O que são e para que servem os cabos de bateria?

A bateria é um dos elementos mais importantes de um automóvel e quando falha é uma dor de cabeça. Aprende como utilizar os cabos de bateria para solucionares este tipo de situação.

Quem nunca entrou no carro, deu à chave e após inúmeras tentativas constatou finalmente que não havia forma de pegar? Pede-se então “socorro” a um familiar, a um amigo ou até a um desconhecido que passe pelo local, na tentativa de, em conjunto, conseguir ouvir novamente o motor a funcionar. Embora os problemas com a bateria sejam cada vez mais raros, dado o avanço tecnológico dos veículos, podem acontecer quando menos se espera. Principalmente, após algum tempo sem usar o carro, devido ao frio, porque se deixaram as luzes ligadas ou simplesmente porque a vida útil chegou ao fim, é possível que te depares com uma impossibilidade de arranque inesperada.

O que são e para que servem os cabos de bateria?

Resumidamente, os cabos da bateria são um conjunto de dois cabos distintos, com uma ponta tipo pinça em cada uma das extremidades. Revestidos em plástico, distinguem-se pelas cores: um é vermelho e o outro é preto. Estes cabos servem para conectar a bateria de um carro a um carregador, que pode ser a bateria de outro carro ou um booster, por forma a que a energia do último revitalize a bateria em avaria. Nestas situações evita-se uma ida ao mecânico, pelo menos no imediato.

Os cabos de bateria podem ser adquiridos em lojas de especialidade, estações de serviço ou bombas, e até em hipermercados, com preços a rondar os 10 euros. São um item essencial a ter no automóvel e, se devidamente acondicionados na mala, podem ser utilizados por qualquer pessoa na resolução destes imprevistos. No entanto, é importante ter sempre alguns cuidados.

O que fazer em caso de problemas com a bateria?

Normalmente apercebemo-nos da falta de bateria quando tentamos pôr o carro a trabalhar, ou seja, quando este ainda está estacionado. Contudo, pode haver situações em que este azar aconteça em andamento. Se esta avaria ocorrer enquanto estás na estrada, é importante parar o veículo bem junto à berma e sinalizar o problema de imediato. Não te esqueças de colocar, também, o colete refletor e, se tiveres óculos de proteção e luvas, também é aconselhável que os utilizes, para uma maior segurança. Em qualquer caso, e mesmo com todo o material e com os cabos de bateria, vais precisar de ajuda, ou seja, de uma fonte de energia que normalmente é outro carro.

O automóvel de auxílio deve estacionar o mais próximo possível, para que os cabos, que não esticam, cheguem de uma bateria até à outra. Contudo, se estiverem lado a lado, convém deixar algum espaço para abrir as portas, se necessário. O ideal é que os veículos estejam frente a frente.

Quais os cuidados a ter ao utilizar os cabos de bateria?

Antes de fazer a ligação, é preciso saberes quais os cuidados a ter na utilização dos cabos de bateria. Se estes não forem bem ligados podem até danificar outros componentes do sistema elétrico. Eis os passos que deves seguir:

  1. Os motores devem estar desligados e os capôs abertos.
  2. Liga o cabo vermelho ao terminal positivo da bateria operacional (normalmente identificado com o sinal +) e ao terminal positivo da bateria descarregada.
  3. De seguida, conecta uma das pinças do cabo preto ao terminal negativo da bateria operacional (sinal -). A outra pinça, ao contrário do que foi feito com o cabo vermelho, não deve ser colocada no terminal negativo da bateria descarregada, mas sim noutro ponto de contacto (por exemplo numa parte não pintada do motor ou da estrutura do carro). Isto evita riscos de faíscas e de explosão.
  4. Finalmente ligados ambos os cabos, podes colocar o carro a trabalhar.
  5. Espera um ou dois minutos, antes de remover os cabos. 
  6. Começa por retirar o cabo negativo (preto) do teu carro, com cuidado, e posteriormente da bateria de apoio.
  7. Depois retira o cabo vermelho de ambos os veículos.
  8. Deixa o carro trabalhar durante 15 minutos. Desliga e volta a ligar para confirmar que já pega devidamente.

E pronto! Já podes circular.

Como guardar os cabos de bateria

Depois da utilização, está na hora de voltar a arrumar os cabos de bateria. Para ocuparem o menor espaço possível e não andarem espalhados pela mala do carro, o ideal será que fiquem enrolados, sem estarem torcidos e sem dar nó. Coloca-os dentro de um estojo ou bolsa de transporte. Desta maneira, ficam protegidos e evitas perdê-los.

Além disso, garante que ficam guardados num local seco. Afinal, embora os cabos sejam revestidos de plástico, as pinças são de metal, pelo que não convém estarem expostas a humidade, sob o risco de enferrujarem. E uma vez que estamos a falar de ligações elétricas não é nada aconselhável que estes cabos se encontrem húmidos.

Em suma, o processo é bastante simples, desde a utilização ao armazenamento dos cabos de bateria. Certifica-te que os tens sempre contigo.

Comentários