Fiat 500X: compacto, potente e agora híbrido

A febre SUV já chegou ao ícone automóvel italiano. As linhas são intensas, mas será que a performance acompanha? Vamos descobrir.

A Fiat deu um passo arrojado ao criar uma versão do seu famoso citadino ao melhor estilo SUV desportivo. Cheio de atitude e a personalidade, mantém as linhas que tanta fama lhe dão há décadas. Mas será que está preparado para a vida moderna? Descobre tudo sobre o novo Fiat 500X.


Desempenho

Embora o que mais salte à vista no Fiat 500X seja o seu design apaixonante, não deixa de ter um bom desempenho, graças às 3 opções de motorização disponíveis. O motor a gasolina é capaz de produzir uma potência de 120 CV, com um binário máximo de 190 Nm. Consegue chegar aos 100 km/h em 10,7 segundos e consome, em ciclo combinado, cerca de 6,2 L por cada 100 quilómetros percorridos. O comportamento ambiental quantifica-se na ordem dos 140 g de CO2 emitidos por quilómetro.

O motor a diesel vê uma ligeira diminuição na potência, chegando a 95 CV, mas com um ligeiro aumento no binário, agora com 200 Nm. Precisa de mais 3,5 segundos que a motorização anterior para chegar aos 100 km/h e consumo é inferior, na ordem dos 4,0 L por cem quilómetros. Quanto às emissões, são também inferiores, divulgadas pela marca em 106 g de CO2 por quilómetro.

Por fim, temos o motor híbrido, o mais recente e fruto do caminho da Fiat para a eletrificação. O motor 1.5L GSE T4 produz 130 CV, com um binário superior aos das ouras versões de 240 Nm. Apresenta uma rápida capacidade de aceleração, não precisando de mais de 9,4 segundos para atingir os 100 km/h, e o consumo no ciclo combinado é também apelativo, na ordem dos 5,6 L aos 100 quilómetros. Quanto a emissões, e conforme expectável, os números são bem inferiores, na casa dos 106 g de CO2 por quilómetro.

Estes argumentos contribuem para uma mecânica que praticamente não transmite vibrações e consegue atingir boas performances. O motor é enérgico, progride facilmente e a direção é leve, uma vantagem para a condução citadina.


Design

À primeira vista, estamos perante um Fiat 500 em ponto grande. A sempre atraente imagem da família italiana, que seduz os condutores desde 1957, combina-se agora com as linhas do segmento que mais cresce no mercado: o dos SUV e Crossovers. Há um ligeiro restyling que lhe dá um ar mais crescido, especialmente no para-choques e nas óticas redesenhadas. É impossível passar despercebido com um Fiat 500X.

Já no interior, é notório um aumento de qualidade, que já era das melhores no segmento. Há detalhes de decoração muito bem conseguidos, que criam aquele ambiente a que só a marca italiana consegue chegar. Merecem especial destaque os bancos confortáveis em pele e o amplo espaço para os ocupantes dos lugares traseiros. Há também um generoso espaço para arrumação e uma bagageira que passa dos já simpáticos 350L para uns surpreendentes 1000L.


Equipamentos

O Fiat 500X encontra-se bem equipado de série. Desde logo se destaca a superfície antirreflexo no painel infotainment. Já não encontramos os grandes botões de climatização, aliás, prescindíveis para a grande maioria dos fãs da marca, e a temperatura pode agora ser ajustada sem tirar os olhos da estrada.

Há um bom nível de tecnologia de assistência à condução e de segurança. Como a lista é extensa, destacamos o aviso de mudança de faixa de rodagem, reconhecimento dos sinais de trânsito, o aviso de aproximação a veículo da frente e o sistema de travagem automática a baixa velocidade. Há também o alerta de ângulo morto, câmara à retaguarda e cruise-control, dependendo do nível de equipamento escolhido.

Há ainda dois pontos-chave que não merecem passar despercebidos. O primeiro é o sistema de alertas programável, que pode fazer o telemóvel vibrar caso te esqueças de coisas dentro do carro. O sistema também te pode informar caso sejam excedidos os limites de velocidade quando emprestas o carro, o que pode vir a ser útil se deixares um amigo ou um filho levar o carro para sair à noite.

Quanto ao sistema de infotainment, o Fiat 500X parece não ter medido esforços. Há um ecrã de 7 polegadas onde a navegação te permite ir a qualquer lugar, com a melhor rota. Podes também usufruir de todas as funcionalidades do teu smartphone, através da ligação com o Android Auto e Apple Car Play. Em termos de tecnologia, não há dúvida que o novo Fiat 500X está bem apetrechado.


Preço

Os preços do Fiat 500X arrancam nos 22.000 euros e podem chegar aos 35.015 euros, dependendo da motorização e dos equipamentos que escolheres. 


Veredicto: o Fiat 500X vale a pena?

O novo Fiat 500X é bastante mais do que imagem. Há evoluções tecnológicas que merecem atenção. Para além das linhas intensas e de um ambiente interior apelativo, o Fiat 500X vai também pela via da eficácia e estabilidade. Assim, se procuras um pequeno SUV que combine modernidade com um toque emocional, vale a pena considerar o Fiat 500X como o teu próximo parceiro de estrada.

Comentários