Kia EV6: de Bragança a Faro com uma única carga

O Kia EV6 veio agitar as águas da mobilidade elétrica. Descobre a última novidade da marca sul-coreana, com linhas e performance surpreendentes.

kia ev6 carmine

O novo Kia EV6 é a nova proposta da marca sul-coreana, com linhas desportivas, performance de topo, consumos (elétricos) reduzidos e uma autonomia que ultrapassa os 740 km, dependendo da versão escolhida. Já levou para casa o muito desejado prémio “Carro do Ano 2022” na Europa, batendo outros finalistas como o Hyundai Ioniq 5 ou o Cupra Born. O que tem este Kia EV6 de especial para estar a gerar tanto interesse? Vamos conhecê-lo. 


Desempenho: digno de um supercarro

O Kia EV6 apresenta-se com três níveis de motorização elétrica: EV6 Air, EV6 GT-Line e EV6 GT. O acesso à gama faz-se com o EV6 Air, equipado com um motor de 170 CV e um binário de 350 Nm. Atinge a velocidade máxima de 185 km/h e a autonomia anunciada pela marca situa-se nos 578 quilómetros. Números bastantes satisfatórios para o que é essencialmente uma motorização de série.

A fasquia sobe com o EV6 GT-Line, equipado com uma bateria maior, acompanhada por uma potência que sobe até aos 229 CV. Atinge a mesma velocidade máxima do motor anterior, mas a autonomia vai mais longe, chegando aos 740 quilómetros.  O mais desportivo é o EV6 GT, que consegue uma aceleração de apenas 3,5 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/h, o que o coloca no mesmo patamar do mítico Tesla. Para este resultado contribuem a potência de 585 CV do motor elétrico e o binário máximo de 740 Nm, números que tornam este modelo o mais potente Kia de sempre. Para lidar com esta performance, foi necessário criar uma suspensão mais firme, amortecedores adaptáveis e pneus mais largos. A autonomia fica-se pelos 400 quilómetros que, não sendo a maior da gama, não deixa de ser generosa.


Design: futurista e digital

A imagem do Kia EV6 remete claramente para a sua natureza elétrica. As linhas são dinâmicas e transmitem alta tecnologia. A dianteira tem um rosto felino, em posição rebaixada, o que reforça a imagem high-tech. A traseira recebe um spoiler de tejadilho bastante proeminente e um spoiler inferior elevado, o que lhe confere uma identidade arrojada. No geral, a carroçaria é forte, curvilínea e entusiasmante, com uma presença ousada na estrada.

O interior foi cuidadosamente planeado para aproveitar o espaço de forma eficaz. A generosa distância entre eixos permite que as dimensões do habitáculo se situem ao nível de um SUV médio, com uma bagageira de 520 litros. Os bancos modernos e robustos foram criados a partir de plástico reciclado e couro vegan, com um nível de conforto surpreendente. 


Equipamentos: elevado conteúdo tecnológico

O Kia EV6 revela ser uma proposta tecnologicamente avançada. Todas as versões estão bem equipadas com vários sistemas de auxílio à condução. De entrada, podes contar com o assistente à condução em autoestrada (HDA), que faz com que o veículo se desvie de outra viatura demasiado próxima. Há também o cruise control adaptativo, que faz o veículo circular à velocidade que definires, mas mantendo em simultâneo a distância de segurança em relação ao veículo da frente. Igualmente útil é o assistente à manutenção na via de rodagem, que te alerta sempre que te desviares da faixa.

Destaque para a consola central, composta por dois ecrãs curvos de 12,3 polegadas, com um visual evoluído e moderno. Estes dois ecrãs incorporam uma estrutura que permite diminuir o impacto da luz, proporcionando um nível elevado de nitidez. O EV6 GT-Line adiciona equipamentos como a câmara de visão 360º, o monitor de ângulos mortos, o assistente remoto ao estacionamento e bancos com sistema de relaxamento. Por fim, o head-up display projeta informações de condução na base do para-brisas, com realidade aumentada e na linha de visão do condutor.

A versão de topo, o EV6 GT, adiciona jantes de 21 polegadas, bancos desportivos em Alcantara e teto de abrir panorâmico. Vem também equipada com o sistema de som surround Meridian, com 14 altifalantes. Destaque também para o assistente avançado à condução em autoestrada (HDA 2), que ajuda a manter uma distância e uma velocidade programadas em relação ao veículo da frente, mesmo em curvas.


Preço: dentro do expectável

Os preços arrancam nos 56.450 euros para o EV6 Air, e nos 64.050 euros para o GT-Line. A versão topo de gama começa nos 77.700 euros. Se pensarmos que o modelo mais básico de um Tesla anda pelos 116.000 euros, com o EV6 GT consegues ter acesso a um desempenho similar por um valor bastante inferior.


Kia EV6: qual o veredicto?

A eletrificação veio revolucionar a Kia, tornando-a uma marca que pode bater-se com as opções da Tesla. Trata-se de um nível de performance capaz de ombrear com os modelos elétricos topo de gama.

Por isso, se procuras um carro 100% elétrico com um desempenho de topo e uma imagem futurista, com todos os equipamentos, podes encontrar no KIA EV6 uma excelente alternativa.

Comentários