Limpeza automóvel: 12 dicas infalíveis

Se gostas de manter o teu carro sempre impecável sem perder muito tempo, segue estas 12 dicas infalíveis de limpeza automóvel.

Para quem conduz diariamente, manter o interior e o exterior do carro limpos e asseados pode tornar-se num verdadeiro desafio. Com a correria do dia-a-dia, a limpeza acaba por ficar para segundo plano, o lixo vai acumulando e passadas algumas semanas geram-se odores desagradáveis e manchas difíceis de remover.

Quando limpas o teu veículo, não só o estás a deixar mais apresentável e arrumado, como também estás a evitar danos e desgaste, garantindo dessa forma uma boa manutenção do automóvel, e até a cuidar da tua saúde ao prevenir a propagação de fungos e bactérias. E, na verdade, nem precisas perder muito tempo para fazer uma limpeza eficaz do teu carro. É possível fazê-lo de forma rápida, económica e profissional. Vê como o conseguir com estas 12 dicas simples e práticas de limpeza exterior e interior.


Limpeza automóvel exterior: essencial para a segurança na estrada

A limpeza exterior do veículo deve ser feita semanalmente e vai além do aspeto puramente estético, que também é importante. Esta limpeza é essencial para proteger a pintura, melhorar as condições de visibilidade, facilitar a deteção de problemas, e até prevenir acidentes. Descobre como o fazer com estas dicas.

1. Utiliza produtos apropriados

Tal como usas um champô indicado para o teu tipo de cabelo, a regra é a mesma quando se trata da lavagem do teu carro. Para a limpeza exterior vais precisar de detergente líquido específico para a limpeza automóvel, uma esponja suave, sabão neutro e um pano de algodão ou microfibras. Deves reunir ainda um balde com água e um recipiente com vinagre a bicarbonato.

2. Limpa de cima para baixo

Começa sempre por passar a água e o detergente pelo tejadilho do carro, depois passas pelo capot, laterais, traseira e, por fim, pelas rodas e jantes.

3. Presta atenção aos vidros

Os vidros têm de estar sem qualquer tipo de mancha ou sujidade, para não prejudicar a tua visibilidade enquanto conduzes. Utiliza um pano limpo e um produto com bicarbonato ou uma solução apropriada para este efeito. Esquece o limpa-vidros doméstico porque pode deixar os vidros opacos.

4. Não te esqueças das jantes e dos faróis

Para a limpeza das jantes, mistura bicarbonato com água e aplica com um pincel, deixando depois atuar durante uns minutos, antes de enxaguar. Se as jantes forem cromadas, usa apenas sabão neutro. Caso sejam de alumínio, compra um produto adequado para esse tipo de material. Para limpar os faróis, experimenta usa também sabão neutro e esfrega suavemente.

5. Higieniza as zonas de maior contacto

Ao passar o detergente já estás a limpar a sujidade existente no carro, mas podes ser um pouco mais minucioso na desinfeção das superfícies que estão mais expostas ao contacto: como os puxadores, os vidros e a tampa de combustível ou de carregamento.

6. Evita lavar o carro quando está muito calor

Fazer a limpeza do carro quando está sol ou nas horas de maior calor não é boa ideia. Se não removeres completamente os produtos de limpeza que usaste, o sol e o calor podem fazer com que a pintura se danifique e fique com manchas permanentes.


Limpeza automóvel interior: mais simples do que parece

Com o exterior pronto, está na hora de passar ao interior do carro. E aqui o primeiro conselho até não dá trabalho nenhum: simplesmente, é importante arejar regularmente o automóvel, se possível ao sol para ajudar a manter o habitáculo saudável. Como mais vale prevenir que limpar, evita também comportamentos como fumar ou comer no carro, deixar comida no interior ou transportar animais sem os devidos cuidados que produzem odores e sujidades difíceis de remover. Tudo isto vai contribuir para manteres o espaço sempre cuidado. Ainda assim, é importante aplicar estas dicas de limpeza pelo menos mensalmente.

1. Aspira primeiro

A primeira tarefa quando falamos em limpeza interior é aspirar. Desta forma retiras toda a sujidade existente, como pó, terra, migalhas ou lixo. Para efetuar uma boa aspiração, remove todos os objetos presentes no interior do carro, incluindo os tapetes.

2. Adequa o método de limpeza aos estofos

Os estofos requerem alguns cuidados pois a espuma que os compõe pode absorver o produto de limpeza, se usado em excesso. Os bancos de couro são os mais práticos de limpar e não se deve utilizar nenhum tipo de material abrasivo. Caso contrário, podem aparecer manchas indesejadas. Se os teus estofos forem em pele, limpa-os apenas com um pouco de água e sabão, sem esfregar em demasia. Caso sejam de tecido, usa vinagre branco e água, com a ajuda de uma esponja.

3. Retira e limpa os tapetes

Os tapetes devem ser retirados e lavados. Se forem de borracha, basta utilizar apenas água e sabão. Já os tapetes de tecido devem ser lavados com um produto específico para garantir a desinfeção que podes adquirir em qualquer loja automóvel, e depois secos com um pano. 

4. Limpa o painel de instrumentos com cuidado especial

Esta é a parte do veículo que mais recebe o contato das mãos do condutor e passageiros, mas é também onde se situam muitos componentes elétricos sensíveis. Por isso, deve ser higienizada com especial cuidado. Utiliza um pano húmido com detergente neutro, para garantir que nada será danificado. 

5. Não deixes nada de fora – incluindo o teto

Como o interior do carro é bem mais complexo do que o exterior, é comum não passar o pano numa ou outra parte. Com a ajuda de um pano de microfibras e de um produto próprio (para não desgastar o material), limpa o volante, porta-luvas, manete de mudanças, travão de mão e até os cintos de segurança. Outra área frequentemente esquecida é o teto, que requer um pano suave com uma mistura de sabão neutro e detergente suave.

6. Aplica um ambientador

E no final, depois de teres o teu carro limpo e higienizado, personaliza-o com uma fragrância à tua escolha. É só colocar um ambientador e disfrutar daquele cheirinho a novo.

A limpeza do automóvel é importante para o teu conforto, saúde e segurança e não deves deixar passar muito tempo sem o lavar e higienizar. Se achas que não tens tempo e que é uma tarefa difícil, podes sempre dirigir-te a um profissional ou reunir uma equipa de reforços (familiares e amigos) para te apoiarem nesta missão. No nosso site, podes encontrar mais dicas para manutenção do teu veículo.


Comentários

This Post Has One Comment