Waze vs Google Maps: qual o melhor?

Para resolver de uma vez por todas o eterno debate Waze vs. Google Maps, descobre os pontos fortes de cada aplicação e confirma qual é a vencedora.

waze vs google maps carmine

Longe vão os dias em que era necessário desdobrar um mapa para te orientares na estrada. O GPS veio transformar os hábitos de condução, mas o que foi verdadeiramente revolucionário foi o aparecimento das aplicações de navegação. Agora, usando apenas o Google Maps ou o Waze, chegas a todo o lado, sem esforço. Mais do que isso, obténs informações essenciais como atalhos, indicações para evitar tráfego intenso, avisos sobre engarrafamentos e obras nas estradas. Contudo, pode não ser fácil decidir qual deles usar, pois têm recursos semelhantes. O que os distingue? Waze vs Google Maps, descobre quem ganha esta batalha.


Waze vs. Google Maps: Funcionalidades

Quanto às funcionalidades da Waze e do Google Maps, temos um braço de ferro bastante renhido. Isto porque as duas aplicações são fortes neste critério. Ambas contam com uma infinidade de mapas para traçar a rota mais rápida e direta que precisas. Também exibem o trajeto de forma muito semelhante, oferecendo percursos alternativos em caso de tráfego intenso e indicações para evitar obras, acidentes e radares.

Contudo, o que distingue a Waze é o nível de interação social que proporciona. Há uma comunidade de utilizadores nesta aplicação que estão sempre dispostos a ajudar. Cada condutor pode, a qualquer momento, comunicar um acidente, trânsito intenso, informar sobre o controlo de velocidade em determinado local e conversar com outros utilizadores. Isto até permite pedir ajuda à comunidade se, por exemplo, estiveres envolvido num acidente. E se pensas que são poucos os que contribuem, a verdade é que a maior parte dos utilizadores são ativos.

No Google Maps não existe esta funcionalidade, pelo que não estarás tão informado quanto a este tipo de situações em tempo real. É certo que também há avisos de transito e outro tipo de indicações, mas podem ser mais limitadas comparativamente às fornecidas pela comunidade. Contudo, o Google Maps não dá o braço a torcer, porque, ao contrário da Waze, permite explorar outras formas de deslocação – a pé, de transportes públicos, de táxi ou de outras plataformas. Além disso, o Google Maps também permite comparar as condições de viaturas privadas, como, por exemplo, o preço de deslocação na Uber, no myTaxi ou no Cabify. Podes assim poupar alguns euros, o que já não é possível com a Waze.


Waze vs. Google Maps: Personalização

A possibilidade de personalizar a aplicação de navegação pode ser importante para agilizar a procura de percursos mais frequentes e ajustar a interface às tuas necessidades. Quer a Waze quer o Google Maps são compatíveis com comando de voz, pelo que podem ser usadas sem tirar as mãos do volante. Ambas dispõem também de separadores com pontos de interesse próximos da localização atual ou do destino, o que é especialmente útil para encontrares rapidamente um centro comercial, um parque de estacionamento ou um posto de abastecimento.

Contudo, a Waze parece levar a melhor neste critério. Tem várias opções de voz, sendo que até podes escolher a de uma celebridade ou mesmo a tua própria voz. Volta e meia o Waze disponibiliza vozes temáticas, como a do Batman ou do Scooby-Doo. Podes também escolher um de vários ícones de veículos que aparecem enquanto navegas, para substituir aquela seta comum por um carro de Fórmula 1, por exemplo. A Waze permite igualmente personalizar o teu avatar de acordo com o teu mood.

Por outro lado, o Google Maps tem, a este respeito, um trunfo na manga. Ainda que não disponha deste nível de personalização, tem o recurso de Street View, disponível de forma nativa na aplicação. Podes assim navegar por ruas e até espaços internos fotografados pela Google, com um grau de realismo que, muitas vezes, pode fazer a diferença para chegares ao teu destino. 


Waze vs. Google Maps: Consumo de dados

Neste critério, há claramente um vencedor. Precisas de estar sempre ligado à internet enquanto usas o Waze, enquanto que, para usares o Google Maps, podes desligar os dados e navegar offline. Isto é especialmente importante para poupar dados móveis e bateria, uma vez que este tipo de utilização requer invariavelmente um elevado consumo.

Contudo, mesmo considerando o cenário em que ambas as aplicações estão ligadas à internet, verifica-se que o Google Maps consome muito menos. Em média, esta aplicação gasta cerca de 46 KB por minuto, o que significa que consome 2.76 MB numa hora. Estes valores explicam-se por ser uma aplicação mais leve e limpa, e também pelo facto de não suportar uma estrutura colaborativa entre utilizadores.

Já o Waze consome mais do dobro de dados móveis. O apoio que se obtém da comunidade e as possibilidades de personalização pagam-se, naturalmente, com um consumo significativamente maior.


Waze vs. Google Maps: Design e interface

O Google Maps e a Waze têm alguns pontos em comum no que diz respeito ao design e à interface. Ambas as aplicações apresentam os mapas de forma semelhante, exibindo mais detalhes se aumentares o zoom. Podem também mostrar uma bússola e um velocímetro. Contudo, há algumas diferenças a destacar, devido às diferentes funcionalidades e propósitos que oferecem.

O Google Maps tem uma interface mais tradicional, com um design que mais se aproxima de um GPS convencional. Apresenta uma visualização simples a duas dimensões, de satélite e de terreno. Dado que exibe várias outros elementos em simultâneo, como recomendações de locais nas proximidades, o ecrã pode ficar saturado com muita informação, ainda que seja útil.

Já o Waze apresenta um aspeto mais elegante, minimalista e algo divertido, com uma interface mais simplificada e fácil de usar. O design está pensado para exibir apenas o que mais interessa a cada momento, o que torna a visualização menos confusa e mais direta.  


Veredito: qual escolher?

Chega agora o momento da verdade. Descrevemos os principais pontos fortes e menos fortes do Google Maps e da Waze, e falta agora saber qual escolher. A resposta depende do tipo de utilização que procuras.

Assim, se só procuras uma aplicação que te permita chegar o mais depressa possível ao teu destino com o automóvel, escolhe o Waze. Por outro lado, se queres ter um verdadeiro guia de viagem, rico em detalhes e recursos, então escolhe o Google Maps.

Mas a boa notícia é que não precisas de escolher. Há dias em que precisamos de uma orientação mais direta, e outros em que apetece usufruir de outros benefícios. Solução? Instalar as duas aplicações e aproveitar ao máximo o que cada uma tem de melhor.

E quando precisares de escolher um novo companheiro de estrada, não deixes de espreitar os mais de 20 mil carros usados disponíveis em Carmine.pt, que esperam um novo dono. Boas viagens!

Comentários

This Post Has 2 Comments