Audi A6: tecnologia e luxo

Competir no segmento de luxo não é tarefa fácil. Como se comporta o Audi A6 e o que traz de novo? Vamos descobri-lo.

A Audi faz parte de um trio de marcas alemãs que vivem em permanente disputa pelo estatuto do melhor do segmento dos sedans e carrinhas de luxo. Incluem-se nesta contenda a BMW e a Mercedes, que não dormem em serviço. A este tipo de veículos pede-se que sejam deslumbrantes e, ao mesmo tempo, potentes, versáteis e capazes de carregar as necessidades de um executivo ou família. Como se comporta o Audi A6 perante este cenário particularmente desafiador? Vamos conhecê-lo.


Desempenho: motorizações potentes e eficientes

O Audi A6 apresenta-se em 3 modelos: Avant, Limousine e Allroad Quattro. As motorizações disponíveis englobam parâmetros para todos os gostos. No Audi A6 Avant, há dois motores a diesel de 231 ou 286 CV, com consumos a rondar os 6L/100 km e emissões de 150 gramas de CO2 por quilómetro. Ambos garantem uma condução desportiva, ágil, especialmente em combinação com a direção às quatro rodas (opcional). Este modelo conta ainda com uma motorização híbrida, combinando um motor a combustão com um motor elétrico que somam 367 CV. O binário máximo de 500 Nm mostra-se disponível logo nas 1250 rpm. A tração permanente quattro, de série, consegue dar uma pronta resposta a qualquer solicitação do condutor.

O Audi A6 Limousine lança-se com um motor a diesel de 286 CV de potência e outro a gasolina com 340 CV, que vão dos zero aos cem em apenas 5 segundos. Para cada um existe uma alternativa híbrida. Por fim, o Audi A6 Allroad Quattro é o que mais se aproxima às características típicas de todo-o-terreno, mas com uma personalidade vincadamente desportiva. Podes escolher entre três níveis de potência: 231 CV, 286 CV ou 349 CV. O motor mais potente consegue acelerar dos 0 a 100 km/h em apenas 5,2 segundos. Todas as versões incluem tecnologia mild hybrid que torna a condução ainda mais eficiente, graças ao sistema elétrico que permite recuperar até 8 kW de energia em travagem. O sistema quattro de tração permanente às quatro rodas assegura um elevado nível de segurança e agilidade, ajustando-se às condições de condução de forma permanente.


Design: premium e sem concessões

O Audi A6 apresenta-se com uma imagem premium, com a sofisticação a que a marca já nos habituou. Superfícies alongadas, contornos elegantes e linhas marcantes são alguns dos atributos que mais se destacam no exterior. O Audi A6 apresenta uma grelha larga, ampla e baixa, que domina a parte dianteira, enquanto a silhueta alongada domina o perfil lateral. No interior, há mais espaço do que no seu antecessor, para acomodar confortavelmente as pernas dos ocupantes. Com isso não se perde volumetria na bagagem, que conta com 565 litros (ou 1680 com os bancos rebatidos), o que é suficientemente versátil para uma viagem de negócios ou para ir de férias com a família.

O Audi A6 Limousine distingue-se por um carácter mais moderno, sobretudo pelos faróis e pelas proeminentes entradas de ar cromadas. O tejadilho de linha fluída, de estilo coupé, transmite claramente uma ideia desportiva, a par da elegância da assinatura em alumínio na traseira. Já a versão Allroad Quattro eleva ao expoente máximo o carácter desportivo, em cada detalhe. As lâminas verticais e as grandes entradas de ar na parte dianteira tornam o Audi A6 dominante, demarcando-o claramente das outras versões.


Equipamentos: experiência futurista

O Audi A6 apresenta-se em três níveis de equipamentos, para além do base: Sport, S6 e RS6. Logo de entrada, encontramos jantes de liga leve de 17 polegadas e faróis LED. Há também o sistema Audi connect Navigation e MMI Navigation Plus, apoiados por ecrãs touch response de alta resolução a começar nas 8,6 polegadas. O Audi A6 também se encontra bem equipado de série no que diz respeito às ajudas à condução, destacando-se o cruise control com limitador de velocidade, alerta de saída da faixa de rodagem, assistência e sensores para estacionamento.

A versão Sport eleva as jantes para 18 polegadas e acrescenta o assistente de luzes de máximos. Há também uma câmara multifunções dianteira para ampliar o raio de visão nas manobras mais desafiantes. Já na versão RS6, as jantes são de 20 polegadas e há uma câmara traseira para auxiliar o estacionamento. Adiciona-se ainda o sistema de som Bang & Olufsen Premium 3D Sound, muito apreciado por musicófilos, que podem agora ter uma experiência de som irrepreensível dentro do Audi A6. Há duas lentes acústicas exclusivas que emergem do painel, especialmente projetadas para direcionar o som de baixo, refletindo na perfeição os sons de média e alta frequência. Mais do que recriar a tua playlist diária, cria um ambiente de audição natural, como se estivesses num concerto ou num estúdio de gravação.

Por fim, o nível RS6 de equipamentos traz jantes de liga leve com 21 polegadas, com sensores dianteiros e traseiros. No interior, os atributos são ainda mais evidentes, com elementos em couro sintético e inserções decorativas com acabamento Alumínio Race em Cinzento Antracite. No conjunto, criam uma atmosfera que exala um nível de luxo e conforto intransigente, difícil de igualar.


Preço: à altura do que oferece

O preço do Audi A6 arranca nos 67.709 euros, no modelo Avant e com o nível de equipamento base. Contudo, à medida que vais avançado na potência e na tecnologia, o preço ascende aos 112.290 euros.


Audi A6: qual o veredicto?

O veredicto do Audi A6 é mais do que positivo, como já seria de esperar da tradição de luxo e competência da marca. As expectativas eram altas e a realidade está à altura. A imagem é mais atraente e esguia, sem perder versatilidade. É, por isso, uma das propostas mais luxuosas, confortáveis e seguras do segmento, ombreando sem dificuldade com os seus rivais. Assim, se procuras um parceiro de estrada que te complemente em sofisticação e desempenho, o Audi A6 bem pode ser a tua próxima aquisição.

Comentários