6 melhores Toyotas elétricos e híbridos (e mais além)

A marca está a dar passos importantes na inovação do mundo automóvel, com vários Toyotas elétricos e híbridos a dar que falar. Descobre os 6 melhores.

Foi da Toyota o primeiro automóvel híbrido em Portugal, lançado em 1997. Mais de duas décadas depois, a marca conta agora com uma oferta completa de veículos eletrificados, juntando-se à tendência mundialmente crescente da mobilidade elétrica. Descobre os 6 melhores Toyotas elétricos e híbridos – e até há uma opção a hidrogénio.


1. Toyota Elétrico bZ4X, radical e futurista

Este é o primeiro rosto da marca com zero emissões, com um design especialmente aerodinâmico. Se o nome te provoca estranheza, não estás sozinho, mas tem razão de ser. “bZ” significa “beyond zero”, numa alusão ao modelo elétrico, e o “4” representa o segmento do modelo. Por fim, o “X” no final diz-nos que estamos perante um SUV.

À primeira vista, salta uma imagem radical, destacando-se as pronunciadas cavas das rodas que, na frente, se prolongam até aos faróis. O Toyota bZ4X pode viajar 511 quilómetros com um único carregamento, e é alimentado por um motor elétrico com 204 CV de potência. Os 265 Nm de binário permitem uma aceleração dos 0-100 km/h em apenas 8,4 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. Números que fazem deste Toyota elétrico um modelo poderoso e inovador.


2. Toyota Elétrico Mirai, o primeiro carro a hidrogénio em Portugal

A Toyota está apostada em provar as virtudes do hidrogénio como combustível. Reflexo disso é a criação do novo Mirai (que, em japonês, significa “futuro”), uma berlina que parece ter viajado no tempo. Foi construído sob uma plataforma totalmente nova, com maior distância entre eixos, o que resulta num modelo bastante mais largo e mais baixo e, por isso, mais estável.

Mas a verdadeira revolução está na tecnologia de pilha de combustível de hidrogénio, com uma impressionante autonomia de 650 quilómetros. É certo que, para já, é mais uma demonstração tecnológica do que um carro para o mercado automóvel, pelo facto de ainda não existir uma sólida rede de abastecimento de hidrogénio, quer em Portugal, quer no mundo. Contudo, se considerarmos a evolução que a rede de postos elétricos é possível que aconteça o mesmo para o hidrogénio. Até porque o futuro será sempre a tendência.


3. Toyota Híbrido Yaris X, competente e eficiente

Toyota Yaris carmine

O novo Toyota Híbrido Yaris é um utilitário capaz de despertar paixões intensas, com uma estética única e um conforto acima da média. Para começar, apresenta-se com o motor 1.5 Hybrid Dyanmic Force Híbrido, com uma potência de 116 CV e 1490 CC de cilindrada. Números que deixam antever um desempenho dinâmico e eficiente. Depois, a qualidade de materiais e de construção fazem-se sentir logo à entrada, num ambiente elegante que inspira confiança.

Este foi durante muito tempo o único utilitário híbrido no mercado português, mas mesmo deixando de reinar sozinho continua a fazer-se valer entre os seus pares. Aliás, tem um modo totalmente elétrico que, se a bateria deixar, entra em ação. Não foi por acaso que foi distinguido com o título “Car of The Year” em 2021, um dos mais cobiçados do setor, ultrapassando rivais de peso como o Fiat 500 ou o Cupra Formentor.


4. Toyota Híbrido Corolla, impactante e potente

O investimento que a Toyota faz em modelos elétricos e híbridos passa também pela eletrificação das suas versões mais económicas, como é o caso do Corolla. Tal como se tem observado em todos os modelos, este híbrido nipónico também sofreu um makeover surpreendente, tendo agora um apelo visual impactante. O design é um dos pontos fortes deste Corolla, mesmo no interior, onde encontramos um refinamento geral bem conseguido.

Este modelo apresenta-se com duas motorizações híbridas, os motores HEV 1.8 e 2.0, sendo que o primeiro oferece 122 CV de potência combinada. Contudo, o funcionamento do sistema híbrido é de tal forma suave e eficaz que pode dar ao condutor uma sensação de maior potência. O motor 2.0 tem 180 CV e exibe uma performance acima da média, que se sente nas boas recuperações e em vigorosas acelerações de apenas 8,1 segundos dos 0 aos 100 km/h.


5. Toyota Híbrido C-HR, ousado e irreverente

Não é de estranhar que alguns condutores lhe reconheçam um ar de “Batmobile”. As suas linhas irreverentes e inusitadas, especialmente na parte traseira, tornam o Toyota Híbrido C-HR cativante e arrojado. É bastante evidente que o design deste modelo foi concebido para quebrar a rotina.

Estão disponíveis duas motorizações híbridas, 1.8 e 2.0, sendo que a última é a que mais se destaca. Falamos de um motor com 184 CV e 190 Nm de binário que surpreende pela positiva em termos de consumo e performance. Outra boa notícia é toda a gama vem já equipada com o sistema Toyota Safety Sense, composto por travagem automática, leitor de sinais de trânsito, cruise control adaptativo e aviso de manutenção na faixa de rodagem.


6. Toyota Híbrido Camry, berlina de luxo

O novo Toyota Híbrido Camry é o novo topo de gama da marca nipónica. Está apenas disponível com o motor 2.5 Hybrid Dynamic Force, que alcança uma potência combinada de 218 CV, emissões de CO2 de 125 g/km e consumos de 5,5 litros. Com estas credenciais, este Toyota híbrido apresenta-se como um sério exemplo a seguir no que diz respeito à prestação e eficiência.

À primeira vista, o que mais se destaca são as suas dimensões. Contudo, estão bem disfarçadas, graças ao contraste entre a traseira sóbria e a dianteira mais arrojada. Este facto reflete-se numa generosa área de acesso aos lugares traseiros e numa sensação de desafogo para todos os ocupantes. Tudo somado, temos um Toyota híbrido com elevado nível de conforto, como se espera de um modelo premium.


Os melhores Toyotas elétricos e híbridos estão em Carmine.pt

Se te aguçamos o apetite pelas propostas mais recentes da Toyota no mercado dos elétricos e dos híbridos, não deixes de explorar todos os modelos que procuram um novo dono em Carmine.pt. Escolhe o teu próximo parceiro de estrada com toda a comodidade e boas viagens! 

Comentários