Trocar de carro: como saber se é a altura certa

Chega uma altura em que a pergunta se impõe: está na altura de trocar de carro? Tira aqui todas as dúvidas.

Sabias que o risco de morte ou lesões graves duplica se viajares num veículo com mais de 10 anos de vida? Além disso, há ainda a considerar o conforto e eficiência que os novos modelos oferecem. Afinal, como saber se é a altura certa para trocar de carro?


1. Tempo de vida: quando a idade se faz sentir

O tempo de vida de um veículo é um dos primeiros fatores a considerar para saber se está na hora de trocar de carro. Até aos 3 anos (ou 5, se forem do segmento de luxo) ou enquanto não circulam mais de 40.000 quilómetros, os carros estão na flor da idade. A parte dos 5 anos ou 70.000 quilómetros chegam à idade adulta. Já os carros seniores passam os 9 anos ou 150.000 quilómetros, ficando o abate cada vez mais próximo.

Contudo, a vida útil de um veículo tem também a ver com o tipo de motorização. Os carros a diesel, quando bem estimados, chegam em boa forma aos 400.000 quilómetros, ao passo que os movidos a gasolina já sentem as dores da idade aos 250 mil quilómetros. Quanto aos carros elétricos, a esperança média de vida depende, sobretudo da bateria do carro, que ronda os 5 a 8 anos.


2. Mau estado geral: ninguém aceita a tua boleia

“Ah, não, deixa estar, vamos no meu…” Se ouves isto muitas vezes, talvez seja sinal de que o teu carro já não reúne as condições de conforto ou segurança que costumava ter. Embora o proprietário possa não se importar com aparência ou já se tenha habituado a aspetos menos agradáveis, é provável que as outras pessoas tenham noção de como o carro está em mau estado.

Assim, a carroçaria deteriorada, ferrugem, falhas recorrentes, bancos rasgados, danos no tablier, mau isolamento ou até reparações à vista são alguns dos sinais que indicam que está na hora de trocar de carro. Além disso, quando os componentes já não respondem como outrora (incluindo o motor ou a direção), deves começar a procurar novas opções.


3. Problemas mecânicos: quando passas a vida na oficina

As avarias ocasionais não são preocupantes, mas se o veículo começa a dar muitos problemas, é natural que seja necessário trocar de carro. Se o carro aquece muitas vezes ou se verte líquidos, isso pode ser um problema. Além disso, ruídos e vibrações anormais, quer no motor, quer na direção ou transmissão, podem inclusivamente representar um risco de segurança. Se notares que precisas de exercer mais pressão na embraiagem ou nos travões para obteres a resposta que desejas, também não é um sinal favorável.

Contudo, é importante que o carro seja visto por um profissional de confiança para teres a certeza de que os problemas decorrem do desgaste do carro e não por outros motivos, como falta de revisão ou peças por substituir. Uma avaliação cuidadosa na oficina automóvel vai revelar se a solução pode passar por uma simples de substituição de peças ou se, afinal, é preciso trocar elementos mecânicos chave – por um valor tão elevado que podes preferir trocar de carro.


4. Novas necessidades: não é o carro, és tu

As necessidades podem mudar, e aquilo que tu procuravas num carro num determinado momento de vida pode não ser o mesmo que procuras hoje. Por exemplo, se a família está a aumentar, o veículo, à partida, terá de acompanhar. Um carro de 7 lugares pode tornar-se necessário para acomodar toda a família de forma segura e confortável. Neste caso, os segmentos familiares e os SUVs são as primeiras opções a considerar.

Por outro lado, a tecnologia que agora se encontra nos carros novos pode começar a ser apelativa para ti. Se dás por ti a sonhar com a ligação via Android Auto ou Apple CarPlay, ou se os atuais cockpits de navegação não te saem da cabeça, talvez esteja na hora de explorar os equipamentos da tua marca de carros preferida.


5. Após um acidente: para poderes voltar a conduzir com confiança

Outro dos motivos que leva muitos condutores a trocar de carro é a perda de confiança no veículo depois de um “susto”. Por exemplo, se perdeste o controlo do veículo numa curva, se uma parte do carro ficou em mau estado depois de um choque ou mesmo se a reparação após o acidente já não compensa, esta é uma boa oportunidade de mudar. A troca por um carro mais atual e seguro, com novas tecnologias de deteção de outros veículos e peões, travagem automática, chamadas de emergência, ou até deteção de mudança de faixa ou sonolência, podem ajudar-te a recuperar a confiança na condução.


Carmine.pt, o sítio certo para trocar de carro

Com estas dicas, já poderás perceber melhor se estará na hora de te despedires do teu parceiro de estrada e de te aventurares noutro. Será que compensa continuar a investir em mais uma visita à oficina ou mais vale avançar com a substituição de vez? A menos que faças coleção de carros clássicos, trocar de carro é, mais cedo ou mais tarde, inevitável.

Claro que poderás retardar este momento se cumprires os cuidados de manutenção, revisão e inspeção, se adotares um estilo de condução suave e defensivo e se mantiveres o carro na garagem. Quando chegar a altura, não deixes de explorar os mais de 20 mil carros usados à tua espera, na Carmine.pt.

Comentários

This Post Has One Comment