia.

7.     Pós-venda

Considera também os serviços de pós-venda oferecidos pelo stand, como manutenção, assistência técnica e disponibilidade de peças de substituição. É importante que o stand forneça suporte adequado após a compra do carro.


5 dicas para comprar carro num stand de automóveis

Comprar um carro num stand de automóveis é uma decisão importante. Estas 5 dicas podem ajudar-te nesta jornada para concluíres a transação com tranquilidade e confiança.

1. Define bem os teus requisitos antes de procurar stands automóveis

Na escolha de um automóvel, é fácil deixar-se levar pelas emoções – seja na escolha de uma marca de sonho, ou de um design irreverente. Claro que é importante sentir uma ligação com o modelo escolhido, mas, para além dos critérios subjetivos, é importante ter uma lista de requisitos mínimos que o carro deve cumprir, e que guiem a tua pesquisa nos diferentes stands automóveis – e que deve ir muito para lá do preço máximo. Desta forma, não só a procura é mais rápida, como a probabilidade de encontrar o modelo certo é maior.

Por isso, antes de começares a escolher stands de automóveis – e a comparar carros – o melhor é mesmo anotar as características essenciais, como um consumo até “x”, se deve ser manual ou automático, híbrido, elétrico, ou a combustão, o número de portas, e os extras mais importantes. Assim, no momento de avaliar um carro, é mais fácil perceber se cumpre ou não os requisitos – e descartar rapidamente aqueles que não te interessam.

2. Compara a oferta nos diferentes stands automóveis

Com a oferta online, é mais fácil comparar as características dos diferentes carros que mais te chamaram a atenção, confrontar as condições que cada stand de automóveis oferece, e encontrar preços mais favoráveis.

A consulta online dá espaço para ter dúvidas, hesitações, necessidade de ver e rever, ponderar durante o tempo que precisares, sem sentir a pressão de experimentar ou mesmo de comprar. Por isso, a forma ideal de começar a procurar carro é começar a pesquisar online antes de partires para as visitas presenciais ao stand de automóveis. Dá uma vista de olhos na vasta oferta de carros usados que a Carmine.pt tem ao teu alcance.

Depois de teres feito pesquisas completas, navegares por todos os anúncios, fazeres várias comparações com toda a minúcia, chega então a hora de marcar um encontro com o vendedor no stand de automóveis para conheceres o carro que passou pelas tuas triagens.

3.  Faz um test-drive e presta atenção aos detalhes

Conduz o carro durante alguns minutos para testar se está em boas condições, dando especial atenção ao estado do motor, direção, embraiagem, travões, suspensão, caixa de mudanças e eventuais ruídos.

Analisa com detalhe o estado geral do carro para verificar se é compatível com o número de quilómetros que apresenta. Observa o interior e exterior, a pintura, bancos, cintos e luzes. Verifica o porta-bagagens, pneus e amortecedores.

Leva contigo um mecânico de confiança para fazer uma vistoria técnica. Assim, o profissional confirmará se o carro está em bom estado e poderá identificar detalhes que possam ter passado despercebidos aos teus olhos.

Antes de te decidires, faz uma última verificação documental. Pede o nome no registo de propriedade, o número do chassis e investiga eventuais dívidas por liquidar. Pelo site do IMT, poderás ter acesso ao historial de inspeção de qualquer veículo através da matrícula.

4. Verifica o prazo de garantia no teu stand automóvel

Se comprares um carro novo num stand de automóveis, tens direito à garantia durante dois anos a contar da data de aquisição. Alguns stands oferecem uma extensão da garantia por um determinado valor – a chamada garantia voluntária. Se esta condição for benéfica para ti, informa-te no stand sobre esta possibilidade.

Tem em conta, porém, que podem existir componentes do carro que não estejam abrangidas pela garantia. Por exemplo, algumas peças com maior desgaste natural, como os pneus ou pastilhas de travão, por norma, ficam de fora da garantia.

Os stands de automóveis oferecem também garantia sobre os carros usados, de dois anos. Alguns stands permitem reduzir o valor do carro em troca de um período mais curto de garantia, mediante acordo explícito entre vendedor e comprador, nunca podendo, contudo, ser inferior a um ano. Lembra-te que, se comprares um carro a um particular, não há lugar a qualquer garantia.

5. Conhece os teus direitos ao comprar num stand automóvel

Se verificares alguma anomalia no carro que compraste, dentro do prazo da garantia, deves apresentá-la no livro de reclamações do stand de automóveis onde compraste o veículo, ou fazê-lo através de carta registada com aviso de receção. Tens apenas dois meses para o fazer a partir do momento em que detetaste a avaria, e é por isso que deves sempre guardar um comprovativo desta comunicação. Assim, fica com uma cópia da carta e o registo do envio. Este procedimento vale para carros novos e também para carros usados.

Certifica-te também, quando apresentares a reclamação, de que consegues comprovar que fizeste uma boa utilização do veículo e que tens as inspeções em dia. Caso contrário, poderás perder o direito à garantia.

Depois de receber a tua notificação, o vendedor tem até 30 dias para fazer a reparação do carro ou, caso não seja possível, proceder à sua substituição por um outro veículo semelhante. O vendedor também pode rescindir o contrato e devolver-te o valor pago. Se o vendedor optar pela substituição, o período de garantia reinicia, ou seja, tens direito a uma nova garantia de 2 anos.

Se, em virtude das anomalias apresentadas pelo carro, tiveste despesas inesperadas, como pagar a um reboque ou fazer deslocações através de outro meio de transporte, tens direito a uma indemnização. O vendedor é obrigado a cobrir estes prejuízos.


Stand de automóveis: 6 mitos a desconstruir

Os mitos vão sempre existir e muitos são facilmente credíveis. Mas não é por isso que não devem ser postos à prova. Reunimos alguns que se têm arrastado ao longo dos anos e que te podem fazer perder oportunidades ou tomar decisões equivocadas. Toma nota.

1. Os vendedores de automóveis são desonestos.

Obviamente, esta generalização não corresponde à verdade. Embora existam casos isolados de stands de automóveis desonestos, é importante lembrar que a maioria são empresas legítimas e respeitáveis. Fazer uma pesquisa cuidadosa, ler avaliações, acompanhar o Blog da Carmine.pt e confiar na tua intuição pode ajudar a encontrar um stand confiável.

2. Os carros dos stands são de baixa qualidade

Esta afirmação também não é verdadeira. Muitos stands de automóveis têm critérios rigorosos para a seleção de carros usados que colocam à venda. Realizam inspeções detalhadas, verificam o histórico do veículo e, em alguns casos, fazem reparações e cuidam da manutenção antes de os disponibilizar para venda. Isto significa que é possível encontrar bons carros usados em stands de automóveis.

3. Os stands de automóveis só têm carros antigos e ultrapassados

Mais um mito infundado. A realidade é que os stands de automóveis oferecem uma ampla variedade de opções, incluindo carros de diferentes anos de fabrico, modelos e marcas. Muitos têm carros mais recentes, até com pouca quilometragem, equipados com as últimas tecnologias e recursos de segurança.

4. Os stands de automóveis vendem carros usados com problemas ocultos

Embora seja possível encontrar carros usados com problemas em alguns stands, nem todos os carros usados estão nessa condição. Muitos stands de automóveis oferecem carros usados que passaram por inspeções rigorosas e que estão em boas condições, e têm interesse em construir uma boa reputação e garantir a satisfação do cliente.

5. Os preços nos stands de automóveis não são negociáveis

Embora alguns stands tenham preços fixos, muitos estão abertos a negociações. Aliás, negociar o preço de um carro é uma prática comum. Os vendedores sabem que os compradores querem fazer o melhor negócio possível e, geralmente, têm alguma flexibilidade na margem para negociar.

6. Os stands de automóveis não oferecem garantia

Este é outro mito bastante difundido, mas não corresponde à realidade. Os stands de automóveis são obrigados, por lei, a oferecer um período de garantia mínima de 18 meses e máxima de 3 anos. Isto significa que cabe ao stand assumir tipos específicos de avarias ocorridos neste período.


Carmine.pt, o stand de automóveis virtual cheio de bons negócios

Comprar um carro num stand de automóveis, seja novo ou usado, é sempre um grande passo. Felizmente, hoje as tecnologias ajudam, aceleram e tornam mais prática a procura de um carro. Faz as tuas primeiras triagens online, pesquisa, compara, filtra, e depois tira a prova dos nove presencialmente, e estarás pronto para fechar um bom negócio.

Comentários