Carros de 7 lugares usados: o que escolher?

Se a família está a crescer e precisas de acomodar todos com conforto e segurança, vale a pena conhecer estes carros de 7 lugares usados.

interior de carro de 7 lugares usados carmine

Em alguns casos, mais é mesmo mais. Na Carmine.pt não faltam boas opções de carros de 7 lugares usados, com uma terceira fila para transportar toda a família. Fizemos o trabalho de casa e preparamos uma lista dos melhores carros de 7 lugares, que primam pelo espaço e pelo conforto.

1. Citroën C4 Grand Picasso, elegância na estrada

exterior do carro grand c4 picasso, 7 lugares carmine

Pontos positivos
✅ Elegante por dentro e por fora.
✅ Habitabilidade.
✅ Boa suspensão.
✅ Espaço para três cadeiras de criança.

Pontos negativos
❌ Ecrã tátil pouco intuitivo.
❌ A qualidade dos materiais poderia ser melhor.

Os carros de 7 lugares não precisam de ser caixas sem graça, e o Citroën C4 Grand Picasso vem provar isso. Apresenta um design elegante, quer no exterior, quer no interior. Quando entras no veículo, sente-se imediatamente o ambiente repleto de luz. Outro dos pontos fortes é a suspensão afinada, absorvendo eficazmente os impactos sofridos pelos pneus e mantendo a estabilidade nas curvas.

Quando à tecnologia, podes contar com auxílios para simplificar a condução e aumentar a segurança, como o Reconhecimento dos Painéis de Velocidade, Regulador de Velocidade Adaptativo, Alerta de Transposição Involuntária da Linha, sistema Active Safety Brake ou o Sistema Ativo de Controlo dos Ângulos Mortos. O Citroën C4 Grand Picasso é o carro de 7 lugares ideal para acomodar confortavelmente todos os passageiros em longas viagens, com elegância, estabilidade e segurança.

2. Volvo XC90, luxo sobre rodas

exterior do carro volvo xc90 de 7 lugares, carmine

Pontos positivos
✅ Qualidade dos materiais.
✅ Segurança e luxo.
✅ Conforto.

Pontos negativos
❌ Acesso à 3ª fila podia ser mais fácil

O Volvo XC90 é um dos carros de 7 lugares mais cobiçados do mercado, e facilmente se compreende porquê. Trata-se de um modelo completo, que reúne design elegante, alta tecnologia, segurança e utilização funcional.

Mesmo quando vão 7 passageiros a bordo, o Volvo XC90 não deixa o bem-estar ao acaso. É possível fazer várias combinações de disposição com os bancos rebatíveis e ergonómicos. Chegar à terceira fila pode exigir alguma destreza muscular, mas é confortável. E um detalhe importante: os assentos estão posicionados em anfiteatro, ligeiramente levantados, para proporcionar uma visão mais abrangente ao longo da viagem.

A posição do motorista é mais elevada, o que permite uma excelente visibilidade dianteira. Contudo, o capot alto poderá dificultar a visão dos carros à frente. A visibilidade por cima do ombro também não é a melhor, mas para compensar, a câmara 360 graus ajuda a estacionar, mesmo nos locais mais desafiantes.

3. Ford S-Max, o bom gigante

exterior do carro ford s-max de 7 lugares

Pontos positivos
✅ Conforto.
✅ Espaço.
✅ Equipamento.

Pontos negativos
❌ Performance.
❌ Pouco emotivo.

Um dos fatores que mais atraem as pessoas que compram um Ford S-Max é o espaço abundante, sobretudo nas duas primeiras filas. A posição alta dos bancos oferece excelente visibilidade dianteira. A terceira fila poderá ser um pouco mais apertada, mas é ideal para crianças.

Este carro de 7 lugares apresenta um comportamento estável e seguro na estrada, tornando-o ideal para percorrer estradas sinuosas. O facto de ter um centro de gravidade baixo e uma boa suspensão que absorve as irregularidades do piso, proporciona uma condução confortável. A direção é também bastante precisa e responsiva, o que torna as curvas da estrada mais prazerosas.

Todos os modelos têm sensores de estacionamento, ar condicionado de duas zonas, bancos desportivos e para-brisas aquecidos. Assim, se procuras espaço, segurança e versatilidade, e se prescindes de um carro de 7 lugares glamoroso, sem dúvida que o Ford S-Max é uma opção a considerar.

4. Audi Q7, imponência na estrada

exterior de carro audi q7 de 7 lugares na carmine

Pontos positivos
✅ Grande presença na estrada.
✅ Interior espaçoso com muita capacidade de bagagem.
✅ Elevado desempenho.

Pontos negativos
❌ Preço.
❌ Comportamento off-road.

O Audi Q7 é surpreendentemente ágil para as dimensões que apresenta, sobretudo em condução em estrada. Contudo, o comportamento off-road pode deixar algo a desejar, devido a alguma instabilidade na condução em pisos mais irregulares.

Este carro de 7 lugares conta com dois bancos individuais na terceira fila, que podem ser rebatidos com comando elétrico para aumentar o espaço de bagagem. Todos os lugares da segunda e terceira fila possuem fixação ISOFIX para os bancos de crianças.

Os passageiros da frente encontram-se protegidos por airbags frontais, laterais e superiores, sendo que estes últimos alcançam as três filas. No entanto, é possível configurar airbags laterais adicionais para a segunda fila. O veículo conta também com um sistema de estabilização que se ativa automaticamente se detetar o risco de capotamento.

Em resumo, trata-se de um carro de 7 lugares com proporções generosas, excelente desempenho e qualidade acima da média.

5. Volkswagen Tiguan Allspace, um SUV compacto

exterior do carro volkswagen tigual allspace de 7 lugares

Pontos positivos
✅ Conforto
✅ Boa experiência de condução
✅ Diversidade de motorizações

Pontos negativos
❌ Consumo
❌ Algo ruidoso

O Volkswagen Tiguan Allspace é um dos carros de 7 lugares com provas dadas neste segmento tão competitivo. Compacto, robusto e com opções de motorização para todos os gostos, apresenta um comportamento estável e firme na estrada, dando bem de caminhos off-road.

O design é equilibrado, com linhas harmoniosas mas assertivas. A bordo, o Tiguan é espaçoso e minimalista, e tudo o que é necessário está bem acessível ao condutor. O habitáculo oferece uma sensação de bem-estar, conseguindo transportar 7 passageiros sem perder o carácter desportivo e utilitário.

6. Renault Espace, próximo de um crossover

exterior de carro renault espace de 7 lugares

Pontos positivos
✅ Design
✅ Consumo
✅ Equipamentos

Pontos negativos
❌ Bancos traseiros
❌ Altura do teto da segunda fila

O Renault Espace é um carro robusto, largo, longo e baixo, o que lhe concede uma grande presença na estrada. Contudo, apesar das suas dimensões, não é difícil circular com o Renault Espace na cidade. A posição de condução é elevada, o que oferece maior visibilidade, e há a ajuda dos equipamentos de assistência à condução para serpentear em estradas estreitas e estacionar em locais apertados. Aliás, está muito bem servido ao nível de tecnologia, segurança e conforto.

O comportamento assemelha-se a um crossover, e podes contar com uma suspensão especialmente confortável que filtra bem as irregularidades do piso, com um bom isolamento acústico. A destacar também o espaço generoso na segunda fila de bancos, com três assentos que oferecem bastante espaço para as pernas. Menos positivo é a altura livre até ao teto, o que pode ser um problema para os ocupantes mais altos. A terceira fila também deixa um pouco a desejar quanto ao espaço. Os bancos são pequenos e estreitos, e o melhor é reservar estes dois lugares para viagens curtas.

7. Volkswagen Sharan, durável e económico

exterior do carro volkswagen sharan de 7 lugares

Pontos positivos
✅ Consumo
✅ Durabilidade
✅ Preço

Pontos negativos
❌ Acabamentos
❌ Design

O Volkswagen Sharan é um monovolume com excelente qualidade de construção. Já foi descontinuado, mas fez furor ao longo de várias gerações e é possível encontrar bons Volkswagen Sharan usados em Carmine.pt.

Este modelo encontra-se especialmente adaptado para famílias e apetrechado com múltiplas tecnologias de segurança que conferem tranquilidade e confiança a quem viaja a bordo. Os motores são potentes e apresentam baixos consumos. Contudo, alguns condutores não apreciam o design já ultrapassado do Volkswagen Sharan, ainda inspirado em linhas mais retas e angulares.

8. Peugeot 5008, acessível e futurista

exterior do carro peugeot 5008 de 7 lugares

Pontos positivos
✅ Design
✅ Conforto
✅ Preço

Pontos negativos
❌ Consumo
❌ Espaço na terceira fila

O Peugeot 5008 é um carro de 7 lugares exuberante, com uma estética musculada que não deixa ninguém indiferente. A posição de condução é mais elevada que o habitual, o que contribui para uma experiência de condução bastante agradável.

Não é fácil igualar o Peugeot 5008 7 lugares usado quanto ao espaço, conforto e preço. É uma boa aposta para uma família que procura um carro de 7 lugares mas que não tem um orçamento muito folgado. Mesmo com as versões mais simples, os condutores têm acesso a um conjunto bastante completo de equipamentos, o que o torna num dos carros com melhor relação qualidade/preço.

Não existem carros de 7 lugares perfeitos, mas…

Todos os carros de 7 lugares têm vantagens e desvantagens: o truque é perceber se aquilo que é considerado como uma desvantagem para outros condutores, pode até não o ser para ti. Com esta lista dos melhores carros de 7 lugares, terás uma perspetiva mais alargada do que podes contar de cada modelo, e fazer a escolha perfeita… para ti! Podes ver os carros usados de 7 lugares que temos disponíveis na Carmine.pt.

Comentários