Cupra Formentor: adrenalina em estado SUV

É impossível ignorar o novo Cupra Formentor. Mas será que as prestações estão à altura do design?

O Cupra Formentor é o primeiro modelo fabricado de raiz pela e para a Cupra, a marca desportiva da SEAT e isso nota-se. O design é moderno e desportivo, com linhas dinâmicas que surpreendem na estrada. Mas será que o conforto e desempenho estão à altura?


Desempenho: motorizações para todos os gostos

O Cupra Formentor tem motorizações a gasolina, a gasóleo e híbridas, para dar resposta a quem não dispensa o “ronronar” dos motores a combustão, e para quem prefere ser mais comedido nos consumos. Há quatro motores a gasolina, com potências entre 150 e 390 CV e cilindradas que vão até 2.480 CC. Já o motor híbrido a gasolina tem potência de 204 CV de 1.395 CC, apoiado por um motor elétrico de 55 kW. Por fim, podemos encontrar o Cupra Formentor a gasóleo com 150 CV e 1.968 CC.

No que diz respeito aos consumos, os motores com menor potência gastam cerca de 7 L / 100 km em regime combinado. Contudo, podemos encontrar consumos na ordem dos 10 L para potências mais elevadas. Todo este poderio mecânico pode ser gerido por caixas de 6 ou 7 velocidades, fazendo com que consiga cumprir o sprint até aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos nas versões mais potentes, e chegar aos 250 km/h de velocidade máxima. Mas mesmo nas versões base, a experiência ao volante deste SUV desportivo é segura, com uma direção precisa


Design: carroçaria vincada impossível de ignorar

Entradas de ar agressivas, ombros largos e presença musculada – são os principais atributos estilísticos do Cupra Formentor. Este não é o carro para quem quer passar despercebido – pelo contrário, atrai olhares para a sua vincada carroçaria e presença imponente.

Mais do que isso, o Cupra Formentor conseguiu arrecadar o “Red Dot Award” para melhor Design de Produto 2021, um resultado ainda mais surpreendente se consideramos os seus poucos anos de vida como marca independente. No interior, o Cupra Formentor exibe detalhes que o destacam como uma das referências no segmento. São vários os argumentos, desde pespontos no tablier, acabamentos em cobre, os comandos de ignição e modos de condução no volante ou bancos em pele.


Equipamentos: generosos logo à entrada

Não é preciso chegar aos níveis de equipamento mais completos para ter acesso às tecnologias de última geração. É o caso de espelhos retrovisores aquecidos com regulação elétrica e sensores de luz e chuva, que gerem os faróis de acordo com a luminosidade exterior e chuva. Podes também contar com o Assistente de Faixa de Rodagem e o Sistema Anticolisão, que trava automaticamente em caso de emergência. Acrescentando o sistema de deteção de fadiga do condutor e o ecrã com 10 polegadas, o pacote de base fica bem recheado.

Como opção, podes equipar o Cupra Formentor com um ecrã central de 12”, jantes até 20 polegadas e câmara 360 graus. Nas versões mais completas, há o sistema Cruise Control Adaptativo preditivo, que não só mantém a velocidade máxima previamente definida, como também a ajusta em relação ao automóvel da frente, às curvas, cruzamentos, rotundas e limites de velocidade oficiais. O controlo adaptativo do chassis, também opcional, permite ainda ajustar o comportamento do chassis em função da situação específica de condução, proporcionando uma tração perfeita e um elevado nível de conforto.


Preço: só para alguns bolsos

O preço do Cupra Formentor arranca nos 36.142 euros. Na motorização mais potente e no nível mais completo de equipamentos, chega aos 81.352 euros.


Cupra Formentor: qual o veredicto?

O Cupra Formentor apresenta atributos que nem todos os veículos deste segmento se podem gabar de ter. Mesmo a variante mais acessível, mais poupada na potência e no preço, oferece uma experiência envolvente a todos os níveis. E isso chega para este SUV ser como um dos crossovers mais interessantes da atualidade. A variedade de motorizações, incluindo o modo híbrido, a qualidade dos acabamentos e a tecnologia incorporada jogam a favor do Formentor – mas têm um preço. Para quem procura um SUV económico, ou mesmo monovolumes baratos para famílias, há outras opções no mercado mais acessíveis. Assim, se precisas de um parceiro de estrada capaz de responder às exigências familiares, com um comportamento apurado e um pulmão forte, o Cupra Formentor é, sem dúvida, uma opção a explorar.

Comentários