Lavagem automóvel: guia passo-a-passo

A lavagem automóvel é mais fácil do que pensas! Basta seguires cada passo deste guia.

A cada dia, o carro vai acumulando pó, sujidade e alguns resíduos. Para além de proteger a pintura e o valor do veículo, a lavagem automóvel regular (idealmente a cada mês) também melhora a visibilidade e previne acidentes. Contudo, recorrer a profissionais ou lavagens automáticas pode sair caro. Há alguns cuidados que tens de ter, mas esta é uma tarefa mais simples do que parece à primeira vista e que pode poupar algum dinheiro ao final do mês. Para que tudo corra bem, convém teres em atenção os seguintes pontos.


Como preparar a lavagem automóvel?

O primeiro aspeto a ter em conta é que o carro não deve estar quente. Antes da lavagem é recomendado esperar 20 minutos para que arrefeça. Porquê? Porque os produtos que utilizas podem secar na superfície antes de enxaguar, o que pode gerar manchas e danificar a pintura permanentemente. Pelas mesmas razões, o veículo não deve ser lavado ao sol. Portanto, o nosso conselho é que faças a lavagem à sombra.

Para garantir uma limpeza segura e eficaz do exterior do carro vais ainda precisar de:

  • Balde com água
  • Sabão neutro
  • Desengordurante para lavar as jantes
  • Cera
  • Luvas
  • Esponja macia
  • Panos de microfibra
  • Escova

Encontras todos estes acessórios em qualquer loja de produtos automóvel e podes reutilizá-los em várias lavagens para poupar. Depois encontra um sítio onde possas trabalhar à vontade e sem perigo de outros carros.


Passo-a-passo para a lavagem automóvel

Com os materiais acima reunidos e num espaço tranquilo, está tudo pronto para começar a lavagem. Segue estes passos.

1. Faz uma primeira passagem com água

Começa por uma lavagem geral da carroçaria, de cima para baixo, para que a água suja escorra para o chão. A primeira passagem só com água deve cobrir o tejadilho do carro, o capot, vidros a toda a volta e depois nas laterais, frente e traseira, para retirar o excesso de sujidade, pó ou detritos.

2. Ensaboa de cima para baixo para poupar tempo

Posto isto, já podes começar a ensaboar – sempre de cima para baixo. O ponto de partida é o tejadilho. Utiliza um sabão neutro com uma esponja macia ou um pano de microfibras. Se existirem partículas incrustadas, não os arrastes com a esponja porque pode fazer com que risques o carro. Por isso, faz movimentos circulares sem pressionar demasiado, mas de forma que se gere alguma espuma.

3. Seca à medida que vais passando água

Depois de o carro bem ensaboado, está na hora de voltar a passar água para remover a espuma. À medida que vais passando água numa determinada zona, passa o pano para secar. Ou seja, passa água e seca o tejadilho antes de avançar para o capot e por aí em diante. Isto evita manchas provocadas pela secagem dos produtos na pintura.

4. Limpa os vidros e os espelhos

Para limpares os vidros e espelhos é importante que não utilizes o limpa-vidros de casa, que só vai contribuir para os embaciar. Em vez disso, utiliza produtos adequados a estas superfícies (à venda em qualquer loja de produtos automóveis) e faz movimentos na horizontal e vertical, e não circulares. Desta forma evitas riscos!

5. Lava as jantes com especial atenção

Normalmente, as jantes acumulam muito sujidade e exigem alguns cuidados especiais. Primeiro, com uma escova seca, retira o excesso de terra e pó mais visível. Depois, utiliza um desengordurante para retirar alguma mancha de óleo que possa ter ficado depositado nas jantes. Passa uma escova com água e sabão e retira, depois, com água limpa. É importante garantir que durante a lavagem das jantes os salpicos não sujam o resto do carro (que já está lavado).

6. Encera para dar um toque especial

Este passo é opcional, mas dá outro ar ao veículo. Passar um pouco de cera deixa o carro mais brilhante e também mais protegido contra o sol e contra riscos. Antes de passar a cera, o carro deve estar totalmente seco – podes simplesmente esperar que seque ou utilizar um pano de algodão ou microfibra. Tem cuidado para que a cera não passe para os vidros, espelhos e jantes.

Lavar o carro em casa permite poupar dinheiro e também ter mais atenção ao detalhe para o deixares ao teu gosto. Utilizando os produtos e utensílios adequados, e seguindo este guia passo-a-passo, vais conseguir um excelente resultado em cerca de 30 minutos. Se o fizeres com companhia, então ainda melhor. Confere aqui mais dicas de manutenção!

Comentários

This Post Has One Comment