Vender carro? Segue estas 12 dicas essenciais

Se estás a pensar em colocar o teu carro à venda e não sabes bem por onde começar, nós ajudamos. Fecha um bom negócio rapidamente com estas 12 dicas para vender carros.

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Os anos passam, as rotinas mudam – e chegou o momento de vender o carro. Como começar? Que documentos são necessários? E como conseguir um bom valor pela viatura? Segue estas 12 dicas para vender carros de forma rápida, e por um bom preço.


Vender carro: como saber se está na hora?

Existem alguns sinais que podem indicar que está na hora de vender o carro. Estes são os mais comuns:

1. Passas muito tempo na oficina

Se o custo de manutenção do teu carro estiver a aumentar constantemente e a tornar-se financeiramente inviável, pode ser um sinal de que está na hora de trocar de carro, antes que a situação piore.

2. O carro sofreu uma desvalorização acentuada

Se o valor de revenda do carro diminuiu significativamente e achas que já não poderás recuperar um valor justo numa venda futura, pode ser o momento certo para o vender, antes que a desvalorização aumente ainda mais.

3. Precisas de um carro diferente

Se a tua situação de vida mudou, se a família cresceu ou se precisas de um veículo com outras características, que seja mais económico ou que tenha mais equipamentos, pode ser uma boa hora para comprar um carro mais adequado.

4. O carro consome muito

Se o teu carro tem apetite e fazes mais viagens ao posto de abastecimento do que as que desejarias, podes vendê-lo para comprar um carro que consuma menos ou que seja movido a energia elétrica.

5. Tiveste uma experiência negativa

Muitos condutores perdem a confiança no carro depois um “susto”. Se perdeste o controlo do carro ou se tiveste um acidente traumático, podes precisar de trocar de carro para voltar a conduzir com confiança, mesmo que a reparação tenha resolvido o problema. É uma questão emocional que não deve ser desvalorizada.

6. Apenas porque sim

Às vezes, podes simplesmente deixar de gostar do teu carro atual. As tuas preferências podem mudar, seja em termos de estilo, marca ou modelo, e podes querer experimentar algo novo. Se os atuais cockpits de navegação não te saem da cabeça, talvez esteja na hora de explorar outras opções.


Vender carro: quais as formas de o fazer?

Quando chega a hora de vender carro, existem várias formas de fazer. Estas são as mais comuns.

Vender carro a um particular

Neste caso, és tu que assumes a responsabilidade de vender o carro diretamente a um comprador. Isto pode envolver a criação e divulgação de anúncios, a negociação de preço e a organização do processo de transferência de propriedade. A venda particular geralmente oferece a possibilidade de obter um valor maior pelo carro, mas requer mais tempo e esforço da tua parte.

Vender carro a um stand de automóveis

Muitos stands de automóveis compram carros usados. Avaliam o veículo, fazem uma oferta e, se aceitares, tratam de todos os detalhes da venda e da transferência de propriedade. Vender o carro a um stand de automóveis pode ser uma opção mais conveniente e prática, mas é possível que obtenhas um valor menor pelo carro.


12 dicas essenciais para vender carros entre particulares

Com estas 12 dicas, vender carros é uma tarefa mais simples do que possas pensar.

1. Limpa o carro a fundo

Nenhum cliente vai gostar de ver (muito menos de comprar) um carro sujo. Vale a pena gastar algum tempo e dinheiro para arrumar, aspirar e limpar o carro a fundo. Um aspeto cuidado transmite a ideia de que o carro, apesar de não ser novo, está em excelentes condições e que o proprietário atual é cuidadoso e responsável – fatores que pesam na hora da decisão.

Aproveita e faz um tratamento à cor para a realçar e deixar mais brilhante e atrativa. Elimina eventuais manchas causadas pela humidade ou pelo sol, e higieniza os bancos. Mantém o carro com um odor agradável e não muito forte. A ideia é deixar o carro como novo, ou como gostarias de o ver se tu fosses o comprador.

Se o carro tiver elementos decorativos personalizados, retira-os também. Tenta aproximá-lo o mais possível do modelo original; não há garantia de que o cliente goste do estilo que adicionaste ao teu carro.

2. Repara todas as irregularidades

Um carro usado sofre, obviamente, algum desgaste, mas tenta minimizá-lo. Se o teu carro tiver algum risco ou mossa, é mais difícil de vender por bom preço. Assim, repara essas falhas e quaisquer outras que sejam necessárias – estéticas, mecânicas ou elétricas.

  • Elimina todos os riscos e repara as amolgadelas.
  • Verifica o estado dos pneus e substitui-os, se necessário.
  • Troca o óleo.
  • Confirma se os faróis e todas as luzes estão a funcionar bem.
  • Certifica-te de que o limpa para-brisas se move de forma eficaz e que as escovas não estão desgastadas.
  • Tenta detetar eventuais ruídos invulgares.
  • Faz uma revisão mecânica completa antes de colocares o carro à venda.

3. Organiza os documentos do carro

Ter todos os documentos do carro em dia e organizados numa pasta é sinal de que o proprietário é cuidadoso. Multas e impostos em atraso não são nada atrativos para os compradores e estes podem acabar por desistir, quando imaginarem o trabalho e as despesas que ainda vão ter. Assim, certifica-te de que tens os seguintes documentos atualizados e bem arquivados:

  • Documento Único Automóvel (DUA).
  • Cartão do Cidadão (CC).
  • Declaração de Venda Automóvel.
  • Apólice do Seguro.

4. Guarda os documentos de manutenção

Junta aos documentos do carro os da manutenção. Isto ajuda a provar que o veículo está bem conservado, que tem as revisões em dia, tornando menos relevante a quilometragem – mesmo que seja elevada.

Por isso, guarda os registos de revisão e todos os recibos de serviços feitos no automóvel que transmitam um bom histórico. Desta forma, estás a transmitir uma sensação de confiança que aumenta a probabilidade de fechar o negócio.

5. Calcula bem o preço de venda

O valor comercial de um carro diminui, em média, 11% nos primeiros 100 quilómetros, e 52% em apenas quatro anos – dados que devem ser tidos em conta na definição o preço. Se o carro for muito caro, ninguém vai ficar interessado. Se for muito barato, vai dar lugar a desconfianças.

Nada melhor para um cálculo objetivo e justo do que uma avaliação externa. Poderás consultar alguns simuladores online para saberes o valor comercial do teu carro em poucos segundos. Em alguns casos, basta inserir a matrícula e até terás acesso a uma ficha detalhada do veículo, com as especificações técnicas e o nível de equipamento.

Além disso, faz uma pesquisa semanal sobre os preços que outros anunciantes estão a pedir por carros iguais ao teu. Assim ficarás preparado para chegar a um valor final, que esteja em linha com o mercado e que reflita o nível de utilização e o estado geral do automóvel.

6. Deixa margem para negociações

O preço deve ser sempre negociável. Por isso, acrescenta uma margem para negociação e define, apenas para ti mesmo, o valor mínimo de venda – não um valor excessivo que te impeça de receber contactos, nem um valor demasiado baixo.

Os interessados vão sempre tentar negociar o preço e apreciam a flexibilidade do vendedor ao fazer isso. Se ambas as partes souberem fazer esta negociação, é mais fácil criar uma relação de empatia, importante na hora decisiva. Tanto comprador como vendedor ficarão com a sensação de ter feito um bom negócio.

7. Tira boas fotografias ao carro

Tirar boas fotografias é meio caminho andado para vender rapidamente o carro. Depois de estar limpo e brilhante, leva o carro para um espaço ao ar livre que seja agradável, num dia de sol, de preferência com um cenário verde envolvente. O impacto visual é um dos principais fatores que leva os interessados a clicar em anúncios. Assim, não tires fotografias em ambientes que transmitam descuido, como em quintais, garagens, locais com lixo ou entulho ou parques de estacionamento subterrâneos.

De seguida, coloca o carro totalmente na sombra ou totalmente ao sol, para evitar efeitos inestéticos do contraste de luz. Ajusta as definições da câmara do teu telemóvel para a máxima resolução. Tira as fotos com o telemóvel na horizontal, e não tapes a matrícula com a mão. Poderás depois editar as fotos e desfocar a matrícula.

Faz esta sequência de 12 fotografias:

  • Diagonal frontal do lado esquerdo.
  • Diagonal frontal do lado direito.
  • Diagonal traseira do lado esquerdo.
  • Diagonal traseira do lado direito.
  • Frontal.
  • Traseira.
  • Painel.
  • Banco traseiro.
  • Motor.
  • Rodas/Pneus.
  • Bagagem.
  • Faróis.

Os potenciais interessados ficarão assim com uma boa imagem do veículo – completa e francamente positiva – o que aumenta a probabilidade de receberes mais contactos.

8. Capricha no anúncio

Para além das fotografias, é importante também investir algum tempo na descrição detalhada do carro. Lista todas as características técnicas do veículo com o máximo de informação disponível, para transmitir confiança ao comprador. Especifica o modelo exato, o ano de fabrico, a cilindrada, o tipo de combustível, o estado, o número de quilómetros e o histórico de manutenção. Destaca também os equipamentos e acessórios, como o ar condicionado, número de airbags, sensores de estacionamento, garantia, entre outros que possam ser considerados como mais-valias.

Também poderás valorizar o carro através de uma descrição subjetiva,  que apresente aspetos vantajosos, como facilidade em estacionar, baixo consumo ou comportamento no arranque. No título coloca aquela que consideras ser a principal vantagem do carro, para chamar mais a atenção dos interessados. Por exemplo, se o carro tiver poucos quilómetros, poderás colocar “Marca, Modelo, Ano, 30.000 km”.

9. Tira o máximo proveito dos anúncios online

A internet é o canal mais popular para vender e comprar carros. Faz uma pesquisa sobre as principais plataformas automóveis, regista-te e começa a anunciar.

Anuncia também nas redes sociais, e pede aos amigos para partilhar. Coloca todas as fotografias, insere a descrição, e fornece o teu contacto telefónico ou outro meio de contacto, mas nunca a tua morada.

10. Mostra-te disponível

Quando começares a receber contactos, mostra total disponibilidade. Prepara-te para receberes inúmeros telefonemas e mensagens nem sempre às horas mais convenientes. Conta teres de fazer várias deslocações para mostrar o carro e receberes visitas, sempre com um sorriso.

Mostra-te plenamente recetivo quando o interessado quiser experimentar o carro, e acompanha-o no test-drive. Deixa que o carro seja visto pelo mecânico que acompanhar o potencial cliente, para lhe dar uma maior sensação de segurança. Tudo isto aumenta a probabilidade de fechares rapidamente um bom negócio.

11. Sê transparente na comunicação

Não existem carros perfeitos, por isso, é normal que haja um ou outro aspeto menos positivo do carro. Resiste à tentação de o ocultar e sê totalmente transparente. Avisa se os amortecedores precisam de ser trocados ou se os pneus tiverem de ser substituídos. Na verdade, vais poupar tempo porque evitas atender interessados que depois recuam quando detetaram esses problemas.

Além disso, não te vão ser imputadas responsabilidades sobre as condições do carro. Esta atitude vai ser valorizada pelo cliente; facilmente concluirá que, se o avisaste do problema do carro, não vai depois encontrar outras surpresas.

12. Toma os devidos cuidados de segurança

Quando marcares a visita com um interessado, prefere um local público e movimentado, como centros comerciais ou parques de estacionamento de hipermercados, e informa sempre alguém quando o fizeres – um parente ou amigo, avisando-o do local e do horário que combinaste.

Desconfia de promessas de pagamento ou de propostas de terceiros. Avança com a venda apenas depois de teres o dinheiro identificado na tua conta bancária.


E depois da venda?

Depois de fechar negócio, há ainda alguns passos a dar. Deves certificar-te que foi efetivamente feita a alteração do registo de propriedade no Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMTT), para evitar que recaiam sobre ti multas ou impostos futuros. Para isso, o recomendado é que ambos se desloquem ao IMTT para fazerem isso em conjunto. Nesta altura, será emitido um novo Documento Único Automóvel, em nome do novo proprietário, e têm apenas 60 dias após a venda para o fazer. Este processo tem o custo de €65 se for feito presencialmente, ou de €55,30 se for feito online.

Deves ainda cancelar a tua apólice do seguro e o comprador deverá fazer uma nova apólice. São estes dois procedimentos finais que garantem a rutura do teu vínculo legal com a viatura, e estarás livre de qualquer responsabilidade sobre o automóvel.

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