Seguro de viagem: é assim tão importante?

As agências de viagens incluem-no quase sempre – e não é por acaso. Descobre se compensa fazer um seguro de viagem e o que considerar na hora de escolher.

seguro viagem carmine

Verificar a pressão dos pneus do carro, medir o nível de óleo, pedir ao vizinho para alimentar o gato e regar as plantas, deixar a casa bem fechada – é o que normalmente todos fazemos antes de viajar. E fazer um seguro de viagem? Este cuidado tão esquecido pode, por apenas alguns euros, evitar contratempos e despesas bem maiores. Confirma se vale a pena fazer um seguro de viagem e descobre como escolher.


O que é um seguro de viagem?

Um seguro de viagem consiste numa apólice específica que cobre imprevistos e emergências que possam ocorrer durante a viagem e estragar as tuas férias. Por norma, inclui proteção contra acidentes, roubos, extravios e outros contratempos, que podem representar encargos avultados, para além de uma grande dor de cabeça.

Apesar do custo adicional, um seguro de viagem acrescenta tranquilidade às férias e faz com que seja mais fácil aproveitar o tempo sabendo que estás protegido. Imagina que estacionas a tua autocaravana para percorreres um percurso de Trekking, e perdes a chave do carro. Sem um seguro de viagem, todas as despesas estarão ao teu encargo. Com um seguro de viagem, isso ficará a cargo da seguradora.

Em regra, os seguros de viagem estão já incluídos em alguns cartões de crédito ou seguros automóvel, e em pacotes fornecidos por agências de viagem. Se for o caso, já estarás protegido. Se não, conhece mais em detalhe as situações em que o seguro de viagem pode fazer a diferença nas tuas próximas férias.


O que cobrem os seguros de viagem?

Existem vários tipos de seguros de viagem, que diferem quanto às coberturas que oferecem. Passamos a descrever as mais comuns.

1. Atraso ou perda de voo

Não é incomum um voo atrasar-se ou mesmo descobrires que não poderás viajar assim que chegas ao aeroporto. Podes ficar a braços com horas e horas de espera e, se o voo chegar a ser cancelado, podes não conseguir recuperar o dinheiro na reserva de um hotel ou voos de ligação. Contudo, os seguros de viagem podem cobrir este tipo de eventualidades, reembolsando as despesas associadas a alojamento e transporte até ao voo seguinte, e os gastos irrecuperáveis que tenhas efetuado.

2. Bagagem

Em todo mundo, extraviam-se milhões de malas por ano, o que torna esta ocorrência mais recorrente do que, à partida, possa parecer. Além do extravio, há também o risco de as malas chegarem danificadas, ou que sejam alvo de furto. Um seguro de viagem pode evitar a grande dor de cabeça de chegar a um destino sem pertences, e de ter de gastar dinheiro para comprar o que necessitas.

3. Saúde

Este tipo de cobertura engloba despesas médicas, o que é especialmente apelativo se viajares para países em que não conheças o sistema de saúde. Assim, caso adoeças ou tenhas um acidente, estão cobertas despesas com medicamentos, tratamentos, cirurgias ou hospitalizações. Além disso, se ficares adoente mesmo antes de viajar, podes retomar os planos quando recuperares, uma vez que o seguro reembolsa as despesas associadas.

4. Acidentes

A natureza está cada vez mais imprevisível, e certos destinos são especialmente propícios à ocorrência de determinadas calamidades, como terramotos, tsunamis ou até mesmo conflitos políticos ou civis. Esta cobertura garante proteção financeira em caso de incapacidade, invalidez ou morte, quando ocorrem no decurso da viagem. Pode ainda incluir assistência em viagem para as vítimas.

5. Responsabilidade civil

Os acidentes acontecem durante as férias, sobretudo quando se levam crianças. A bola que foi pontapeada inadvertidamente pode custar um vidro partido, e um passeio idílico de carro pode acabar mal. Os seguros de viagem também podem incluir responsabilidade civil, cobrindo eventuais indemnizações que decorram de danos involuntários a terceiros.


Como escolher um bom seguro de viagem?

Escolher um bom seguro de viagem é encontrar aquele que melhor se adequa à realidade da tua deslocação. Existem vários fatores a considerar na altura de avaliar as coberturas necessárias.

Por um lado, se viajares para um país onde os assaltos são frequentes ou onde a natureza é mais agressiva, poderás beneficiar de um seguro de viagem que inclua coberturas de acidentes pessoais. Por outro, se viajares com a família, um seguro de responsabilidade civil poderá ser apropriado. Ainda, um seguro de bagagem poderá ser menos importante se levares contigo apenas itens essenciais, ao contrário do que acontece se te fizeres acompanhar de objetos com maior valor, como uma prancha de surf ou um computador. Por último, se sofreres de alguma doença crónica ou outra condição clínica que requeira um maior nível de atenção médica, poderá valer a pena subscrever uma cobertura de saúde.

Considerando estas variáveis, o passo seguinte é recorrer a alguns simuladores online, que permitem comparar, de forma gratuita, as condições em vigor de várias seguradoras no mercado. É uma forma mais fácil e mais centralizada de ver preços e condições, lado a lado. Assim, reserva algum tempo para fazer uma pesquisa atenta, com especial atenção às coberturas que são, para ti, indispensáveis, e aos capitais disponibilizados nas apólices.


Como encontrar um seguro de viagem com um bom preço

Encontrar um seguro de viagem a um bom preço implica equilibrar a escolha das coberturas. Mas há outros fatores que podem ajudar.

1. Compara diferentes seguradoras

Não te contentes com a primeira opção que encontrares. Pesquisa e compara diferentes seguradoras. Até o podes fazer online. Muitas empresas disponibilizam simuladores que permitem comparar planos lado a lado, o que facilita a visualização das diferenças de cobertura e preços.

2. Define o que precisas

Antes de comprar um seguro de viagem, determina as tuas necessidades pessoais. Uma viagem de aventura poderá precisar de uma cobertura adicional que envolva desportos radicais. Se viajares com equipamentos caros, como computadores ou câmaras, também poderá ser útil alargar a cobertura. Se decidires o que precisas de proteger, evitas pagar por coberturas que não precisas.

3. Considera o período de cobertura

Se és um viajante frequente, porque não considerar um plano anual ou de múltiplas viagens? Até pode ser mais económico do que subscrever um seguro por viagem.

4. Evita coberturas redundantes

Confirma se já tens alguma cobertura através de outros meios, como seguro de saúde ou seguro automóvel. Podes estar a pagar por coberturas que já tens, uma despesa evitável.

6. Agrupa seguros

Se tens outros tipos de seguro, pergunta à seguradora se há descontos disponíveis ao acrescentar mais um. Muitas vezes, adicionar mais um produto a um seguro é mais barato do que subscrever um seguro novo.


Como agir em caso de emergência durante uma viagem com seguro

Esperamos que nunca tenhas de ativar o seguro de viagem, mas se for preciso, aqui está o que deves fazer.

1. Manter a calma

Manter a calma em situações de emergência é crucial para tomar decisões racionais, garantir a segurança e lidar eficazmente com a situação – especialmente num ambiente desconhecido.

2. Contactar a seguradora

É importante ter sempre à mão o número de telefone da tua seguradora. Entra imediatamente em contacto para reportar a situação. A seguradora dará orientações sobre os próximos passos e o que está coberto pelo plano.

3. Documenta a situação

Se possível, documenta a ocorrência com fotografias, vídeos ou notas detalhadas. Isto pode ser útil quando tiveres de fazer um relatório para a seguradora e para fornecer provas em caso de reembolso de despesas.

4. Procura assistência médica

Se a emergência envolver uma lesão ou doença, procura assistência médica imediatamente. A seguradora geralmente cobre as despesas médicas, mas tens de seguir os procedimentos específicos do teu plano, para garantir o reembolso das despesas.

5. Guarda todos os documentos

Organiza e guarda todos os recibos, relatórios médicos, documentos de viagem e outros registos relacionados com a emergência.

6. Informa as autoridades locais

Se a situação envolver acidentes de trânsito ou qualquer outra ocorrência criminosa, informa as autoridades locais imediatamente.

7. Contacta as tuas pessoas de confiança

Mantém a tua família ou amigos próximos informados sobre a situação. Podem dar apoio emocional e ajudar a lidar com os assuntos que forem necessários.


App Registo Viajante: uma ajuda extra

Já ouviste falar da aplicação Registo Viajante? Se não, pode ser uma boa ajuda nas tuas viagens. Foi criada em 2017 pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros com o objetivo de facilitar o auxílio dos viajantes portugueses em situações de emergência quando viajam para o estrangeiro. É gratuita e está disponível para Android e iOS.

app registo viajante seguro de viagem

Em primeiro lugar, esta aplicação dá-te informações úteis sobre questões de saúde e segurança sobre os países que queres visitar. Permite ainda acionar uma espécie de “chamada 112” se estiveres numa situação de emergência, como catástrofes naturais, acidentes ou atentados. Podes assim lançar um alerta para as autoridades portuguesas, sendo mais fácil e rápida a mobilização de apoio e proteção consulares.

Só tens de garantir que tens dados móveis no telemóvel. Esperamos que nunca seja preciso, mas não custa nada instalar a aplicação para viajares com mais tranquilidade e segurança.


Seguro de viagem: as 5 dúvidas mais comuns

Um viajante preparado vale por dois. Por isso, damos aqui resposta a algumas das dúvidas mais comuns que surgem no momento de escolher um seguro de viagem.

1. Os seguros de viagem são caros?

Não. Poderás encontrar ofertas a partir de alguns euros, o que constitui um valor irrisório considerando o tipo de prejuízo que pode evitar. Neste caso, a paz de espírito não sai cara. 

2. Preciso de um seguro de viagem, mesmo tendo um Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD)?

Sim. O Cartão Europeu de Seguro de Doença não é uma alternativa ao seguro de viagem. Apenas concede acesso a cuidados de saúde públicos em qualquer país europeu, e não cobre outras eventualidades acima referidas, como a perda de bagagem ou roubo de pertences pessoais.

3. Preciso de um seguro de viagem se ficar em Portugal?

Sim. Os problemas não escolhem países. Assim, mesmo que vás para fora cá dentro, poderás precisar de proteção relativamente a várias ocorrências que possam perturbar os teus dias de descanso.

4. Como posso ativar o seguro de viagem?

Quando surgir algum imprevisto, poderás entrar em contacto telefónico ou online com a seguradora para resolver a questão. Em regra, as seguradoras disponibilizam apoio imediato. Assim, leva contigo os contactos disponíveis para emergências e o número da tua apólice.

5. Até que idade é possível subscrever um seguro de viagem?

Os seguros de viagem podem ser contratados por pessoas de qualquer idade, ainda que algumas entidades restrinjam o acesso a menores e a idosos com mais de 65 anos. Confirma com a seguradora se existe este tipo de limitação.


Veredito: o seguro de viagem vale a pena?

Concluindo, o seguro de viagem vale a pena, porque vai estar lá para o que correr mal, e o investimento é mínimo comparado com as possíveis despesas que possam surgir. É certo que não se pode prever o dia de amanhã, mas é possível estar mais preparado com um seguro de viagem na mão. Assim, avalia o tipo de seguro de viagem mais adequado para ti, para que as férias representem um período de descanso, livre de stress.

E se estiveres a pensar trocar de carro, uma dica importante: passa em Carmine.pt, onde vais encontrar milhares de carros usados em excelente forma e a um bom preço. Explora as opções usando os filtros de pesquisa disponíveis e encontra o carro que condiz contigo.

Comentários