Peugeot 205: um clássico eterno

Após mais de 40 anos, o Peugeot 205 mantém um charme irresistível. Descobre tudo sobre este modelo que marcou os anos 80.

peugeot 205 carmine

Em 1983, nascia aquele que viria a transformar-se num modelo lendário para a Peugeot. Os seus criadores ambicionavam um novo automóvel compacto, com desenvoltura quer em ambiente urbano, quer em estrada, capaz de transportar uma família e que fosse também acessível. O resultado foi o Peugeot 205, que acabaria por vender mais de 5 milhões de unidades.

O pequeno leão francês chegou mesmo às pistas e até venceu competições. Destaca-se a primeira vitória no Campeonato do Mundo de Ralis na Finlândia, em 1984, repetindo a proeza em 1985 e 1986. Um ano mais tarde, vence o Paris-Dakar, registando-se uma segunda vitória em 1988. Com este currículo, há motivos mais do que suficientes para esperar boas oportunidades no mercado de usados. Descobre tudo sobre este clássico eterno, o Peugeot 205.


Desempenho: entre o melhor que se fazia na altura

O Peugeot 205 foi o primeiro da marca a receber uma gama muito variada de motores. Na altura, foi proposto com quatro motores a gasolina e um a gasóleo, com a potência a variar entre 45 e 200 CV, mas com um consumo muito inferior ao dos seus homólogos. A opção de caixa de velocidades automática, rara na altura, fez furor no mercado.

Com o tempo, a gama passou a incluir a versão GTI e Turbo 16, bem como a carroçaria de 3 portas. Estava criada a combinação perfeita de baixo peso, motor potente e dinâmica excitante que todos os jovens queriam ter. O comportamento em estrada fazia as delícias dos apaixonados pela condução, com acelerações sonoras e bem aparatosas que chegavam a atingir os 190 km/h.


Design: um símbolo dos anos 80 (e em diante)

Em termos de design, o Peugeot 205 inaugurou alguns elementos que ainda hoje são distintivos da marca. À primeira vista falamos da grelha com barras horizontais e a faixa entre as luzes traseiras, que marcam a entrada da Peugeot no mercado de compactos espaçosos, eficientes e económicos.

No interior, a versão GTI fazia valer a sua imagem desportiva, com o volante a incluir a vermelho a designação do modelo, e bancos com laterais em pele. Detalhes que faziam antever um comportamento afoito na estrada, ao gosto dos automobilistas mais ousados. 


Equipamentos: aposta no essencial

Não se podia esperar, à época, o emparelhamento do telemóvel com o Apple CarPlay ou com o Android Auto, nem um ecrã de várias polegadas a emitir avisos sobre a aproximação de peões. No Peugeot 205, tudo é feito de forma simples e natural: é o condutor que tem de dominar o veículo com as suas próprias mãos.

Assim, contar com um Peugeot 205 é regressar às origens, pausando por um momento a onda tecnológica que invadiu o mundo automóvel. É uma oportunidade para sentir todas as vibrações e os sons que o carro comunica ao condutor, numa viagem ao passado.


Preço: clássico, tal como Peugeot 205

No mercado de usados é possível encontrar o Peugeot 205 em bom estado. Em Carmine.pt, há opções a começar nos 6.750 euros, com 85 CV e pouco mais de 62.000 quilómetros. Se ficaste a pensar no GTI, custam entre 15.000 e 35.000 euros. Por outro lado, o mais caro tem uma potência de 115 CV e 30.000 quilómetros de experiência no asfalto, com bancos desportivos tipo Baket e jantes especiais de 14 polegadas.


Peugeot 205: qual o veredicto?

A história do Peugeot 205 não deixa margem para dúvidas. Apesar de já ter largas décadas de existência, continua a chamar a atenção pelo seu charme intemporal e pelo desempenho que, ainda hoje, é notável.

Assim, se procuras um clássico que não te deixe ficar mal em estrada, e que te faça sentir a adrenalina de conduzir, explora os Peugeot 205 usados que temos disponíveis e acrescenta mais emoção às tuas viagens.

Comentários