BMW Série 1: desempenho, versões e preços

Perdeu a tração traseira, mas não se dá por isso e compensa em espaço e economia. Estas são as grandes mudanças do novo BMW Série 1.

BMW Série 1 Carmine

O novo BMW Série 1 conheceu a maior das suas transformações, provando que há sempre espaço para melhorar. Esta nova terceira geração traz grandes mudanças face ao seu antecessor, com mais tecnologia, menos consumos e um design renovado. Mas será que compensa? É o que vamos descobrir.


Desempenho

Até agora, este modelo ainda era o único no mercado que mantinha a tração traseira. É certo que proporcionava maior dinamismo, mas também obrigava a um capot longo, a um habitáculo recuado e a uma habitabilidade traseira que deixava a desejar. Agora, o novo BMW Série 1 acaba por abandonar este seu principal fator diferenciador, retirando assim a tração traseira nesta terceira geração.

Contudo, esta mudança fundamental trouxe benefícios expressivos, com ganhos ao nível da habitabilidade, conforto e aproveitamento de espaço. Além disso, o novo BMW Série 1 esforça-se, com sucesso, para que o condutor não sinta a falta da tração traseira, graças à sua performance competente, rápida e precisa.

O BMW Série 1 encontra-se disponível em 6 motorizações (3 a gasolina e 3 a diesel). Destacamos de seguida as características essenciais.

  • 116i gasolina. 6,6-5,7 L/100 km consumo, 151-129 g/km emissões de CO2, 109 CV, 1.499 CC, 200 km/h de velocidade máxima e aceleração 0-100 km/h em 10,6 segundos.
  • 118i gasolina. 6,6-5,7 L/100 km consumo, 150-129 g/km emissões de CO2, 136 CV, 1.499 CC, 213 km/h de velocidade máxima e aceleração 0-100 km/h em 8,8 segundos.
  • M135i xDrive gasolina. 8-7,4 L/100 km consumo, 180-167 g/km emissões de CO2, 306 CV, 1.988 CC, 250 km/h de velocidade máxima e aceleração 0-100 km/h em 4,8 segundos.
  • 116d diesel. 5,3-4,6 L/100 km consumo, 140-120 g/km emissões de CO2, 116 CV, 1.496 CC, 200 km/h de velocidade máxima e aceleração 0-100 km/h em 10,3 segundos.
  • 118d diesel. 5,6-4,9 L/100 km consumo, 147-128 g/km emissões de CO2, 150 CV, 1.995 CC, 216 km/h de velocidade máxima e aceleração 0-100 km/h em 8,4 segundos.
  • 120d diesel. 5,6-4,9 L/100 km consumo, 147-129 g/km emissões de CO2, 190 CV, 1.995 CC, 231 km/h de velocidade máxima e aceleração 0-100 km/h em 7,3 segundos.


Design e equipamentos

O design e os equipamentos do BMW Série 1 cumprem as expectativas já altas da marca. Desde a grelha dupla de grandes dimensões, ao spoiler amplo na dianteira que realça a presença do automóvel na estrada, nenhum detalhe foi deixado ao acaso. No interior o ambiente é amplo e pensado para o bem-estar, destacando-se o posto de condução com componentes ergonómicos.

No que diz respeito aos equipamentos, BMW Série 1 proporciona assistência completa ao condutor, incluindo sistema de aviso de colisão com função de travagem, limite de velocidade, alerta de alteração de rota, entre outros que garantem a máxima segurança de condução. Além disso, o estacionamento pode ser efetuado de forma automática, mesmo nos locais mais desafiantes, quer em paralelo, quer de forma perpendicular à rua.

Podes controlar o computador do BMW Série 1 por gestos ou por voz. O sistema reconhece, por exemplo, o gesto de “apontar” para aceitar ou rejeitar uma chamada telefónica.  Podes até ajustar o volume através de movimentos circulares com o dedo indicador. Em suma, um mundo de segurança e de tecnologia no interior do BMW Série 1.

Quanto ao nível de equipamentos, há 3 níveis: a versão Line Sport, Desportiva M e Advantage. A primeira conta com jantes de liga leve de 17 polegadas, com raios duplos, e frisos exteriores brilhantes. Os bancos são desportivos, quer para o condutor, quer para o passageiro, e o volante, para além de ser também ergonómico, é em pele. Por outro lado, a segunda versão inclui a suspensão desportiva M, mais dinâmica e com afinações mais rígidas dos amortecedores, para um estilo de condução marcadamente desportivo. Além disso, a direção desportiva M permite um comportamento mais direto e ágil, reduzido o esforço necessário para rodar o volante. Já a versão Advantage conta com jantes de liga leve de raios em estrela, de 16 polegadas, e pack de arrumação. Este pack engloba dois suportes de bebidas debaixo do apoio de braços central, um compartimento basculante no lado do condutor e um compartimento de arrumação na divisória da bagageira, entre outros.


Preço

O preço base do BMW Série 1, em qualquer uma das suas três versões, começa nos €29.735, aumentando em proporção às diferentes motorizações.


BMW Série 1: tudo para a cidade

Como seria de esperar, o BMW Série 1 foi devidamente atualizado com ajudas à condução, e o interior está no topo da qualidade e construção do segmento. Ao nível de design, apresenta um aspeto mais desportivo e tecnologicamente mais desenvolvido. Contudo, é por baixo das novas roupagens que as mudanças são mais radicais. A tração traseira desapareceu e deu lugar a um maior espaço interior.

Assim, o BMW Série 1 dá um novo passo em frente perante uma concorrência cada vez mais forte, conquistando um público jovem que não prescinde de uma performance premium. Uma excelente escolha para a cidade.


BMW Série 1: o veredito da equipa da Carmine


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