Como carregar carros elétricos?

Não restam dúvidas: a mobilidade elétrica veio para ficar. Contudo, há ainda algumas dúvidas sobre como carregar os carros elétricos. Explicamos tudo aqui.

Os carros elétricos estão a ganhar terreno. Praticamente todas as marcas estão a apostar em versões elétricas dos seus modelos, sendo que algumas até vão descontinuar as versões a combustível. Não só são mais amigos do planeta, como são mais económicos do que os carros a gasóleo ou gasolina. Contudo, ainda há várias questões sobre o carregamento elétrico, especialmente como funciona e quanto tempo demora. Tira aqui todas as dúvidas.


O que é o carregamento elétrico?

O carregamento elétrico designa o processo de abastecer um veículo movido a eletricidade. Enquanto os convencionais carros a combustíveis fósseis são abastecidos com gasolina ou gasóleo, os carros elétricos são carregados com energia elétrica, que será utilizada quer para a locomoção do veículo como para alimentar todas as outras funções do carro.

A frequência com que vais precisar de fazer um carregamento elétrico depende da autonomia do veículo, da capacidade da bateria, da potência do motor, dos quilómetros percorridos e do teu estilo de condução.


Onde fazer o carregamento elétrico?

O carregamento elétrico pode ser feito em casa ou em postos públicos de abastecimento. Vê o que precisas para cada caso.

Carregamento elétrico doméstico

Esta é a opção mais prática para fazer um carregamento elétrico, uma vez que o podes fazer em casa ou à noite, alturas em que, normalmente, não precisas do carro. Para o efeito, vais precisar de ter uma solução técnica, com potência própria para o carregamento elétrico. As tomadas normais que tens em casa não são suficientes nem seguras, mas há no mercado várias soluções disponíveis, para todos os bolsos, disponibilizadas pelo fabricante automóvel.

  • Wallbox. Uma wallbox é uma estação de carregamento doméstica que podes comprar ou alugar para fazer o carregamento elétrico em casa. Há opções com várias potências, com ou sem cabo e tomada, especialmente pensadas para casas térreas ou condomínios. Muitas já incluem apps para gerir o carregamento elétrico através do telemóvel. Não te esqueças de escolher a potência em função da instalação elétrica da casa ou do condomínio.
  • Tomadas e fichas. Podes também configurar um conjunto de tomadas, fichas e cabos disponíveis no mercado, concebidos especificamente para o carregamento elétrico. Estes componentes devem ser sempre instalados por técnicos qualificados, para garantir uma utilização correta e segura.

Carregamento elétrico público

Existem vários postos de carregamento elétrico distribuídos pelo país. São infraestruturas que já estão preparadas para carregar a bateria dos carros elétricos, e podem ser encontradas em locais onde o carro elétrico pode ficar estacionado algumas horas. Por exemplo, há este tipo de postos em áreas de serviço, parques de estacionamento de centros comerciais, supermercados, hospitais, serviços públicos, zonas industriais, entre outros.

Consegues facilmente encontrar um posto de carregamento elétrico no site da Mobi.E Atualmente, há milhares de postos em Portugal, e este número está em constante crescimento. Assim, não terás dificuldade em encontrar um posto perto de ti.


Como carregar carros elétricos?

O funcionamento do carregamento elétrico doméstico é bastante simples. Em casa, basta ligares o veículo à wallbox ou ao sistema instalado. Nos postos públicos, o procedimento é diferente, mas igualmente prático. Aqui está o passo-a-passo.

1. Fazer um contrato

Em primeiro lugar, terás de fazer um contrato com um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), em tudo semelhante ao contrato que já tens de eletricidade, de água ou gás. Depois de escolheres uma proposta comercial em função das condições oferecidas, vais receber um cartão que te dará acesso a todos os postos de carregamento elétrico da rede pública distribuídos no país (gerida pela Mobi.E).

2. Escolher o tipo de carregamento elétrico e a tomada

Dirige-te a qualquer posto de carregamento elétrico e passa o cartão. De seguida, seleciona o tipo de carregamento pretendido e a tomada. Podes escolher entre três tipos de carregamento: os normais, os rápidos e os ultrarrápidos. Como os próprios nomes indicam, têm velocidades de carregamento diferentes, o que também se reflete no valor a pagar.

Quanto às tomadas, o tipo a utilizar depende do fabricante automóvel, tal como as entradas num computador.

  • Postos de Carregamento Elétrico Normal (PCN) – fornecem energia elétrica numa potência igual ou inferior a 22 kW. São mais baratos e mais fáceis de encontrar, mas o tempo de carregamento total pode ir até 8 horas. As tomadas disponíveis são as seguintes:
  • Postos de Carregamento Elétrico Rápido (PCR) – fornecem energia elétrica numa potência superior a 22 kW. Em média, são necessários 45 minutos para carregar 100 quilómetros no veículo. As tomadas disponíveis são as seguintes:


  • Postos de Carregamento Elétrico Ultrarrápido (PCUR) – fornecem energia elétrica numa potência entre 120 kW e 160 kW. Dependendo do veículo, é possível carregar 100 quilómetros em cerca de cinco minutos.

3. Ligar a tomada ao carro e aguardar

Não precisas de estar presente enquanto o carro carrega. O sistema bloqueia o cabo, impedindo que seja removido sem que faças logout. Por isso, podes deixar o carro a carregar enquanto fazes outras coisas, como ir almoçar, fazer compras de última hora, ler um livro, ouvir o teu podcast preferido ou tomar um café com amigos.

4. Fazer logout

Quando o carregamento estiver concluído, deves voltar a passar o cartão, selecionar a opção “terminar carregamento” e retirar o cabo. Estás pronto para seguir viagem. O valor será debitado de acordo com as condições contratadas com o teu comercializador de energia de mobilidade elétrica, e apresentado na fatura mensal.


Cuidados a ter a carregar carros elétricos

Os postos de carregamento elétrico estão preparados para carregar os carros em total segurança, e foram concebidos de forma a garantir que a energia que estás a pagar não está a ser utilizada para carregar outra viatura.

Contudo, há alguns cuidados a ter para preservar a bateria do teu carro. Em primeiro lugar, deves certificar-te de que a potência do carregamento é adequada à potência máxima que o teu carro pode receber. Esta verificação é importante para não gastares mais tempo e dinheiro que o necessário.

Além disso, os postos de carregamento elétrico rápidos e ultrarrápidos devem ser evitados sempre que possível e utilizados apenas em casos de emergência. Assim estás a prolongar a vida útil da bateria do carro.

Não deves deixar que a bateria descarregar completamente. O ideal é manter a carga acima dos 20%. É mais uma forma de evitar o desgaste prematuro da bateria.


O teu próximo carro elétrico pode estar em Carmine.pt

Se estás a pensar em trocar de carro e os veículos elétricos têm despertado a tua atenção, explora toda a oferta em Carmine.pt. Elétricos citadinos, familiares ou desportivos estão disponíveis para fazer o match perfeito contigo. Boas viagens!

Comentários