Fiat 500 elétrico: o pequeno grande ícone

É agora exclusivamente elétrico e a marca não poupou no estilo. Descobre o que há de novo no Fiat 500 elétrico.

A Fiat atualizou o seu citadino icónico com uma versão 100% elétrica. As linhas estão mais modernas, mas mantem o charme de sempre, a condução continua a ser simples e divertida e agora está mais potente do que nunca, com o binário disponível a todo o momento. Vamos conhecê-lo.


Desempenho: duas novas motorizações totalmente elétricas

O Fiat 500 elétrico apresenta-se ao mercado português em várias versões: La Prima by Bocelli, Icon, (Red) e Action. A versão base, Action, é a menos potente com um motor de 95 CV e uma autonomia superior a 180 km.

Já a motorização de 118 CV associada à bateria de 42 kWh surge em todos os formatos de carroçaria e restantes níveis de equipamento. Encontramos também um binário máximo de 220 Nm e uma capacidade de aceleração aos 100 km/h em apenas 9 segundos. A velocidade máxima que consegue atingir é de 150 km/h.

O facto de a bateria estar localizada na parte inferior do veículo confere uma boa distribuição do peso e um comportamento dinâmico. A prontidão do binário contribui para uma estabilidade ainda mais notável. A agilidade continua a ser o seu ponto forte, com uma experiência de condução segura e fácil de controlar. Os consumos são bastante aceitáveis, na ordem dos 13 kWh/100 km e, numa condução cuidadosa e estritamente citadina, é possível percorrer mais de 250 km.


Design: o mesmo charme de sempre com apontamentos tecnológicos

Existem 3 variantes do Fiat 500 elétrico: Berlina, Cabrio (descapotável) e 3+1. Esta última tem a particularidade de ter uma pequena porta só do lado do passageiro que abre de forma invertida para facilitar o acesso aos bancos traseiros. Todas as versões exibem um ar moderno, tecnológico e evoluído sem, contudo, perderem a essência do citadino italiano.

Há faróis LED com uma assinatura luminosa redonda que contribuem para uma imagem mais ousada. O Fiat 500 elétrico não tem puxadores físicos nas portas, apenas uma concavidade onde se pressiona um botão para abrir. Na versão cabrio, a lona com o logótipo da marca concede-lhe um ar especialmente distinto.

A distância entre eixos está maior e a posição de condução mais baixa, o que faz com que o habitáculo seja mais espaçoso e confortável. A qualidade dos acabamentos evoluiu significativamente, ao ponto de sentires que estás ao volante de um carro premium.  


Equipamentos: muita tecnologia em todas as versões

O Fiat 500 elétrico conta com 3 níveis de equipamento: La Prima, Icon e Action. O nível Action é a versão de entrada, mas já traz uma base especialmente concebida para o telemóvel, que pode ser ligado por Bluetooth ao veículo. Através de uma aplicação específica, é possível converter o dispositivo na principal forma de interação com o Fiat 500 elétrico. A consola central nas versões de topo exibe um ecrã de 10,25 polegadas de alta definição com o novo sistema de infoentretenimento, onde se inclui a conectividade Apple CarPlay e Android Auto.

Quanto aos equipamentos de segurança, o Fiat 500 elétrico nada deixa desejar. Conta com o sistema de travagem de emergência autónoma, que imobiliza automaticamente o veículo para evitar uma colisão. Além disso, também te ajuda a não adormecer acidentalmente ao volante, através de um aviso visual e auditivo aos primeiros sinais de cansaço. Em caso de acidente, o Fiat 500 elétrico faz uma chamada de emergência, enquanto transmite a localização e estado do veículo.

Por fim, um pequeno grande detalhe. É certo que os carros elétricos emitem sempre uma espécie de silvado para assinalar a sua presença, mas a Fiat decidiu fazê-lo de forma original. Não só o ato de ligar e desligar a ignição produz uma melodia como também se ouve um trecho da música “Amarcord”, de Nino Rota, sempre que o veículo passa os 20 km/h.


Preço: acima da concorrência direta

Os preços do Fiat 500 elétrico arrancam nos 23.800 euros para a versão Action e ascendem aos 36.900 euros no Cabrio com nível de equipamento La Prima. Esta gama de preços fica acima dos mais diretos – apesar de menos charmosos – concorrentes, inclusive os outros citadinos da própria marca.


Fiat 500 elétrico: qual o veredicto?

O Fiat 500 elétrico não foi feito para grandes viagens nem para acomodar grandes famílias, mas tem muitos outros argumentos a favor. Tem autonomia para a circulação urbana, está bastante bem equipado, com tecnologia, acabamentos e design impressionantes. As melhorias que se verificaram na habitabilidade e na agilidade de condução também são muito positivas. Assim, como carro citadino, o Fiat 500 elétrico é uma das melhores propostas elétricas para quem procura um veículo urbano premium.

Comentários