Opel Corsa: qual a escolha certa?

O Opel Corsa é hoje mais procurado do que nunca. Descobre todos os trunfos deste citadino jovial e simpático.

carros mais económicos carmine

O Opel Corsa revolucionou o segmento dos citadinos com a sua estreia em 1982. Desde então, passou por várias atualizações para acompanhar a mudança dos tempos e manter-se como uma das opções mais populares e atrativas do mundo automóvel. Vamos descobrir como a Opel preparou o seu “bestseller” para o futuro.


Desempenho: linha de motores mais completa

As motorizações do Opel Corsa incluem opções a gasolina e a diesel que passam pelos 75, 100 e 130 CV. Algumas podem ser conjugadas com caixas automáticas de 8 velocidades, algo quase inédito neste segmento de mercado.

Como não poderia deixar de ser, há também motores elétricos com potência máxima de 136 CV. Neste caso, a autonomia anunciada chega aos 337 quilómetros, valor satisfatório para as necessidades do dia a dia.

Em qualquer versão, o Opel Corsa está preparado para oferecer uma viagem dinâmica e suave com emissões baixas (ou inexistentes, no caso das versões elétricas). É mais leve que a geração anterior, fruto da aplicação dos mais recentes conceitos de baixo peso, o que potencia um comportamento mais dinâmico e energético, com uma reação mais rápida ao acelerador e consumos mais reduzidos.

A suspensão apresenta um bom acerto e só as irregularidades mais abruptas se fazem sentir. A direção é fiel aos comandos do condutor e a estabilidade da carroçaria oferece uma boa sensação de segurança.


Design: o Opel Corsa mantém a identidade

Apesar das óbvias mudanças, a imagem do Opel Corsa não se confunde visualmente com qualquer um dos seus rivais. A grelha dianteira continua a destacar-se e os faróis são agora mais amplos, com uma assinatura diurna LED que mantém o conceito de “asa”. A linha de tejadilho sobressai com a pintura de dois tons, ao estilo coupé, assumindo um estilo arrojado e jovial.

O Opel Corsa dá a ilusão de que é muito maior do que verdadeiramente é, e pode ser difícil acreditar que é realmente tão estreito quando parece largo. O truque foi reduzir a altura, sem prejudicar a habitabilidade, conseguindo-se assim uma maior presença do carro sem aumentar as dimensões.

Passando para o interior, encontramos uma construção rigorosa, detalhes sofisticados e materiais de alta qualidade. A natureza desportiva torna-se mais evidente pela posição de condução elevada, regulável, rematando os argumentos para um ambiente bem conseguido, a pensar nos ocupantes.


Equipamentos: mais completos que a concorrência

A Opel oferece inúmeras tecnologias que se encontram apenas em carros de classes superiores. Alguns dos equipamentos de última geração que podes encontrar logo de série incluem os faróis de matriz de LED IntelliLux, controlados por uma câmara de alta definição, adaptando-se de forma automática e contínua às condições de tráfego.

Avançando pelos diferentes níveis de equipamento, o Opel Corsa distribui-se por três patamares: Edition, Elegance e GS Line. O primeiro inclui jantes de liga leve de 16 polegadas, ecrã tátil a cores de 7 polegadas, ligações Bluetooth, USB e projeção do smartphone. O nível Elegance acrescenta luz interior em LED, vidros traseiros elétricos e o Pack Visibilidade, com espelho retrovisor interior eletrocromático, sensor de chuva e controlo automático de faróis. Por fim, o patamar mais avançado junta para-choques desportivos à frente e atrás, bancos e pedais desportivos, tejadilho em preto com “spoiler” traseiro integrado.

Quanto aos sistemas de apoio à condução, são propostas inúmeras tecnologias, como o alerta de colisão frontal com travagem automática de emergência e deteção de peões, ou o regulador adaptativo de velocidade baseado em radar, que tornam a condução ainda mais segura e descontraída.

Todos estes equipamentos são surpreendentemente fáceis de utilizar, com comandos bem visíveis, bem posicionados e bem integrados no painel. Tudo parece estar no sítio certo, tornando o interior do Opel Corsa mais fácil de navegar e interagir.


Preço: a tecnologia do Opel Corsa faz-se pagar

São mais de 17 mil euros pedidos pelo motor menos potente do Opel Corsa e, por mais 7 mil euros, podes levar para casa a versão de 130 CV com caixa automática de oito velocidades. Se ainda quiseres acrescentar equipamentos opcionais, vais empurrar o valor mais para cima.

A versão elétrica começa nos 34 mil euros, o que pode ser um preço demasiado elevado para quem está a pensar dar o salto para a mobilidade elétrica. Contudo, a isenção do Imposto Único de Circulação (IUC) e o custo de carregamento podem ser fatores abonatórios para esta escolha.


Opel Corsa usados: a alternativa ainda mais económica

O sucesso do Opel Corsa desde o seu lançamento faz com que seja fácil encontrar bons modelos no mercado de usados.

É por isso que muitos condutores preferem comprar um Opel Corsa usado, pois beneficiam de um preço mais vantajoso, e têm acesso a motores com desempenho satisfatório e um design que se mantém apelativo. Se é o teu caso, explora as boas oportunidades de Opel Corsa usados disponíveis em Carmine.pt, e encontra um carro que condiz contigo. 

É possível ainda encontrar Opel usados para além do Corsa que podem satisfazer as necessidades mais exigentes dos condutores. Astra, Movano, Mokka ou Crossland são alguns dos modelos disponíveis em Carmine.pt, e que podem ser fiáveis companheiros de estrada.


Opel Corsa: qual o veredicto?

É muito fácil gostar deste carro. A marca acertou na fórmula do sucesso e este pequeno utilitário é cada vez mais popular em todo o mundo. Assim, o Corsa soma e segue, pela jovialidade, desempenho, tecnologia e design.

Se a tua condução for maioritariamente urbana, este carro bem pode ser o teu próximo parceiro de estrada. Senta-te confortavelmente no sofá, entra em Carmine.pt e faz match com o teu próximo Opel Corsa usado.

Comentários