Manutenção de carros elétricos: como e quando fazer

É mais cara ou mais barata? Há oficinas próprias? Que componentes devo ter em atenção? Tira aqui todas as dúvidas sobre a manutenção de carros elétricos.

Num futuro não muito distante, os carros elétricos serão a norma. Basta ver a aposta das marcas no fabrico deste tipo de veículos, fruto do compromisso com a transição energética global. Contudo, a manutenção de carros elétricos é substancialmente diferente dos habituais carros movidos a combustíveis fósseis. Descobre o que muda, como fazer corretamente – e quanto custa.


O que é manutenção de carros elétricos?

A manutenção de carros elétricos é o conjunto de cuidados a ter para cuidar e prolongar a vida útil do veículo. O objetivo é manter as peças em bom estado funcional, essencial para garantir a segurança de circulação.

Por isso, a manutenção de carros elétricos deve ser seguida à risca para evitar os efeitos da natural deterioração das componentes. Atrito entre peças móveis, desgaste de contacto, corrosão, envelhecimento e um estilo de condução agressivo são os motivos mais comuns que podem interferir no bom desempenho do veículo e, por consequência, tornar a sua condução insegura.

A boa notícia é que a manutenção de carros elétricos é mais barata e mais simples do que a dos carros a gasolina ou gasóleo. Começando logo pelo motor elétrico, não há partes móveis nem mecânicas (que é o que tipicamente mais avaria nos carros tradicionais). Além disso, um carro elétrico não precisa de óleo de motor, tem menos filtros e não precisas de fazer a manutenção de correias de distribuição ou embraiagem. Tudo isto permite ter custos de manutenção bastante mais reduzidos.

Ainda assim, há algumas regras a seguir para cuidar da manutenção de carros elétricos e grande parte diz respeito à bateria. Mas existem outros fatores a ter em conta, que passamos a descrever.


Como fazer manutenção de carros elétricos de forma prática?

A manutenção de carros elétricos é mais fácil e barata, mas envolve alguns cuidados especiais. Toma nota.

1. Bateria: a componente mais importante e mais cara

A bateria de um carro elétrico é a componente mais importante e mais cara deste tipo de veículos, e determina a autonomia. A substituição da bateria, seja total ou apenas de um módulo, pode acarretar custos elevados. Se for bem utilizada, uma bateria pode durar entre 15 e 20 anos. Este tempo de vida útil vai depender do tipo de condução e de carregamento que fazes e, para isso, há alguns aspetos a ter em conta.

Em primeiro lugar, a bateria não deve chegar a menos de 20%. É certo que isso poderá reduzir a autonomia do carro, mas a redução não é muito significativa comparativamente ao benefício de fazer a bateria durar mais tempo. Por outro lado, tenta fazer carregamentos mais lentos, e deixa os ultrarrápidos para alguma situação de urgência ou quando não tiveres alternativa. O uso frequente de postos de carregamento ultrarrápidos reduz até 1% por ano a sua capacidade. Evita carregar a bateria logo após a condução, mesmo se a viagem for curta. O ideal é deixar passar algum tempo para que a bateria arrefeça antes de a carregares. Tenta resguardar sempre o carro das temperaturas extremas, altas ou baixas.

2. Motor: a principal vantagem da manutenção dos carros elétricos

É neste aspeto que a manutenção dos carros elétricos é mais simples e mais barata. O motor deste tipo de veículos é muito menos complexo do que os carros a combustível, pelo facto de ter menos componentes. Não há óleo do motor, filtro de óleo, filtro de combustível, correias de distribuição ou velas, por exemplo, o que desde logo reduz substancialmente as idas à oficina automóvel e os gastos envolvidos.

Ainda assim, há algumas peças do motor térmico que se mantêm nos carros elétricos. É o caso do radiador, destinado aos sistemas de refrigeração ou do ar condicionado, que deve receber especial atenção.

3. Pneus: o desgaste pode ser maior

Os carros elétricos, geralmente, são mais pesados do que os carros tradicionais. As baterias podem tornam o carro mais pesado em cerca de 20 a 30%. Isto significa que o desgaste dos pneus nos elétricos é maior. Além disso, como têm, em regra, maior capacidade de aceleração, pelo binário estar sempre disponível, os pneus tendem a deteriorar mais rapidamente.

Assim, ainda que os carros elétricos possam usar os mesmos pneus dos carros com motor de combustão, prefere modelos específicos. Devem ser inspecionados anualmente por um profissional e, além disso, deves verificar com regularidade a pressão do ar e o nível de desgaste dos pneus. Todavia, as orientações do fabricante devem sobrepor-se a qualquer outra indicação, pelo que as deves consultar no manual do teu carro elétrico.

4. Sistema de travagem: as pastilhas são mais duradouras

Esta é outra vantagem da manutenção de carros elétricos. Este tipo de carros conta um sistema de recuperação, chamado Travagem Regenerativa, que transforma a energia gerada nas travagens para alimentar a bateria. Isto permite manter as pastilhas dos travões em bom estado durante mais tempo, uma vez que só são utilizadas em travagens mais bruscas.

Apesar de as pastilhas dos carros elétricos durarem mais, podes tirar ainda mais partido deste sistema com uma boa utilização dos travões. Assim, sempre que possível, tira o pé do acelerador em vez de travares, reduz a aceleração durante as descidas e acelera de forma progressiva. Contudo, não descures a verificação periódica do sistema de travagem, com um profissional capacitado, de acordo com o número de quilómetros indicado pelo fabricante.

5. Sistema de refrigeração: verificação mensal para proteger o motor

O sistema de refrigeração é responsável por manter o motor à temperatura ideal. O motor deve estar suficientemente frio para que as peças não derretam, e suficiente quente para que o carro possa arrancar. Para assegurar este equilíbrio e poderes circular em condições perfeitas de eficiência, os níveis do líquido de refrigeração devem ser verificados todos os meses. Além disso, assegura que este líquido é sempre substituído em cada revisão que fizeres.

6. Filtro de ar e ar condicionado

É certo que o filtro de ar do habitáculo e o líquido de refrigeração específico do ar condicionado são sempre inspecionados nas revisões do carro elétrico. Ainda assim, é importante que faças verificações visuais regulares para garantir que está tudo em conformidade.

Consulta as instruções do fabricante para saberes a regularidade com que deves verificar os filtros e evitar que o pó, pólen e outras partículas presentes na estrada passem para o habitáculo do veículo. Um filtro em boas condições deve reter cerca de 80% de elementos nocivos, garantindo assim uma melhor qualidade do ar na viatura.


Quanto custa a manutenção em carros elétricos?

A manutenção de um carro elétrico custa substancialmente menos do que a dos carros convencionais. Ao passo que a revisão de um carro a gasóleo ou gasolina pode custar até 200 ou 250 euros e, na maior parte das vezes, é preciso substituir peças, no caso de um carro elétrico as despesas podem rondar os 50 ou 70 euros anuais nos primeiros 5 anos. Estes valores são apenas referências e podem variar de acordo com a marca do carro, o nível de desgaste das peças, tipo de condução praticado e as estradas onde circulam. Ainda assim, vemos que a diferença é considerável.

E os motivos residem, sobretudo, no número inferior de componentes de um motor elétrico (cerca de 350 nos motores térmicos contra 50 nos elétricos) e no facto de o desgaste ser menos regular. Basta lembrar que um carro elétrico só precisa de filtro de ar para o habitáculo, um radiador, pastilhas de travão e pneus – nada que não exista já num carro com motor a combustível.

A frequência da manutenção depende das recomendações da marca, mas, em geral, é aconselhável fazer a cada ano ou 150 mil quilómetros. A manutenção deve ser feita por profissionais certificados e com equipamentos específicos. Apesar da oferta crescente de carros elétricos em Portugal, nem todas as oficinas têm conhecimento para tratar da manutenção destes veículos. Porém, as marcas indicam oficinas próprias e certificadas para carros elétricos.


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Agora que sabes como e quanto custa fazer a manutenção de um carro elétrico, está mais claro porque muitos condutores optam por este tipo de veículo. É mais barata, menos complexa e mais amiga do ambiente. Assim, se estás a pensar comprar um carro elétrico e juntar-te ao número crescente de condutores que escolhem uma energia mais limpa, espreita as opções disponíveis em Carmine.pt.

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