Oficina automóvel: guia para escolher

Se não sabes por onde começar, estás no sítio certo. Aqui estão 10 dicas para encontrares uma oficina automóvel de confiança para lidar com a próxima avaria.

oficina automóvel carmine

Sabemos que o carro é um dos teus bens mais preciosos, e que queres encontrar uma oficina automóvel a quem o possas confiar de olhos fechados. Recorre a estas 10 dicas para encontrar uma oficina automóvel que te traga tranquilidade.

1. Opta por uma oficina automóvel local

Um dos principais critérios na escolha de uma oficina automóvel é a localização. É importante que, em caso de necessidade, possas chegar à oficina rapidamente, sem ter de fazer vários quilómetros e enfrentar trânsito – até porque o automóvel pode não estar nas melhores condições para o percurso. Quanto mais perto estiver a oficina automóvel, mais fácil será levar o carro à reparação.

2. Pede recomendações a família e amigos

Nada melhor do que a opinião autêntica e neutra de família e amigos na hora de escolher uma oficina automóvel. Antes mesmo de pesquisar online, fala com várias pessoas e pergunta qual a oficina automóvel à qual recorrem, e se oferece um serviço de qualidade e de confiança. Não só obterás informação sobre as oficinas que valem a pena experimentar, como aquelas que deves, logo à partida, descartar.

3. Verifica as avaliações da oficina automóvel

Pesquisa também as críticas online, verifica as avaliações e lê os comentários. Esta é uma boa forma de aferir o grau de confiança da oficina automóvel. Basta pesquisar no Google “oficina automóvel perto de mim” e terás acesso às críticas dos utilizadores. Não deixes também de consultar as redes sociais para ver os comentários e, através das publicações, conhecer as pessoas, o ambiente e o nível de qualidade da oficina automóvel. Confirma se têm disponibilidade para esclarecer dúvidas.

4. Começa com trabalhos mais simples

Não esperes por um problema sério para conhecer a oficina automóvel. Faz um “test-drive” com trabalhos mais simples, para não teres tanto a perder caso não corra conforme esperado. Por exemplo, experimenta levar o carro para trocar o óleo, substituir os filtros de ar ou comprar pneus novos. Assim, poderás ver como a oficina automóvel trabalha e avaliar, em primeira mão, a eficiência, a qualidade, o atendimento e política de preços. Se corresponder às expectativas, então poderás arriscar serviços mais importantes.

Dica extra: se a oficina automóvel sugerir trabalhos adicionais, diz que vais procurar uma segunda opinião. A reação pode dizer muito sobre o serviço.

5. Observa o local

Enquanto estiveres na oficina automóvel, observa o ambiente ao redor. Repara no tipo de automóveis que estão a ser reparados, e se o local está repleto de óleo, ferramentas e lixo espalhado. Ainda que seja expectável alguma sujidade e desarrumação, não deve ultrapassar os limites do razoável. Caso contrário, a oficina terá falta de organização, pouco cuidado com o trabalho e com a manutenção, o que pode inclusivamente dar origem a acidentes perigosos. Assim, se a oficina automóvel não te parecer segura nem limpa, pensa duas vezes.

6. Solicita à oficina automóvel um orçamento escrito

Mesmo para trabalhos mais simples, pede sempre um orçamento por escrito. Caso contrário, pouco poderás fazer se, no final, te for apresentada uma fatura desanimadora. Além disso, saber de antemão o preço do serviço permite comparar preços com outras oficinas de automóvel e perceber se o valor proposto está em linha com a média do mercado.

7. Pede que te expliquem o problema

Muitas vezes, os mecânicos começam a fazer as reparações sem dar grandes explicações, ou mesmo sem dizerem quanto o serviço vai custar. Mesmo que expliquem os procedimentos, podem fazê-lo com termos técnicos pouco acessíveis. Assim, não hesites em pedir explicações e não receies parecer pouco informado. Não venhas embora sem perceber realmente o problema que o teu carro tem, e sem saber os prós e os contras de determinado serviço. Uma boa oficina automóvel vai explicar a situação e ajudar a evitar problemas semelhantes no futuro.

8. Conversa com o mecânico

“Mede o pulso” do mecânico quando ele te explicar o serviço. Vê se ele está desanimado com o trabalho, se não valoriza os detalhes e se tem uma atitude displicente. Se sim, muito provavelmente não será a melhor escolha. Um bom mecânico tem paixão pelo seu trabalho, é minucioso, sério e entusiasta. Muitos problemas com os veículos são subtis e precisam de ser investigados ao pormenor. Por isso, procura por empolgação, perfecionismo e seriedade. Normalmente, quando isso acontece nem darás pelo tempo a passar enquanto conversas com ele e até poderás aprender coisas novas (ou mesmo ganhar uma inesperada visita guiada a toda a oficina).

9. Avalia os prazos de entrega

Verifica também como lidam com os prazos de entrega. Muitas oficinas automóveis podem assegurar reparação rápidas em pouco tempo, enquanto vais tomar um café ou fazer algumas compras de última hora. Caso tenhas de deixar ficar o teu carro com o mecânico, desconfia se te derem um prazo genérico. Poderá ser sinal de que não vão dar atenção imediata à reparação, ou que não são organizados. Assim, não te contentes com um “vá passando”. Pede uma data concreta para ires buscar o veículo.

10. Confia na tua intuição

Por último, mas não menos importante, nunca subestimes a tua intuição. O sexto sentido raramente se engana, dado que interpreta inconscientemente sinais mais subtis e, por isso, mais autênticos. Assim, se ficaste entusiasmado com a oficina automóvel, segue em frente. Se ficaste com a pulga atrás da orelha, talvez seja boa ideia procurar outras opções.

Sabemos que encontrar uma oficina automóvel de confiança pode ser um desafio. Contudo, se seguires estas dicas, será mais fácil encontrar um bom mecânico em pouco tempo, com o qual possas construir uma boa e duradoura relação profissional para cuidar do teu carro.

Comentários

This Post Has 2 Comments