Dacia Duster: o SUV acessível a todos

O Dacia Duster é um dos fenómenos de vendas mais impressionantes na Europa, e não é por acaso. Descobre porque vale a pena conhecê-lo.  

dacia duster carmine

Os resultados não deixam margem para dúvida: o Dacia Duster é, desde 2018, o SUV mais vendido na Europa. Só em 2022, foram vendidas quase 200 mil unidades. Preço, conforto, baixos consumos e muita tecnologia são alguns dos principais argumentos, mas não são os únicos. Afinal, o que está na base deste sucesso internacional que não dá sinais de abrandar? Vamos conhecê-lo.


Desempenho: motorizações para todos

Se há algo que não falta ao Dacia Duster são motorizações. Há versões a GPL, Gasolina e Diesel, cada uma reunindo uma generosa oferta de potências.  Começando pela versão a GPL, o motor Eco-G 100 Bi-Fuel é uma alternativa mais ecológica e amiga do ambiente. É certo que os 100 CV e 160 Nm não são o ideal em desempenho desportivo, mas também não se esperava que assim fosse. Contudo, é mais do que suficiente para uma utilização normal e de baixos consumos.

Nas versões a gasolina há três níveis de potência. O motor TCe 90 FAP, de 3 cilindros, 90 CV, e caixa manual de 6 velocidades oferece uma condução ágil, dinâmica e, ao mesmo tempo, maior respeito pelo ambiente. Mais 40 CV de potência fazem a diferença no motor TCe 130 FAP, graças ao binário de 240 Nm e aos 4 cilindros turbo de 130 CV, que ajudam a tornar o Dacia Duster mais despachado. Apesar de o motor ser mais potente, o que na verdade se destaca é o aumento de binário, que oferece uma disponibilidade superior nas ultrapassagens e retomas de velocidade. Contudo, isso não significa um apetite mais voraz, com a média de consumos a fixar-se nos 6 L/100 km. A fechar as versões a gasolina há o motor TCe 150 FAP, que vê a potência crescer para 150 CV e o binário a aumentar para os 250 Nm.

O cardápio fica concluído com a versão a Diesel, na forma do motor Blue dCi 115,disponível com tração a duas ou quatro rodas. Debaixo do capot há 4 cilindros turbo e uma potência de 115 CV, ao passo que a caixa de 6 velocidades mantém os consumos comedidos, mesmo nos trajetos longos. Este conjunto permite impor ritmos aceitáveis sem dificuldades, mesmo com o carro cheio.


Design: robusto mas agradável

O Dacia Duster mantém-se fiel à sua imagem robusta, a que se juntam detalhes mais modernos: faróis dianteiros com a assinatura luminosa a desenhar um “Y” deitado, retoques na grelha cromada, piscas em LED, um novo spoiler no tejadilho (testado em túnel de vento) e novos farolins. Há uma evolução no estilo que serve o propósito de melhorar a aerodinâmica e garantir uma maior eficiência, sem com isso perder a sua identidade familiar. O Dacia Duster mudou, mas mantém-se igual a si mesmo.

No interior, encontramos uma montagem robusta, com materiais resistente e uma ergonomia à prova de críticas. Ainda que não apresente o nível de requinte do primo Captur, surpreende pela qualidade da construção e pela posição alta elevada condução (que, aliás, não nos deixa esquecer que estamos dentro de um SUV). Como nota geral, o Dacia Duster é um espaço agradável, mais do que suficiente para uma família.


Equipamentos: surpreendentemente completos

O Dacia Duster exibe um compêndio completo de tecnologias de segurança e de assistência à condução. Há cinco níveis: Journey, Journey+, Essential, Expression e Extreme, com dezenas de sistemas avançados que tornam qualquer viagem mais segura e prazerosa.

Não é preciso avançar muito para encontrar os apoios tecnológicos essenciais que já são “obrigatórios” nos modelos novos. Para começar, o Dacia Duster pode ser facilmente emparelhado com o teu telemóvel graças ao Apple CarPlay e Android Auto. Seguimos depois para o sistema multimédia Media Nav de 8 polegadas, fácil e intuitivo. Ficam assim garantidas todas as informações úteis sobre o teu percurso.

Todas as versões contam também com o controlo eletrónico de estabilidade, que fornece a força de travagem necessária às rodas para corrigir o percurso do veículo. Este fator combinado com o sistema de ajuda ao arranque em subida impede que o automóvel descaia quando arrancares numa subida íngreme. Se tiveres de fazer uma travagem repentina, conseguirás imobilizar o veículo num espaço mais curto graças ao sistema de assistência à travagem de urgência.

Somam-se ainda os sistemas que regulam automaticamente a velocidade e que auxiliam o estacionamento traseiro, com os sensores localizados sobre o para-choques bem como a câmara de marcha-atrás multi-view. No essencial, o Dacia Duster é um lugar seguro para toda a família.


Preço: o seu maior trunfo

É neste capítulo que a concorrência não consegue igualar o Dacia Duster. Os preços de entrada arrancam nos €16.400. E mesmo o outro extremo não vai além dos €21.650, valor que é muito competitivo face a outros rivais. Com consumos igualmente reduzidos, o Duster é uma excelente opção.


Veredicto: o Dacia Duster vale a pena?

Não é fácil apontar críticas ao Dacia Duster. Se procuras um SUV espaçoso, confortável e versátil, com o qual possas arriscar fora do asfalto, mas sem gastar muito dinheiro, dificilmente encontrarás melhor. Bem equipado, e potente quanto baste, o Duster é uma das melhores apostas da marca e um dos melhores SUVs do momento.

Comentários