Luz de falha do motor: 8 motivos para acender

Quando a luz de falha do motor acende, esperamos o pior, mas não há motivos para dramas. Analisamos aqui as causas mais comuns.

luz de falha do motor carmine

Existem vários motivos que podem levar a luz de falha do motor a acender, sendo que alguns são mais graves do que outros. Se não sabes o que significam, fica a conhecer as 8 razões principais que podem afetar a maioria dos veículos – e o que fazer em cada caso.

8 razões para a luz de falha do motor acender

Se a luz fatídica apareceu, tal pode dever-se a um destes 8 motivos, que passamos agora a descrever.

1. Sonda Lambda

A sonda Lambda é um sensor localizado no tubo de escape que se encarrega de verificar se a combustão está ótima e se os gases estão devidamente transformados. Também é conhecido como sensor de oxigénio pela sua capacidade de medir esse elemento. A luz de advertência de falha do motor às vezes acende devido a uma falha na sonda Lambda ou à existência de vazamentos de elementos de refrigeração. A substituição deste componente pode custar cerca de 200 euros.

2. Catalisador

O catalisador serve para reduzir as emissões poluentes do veículo ao transformar partículas nocivas noutras que não agridem o meio ambiente. Uma falha neste componente também acenderia a luz de advertência de falha do motor e também é algo muito caro para trocar. A sua reparação pode ultrapassar os 600 euros.

3. Velas de ignição

As velas de ignição são componentes que eram facilmente trocadas nos carros mais antigos (agora são menos acessíveis). Quando não se encontram em bom estado, podem também causar falha no motor. A substituição das velas de ignição não é muito dispendiosa, mas se o problema não for tratado, pode conduzir a uma avaria mais séria e cara.

4. Tampa do depósito de combustível

Algo muito simples e que também pode fazer com que a luz de falha do motor acenda é o facto de a tampa do depósito de combustível não estar em boas condições. Isso também pode levar a um maior consumo e aumento das emissões. Embora possa parecer algo simples e improvável, esta situação ocorre numa percentagem significativa de carros todos os anos.

5. Termostato

O termostato é o elemento encarregado de detetar a temperatura do motor e regular a refrigeração para que esteja sempre no ponto ideal de operação. Se o termostato não detetar a temperatura corretamente, a luz de falha do motor pode acender. A reparação do termóstato costuma rondar os 150 euros.

6. Bobinas de ignição

As bobinas de ignição fazem parte do motor de arranque e a operação errática também pode resultar no acendimento da luz de advertência de falha do motor. É conveniente trocá-las atempadamente, por um custo de cerca de 200 euros, porque não o fazer pode originar problemas mais graves.

7. Caudalímetro

O caudalímetro é usado para dosear o ar que entra no motor para determinar também o combustível necessário para a mistura. Se não funcionar corretamente, o consumo pode disparar e acender a luz de falha do motor. A sua substituição pode rondar os 350 euros.

8. Sistemas de controlo de emissão

Assim como a sonda Lambda e o caudalímetro, existem outros sistemas de controlo de emissões que podem estar relacionados com problemas no motor. Falamos da válvula reguladora de emissões, que pode parar quando sobra combustível queimado, ou do sistema de evaporação de emissões, que controla os gases expelidos. Estes dois elementos têm uma reparação perto dos 150 euros.

O que fazer quando a luz de falha do motor se acende?

Em primeiro lugar, deves desligar o carro e, passados uns minutos, voltar a ligar. Quando rodas a chave de ignição, o sistema volta a fazer uma verificação por todos o sensores e até pode ser que tenha sido apenas uma falha momentânea e, à segunda tentativa, volte tudo ao normal.

Contudo, se persistir, deves levar o veículo à oficina o mais rapidamente possível, para fazer um diagnóstico preciso. Caso contrário, o veículo começará a ter um comportamento irregular e a avaria pode piorar.

Apesar de aqui serem apresentadas as causas mais comuns, é aconselhável consultar sempre um profissional. Só com um diagnóstico técnico é que conseguirás saber realmente o que significa aquela luz de falha do motor.

Se a luz do motor acender e, em simultâneo, ouvires um ruído estranho no motor, deves parar completamente o carro e chamar o reboque. Nunca te esqueças que a segurança está sempre em primeiro lugar.

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