BMW X6: o SUV coupé inspirador

Robustez, desempenho, luxo. O novo BMW X6 é um SUV de sonho, mas que será que justifica o preço?

bmw x6 carmine

Lançado em 2008, o BMW X6 nasceu para combinar a elegância de um coupé desportivo com a funcionalidade e a presença de um SUV. As primeiras críticas não foram muito consensuais; por um lado, o design era elogiado, mas, por outro, o aspeto aparentemente desproporcional não agradou a todos. Apesar disso, rapidamente se tornou num sucesso comercial, recebendo algumas atualizações ao longo dos anos e conquistando seguidores leais. Descobre o que há de novo no BMW X6 e porque é que continua relevante no mercado altamente competitivo dos SUVs de luxo.


Desempenho: robusto e estável

O BMW X6 apresenta-se com um leque de três opções de motores: duas a gasolina e uma a diesel, todas mild-hybrid, que permitem reduzir os consumos e as emissões.

O motor X6 xDrive40i M Sport debita uma potência máxima de 381 CV e atinge os 100 km/h em apenas 5,4 segundos. O consumo ronda os 9 L para percorrer 100 quilómetros, ao passo que as emissões são de cerca de 200g de CO2 por quilómetro.

Há também o motor X6 M60i xDrive, com potência máxima de 530 CV e com um consumo ligeiramente superior, os 12L por 100 quilómetros e 280 g/km.

A versão a diesel chega-nos com o motor X6 xDrive30d M Sport, desta vez com uma potência mais comedida, mas, ainda assim, digna de nota. São 298 CV que alcançam os 100 km em 6,1 segundos. Quando aos consumos, descem para os 7 L/100 km, e também as emissões baixam para 184 g/km.

Todas estas motorizações destacam-se pelas tecnologias avançadas de suspensão, direção e tração, que contribuem para uma experiência de condução suave e segura. O sistema de suspensão adaptativa do BMW X6 consegue ajustar automaticamente a altura do veículo e a rigidez da suspensão de acordo com as condições da estrada e a preferência do condutor. Além disso, a tração às quatro rodas também ajuda a manter o controlo e a estabilidade do veículo em condições adversas de clima e terreno.


Design: desportivo e musculado

O design do BMW X6 é caracterizado por uma imagem desportiva e musculada, com uma carroçaria ao estilo coupé SUV. É um veículo imponente, com uma frente larga e agressiva que incorpora os faróis LED finos e angulares, bem como a tradicional grade dianteira em forma de rim, um dos elementos mais icónicos do design da BMW.

A carroçaria do BMW X6 apresenta linhas elegantes, que dão a impressão de movimento, enquanto o teto arqueado, as janelas estreitas e o perfil baixo reforçam o aspeto desportivo. A traseira do carro também incorpora luzes LED estreitas e horizontais, que se estendem ao longo de toda a largura do carro, e um difusor traseiro que ajuda a melhorar a aerodinâmica.

O interior é moderno e luxuoso, com acabamentos de alta qualidade e tecnologia de ponta. Os bancos são de couro premium, enquanto a iluminação ambiente configurável ajuda a criar uma atmosfera relaxante e convidativa. Estão garantidos o espaço e o conforto para toda a família.


Equipamentos: completos logo à entrada

O BMW X6 é convincente com o nível de equipamentos que oferece na versão base. Os destaques incluem sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como o funcionamento automático da porta da bagageira. Ao nível tecnológico, destaque para o BMW Live Cockpit Plus com o seu display curvo que se transforma no ponto central do habitáculo. Os bancos são desportivos, aquecidos e podem ser ajustados eletricamente.

Fruto da forte aposta da marca nos sistemas de segurança e ajuda à condução, o BMW X6 oferece de série o sistema BMW Active Driving Assistant. Este sistema inclui cruise control adaptativo, detetor de ângulo morto ou avisador de colisão frontal.

Como opcionais estão ainda disponíveis o assistente de manutenção na faixa de rodagem, o assistente de mudança de faixa ou um sistema que ajuda a prevenir colisões laterais. Merece também destaque o sistema de som surround Harman Kardon, que inclui um amplificador digital de 408 W, sete canais, equalização específica da viatura e 12 altifalantes. Os amantes de música podem assim apreciar as suas faixas favoritas com a melhor qualidade, num ambiente acusticamente imersivo.


Preço: o luxo paga-se

O preço do BMW X6 varia dependendo da motorização e do nível de equipamentos. O preço do X6 é mais elevado do que o de outros SUVs, devido à sua proposta de luxo e desempenho desportivo, que mais se evidencia fora da estrada.

Os valores arrancam nos 113.400 euros para o motor X6 xDrive30d M Sport, passam pelos 113.900 para o motor X6 xDrive40i M Sport, e continuam pelos 151.700 com o motor X6 M60i xDrive. Isto, claro, se prescindires de packs adicionais ou acessórios.


BMW X6: qual o veredicto?

O BMW X6 é um SUV coupé de luxo, projetado para quem procura um carro confortável com uma dinâmica desportiva. É certo que o preço pode ser algo intimidante, mas o design único e o desempenho sem igual elevam este modelo ao topo do seu segmento.

Assim, se queres investir num companheiro de estrada desportivo, luxuoso e que dê conta de toda e qualquer solicitação, o BMW X6 é uma opção a ter em conta.

Comentários