Peugeot 3008: tudo o que precisas de saber

Olhar felino, espaçoso, robusto e tecnológico. Descobre se o Peugeot 3008 é o SUV para a tua família.

peugeot 3008 carmine

O novo Peugeot 3008 é um SUV familiar espaçoso e confortável, com tecnologia de última geração, e um design atualizado que impressiona. Lançado em 2017, já ultrapassou o marco do milhão de unidades vendidas e ocupa o segundo lugar do segmento SUV em Portugal. Perante números tão expressivos, impõe-se a questão: o Peugeot 3008 vale mesmo a pena? Descobre se este é o SUV para a tua família.

Desempenho

O Peugeot 3008 é um SUV desportivo com uma excelente performance para o seu porte. Na versão 1.2 PureTech de 130 cv, a mais acessível, faz dos 0 aos 100 em 9.5 segundos, e atinge uma velocidade máxima de 188 km/h, com um consumo médio de 6.2 L/100. Tem uma grande distância entre eixos, tração dianteira e um binário que atinge os 230 Nm.

Versões

O Peugeot 3008 encontra-se disponível em nada menos do que 13 versões, entre motores a combustão e híbridos plug-in. As versões apenas a combustão agrupam-se em 3 opções, Peugeot 3008 SUV Active, o Peugeot 3008 SUV Allure, e o Peugeot 3008 SUV GT, com motorizações 1.2 L PureTech com 130 cavalos e consumos de 6.2L/100 ou 1.5 L BlueHDI com a mesma potência e consumos de 5.2 L/100.

O Peugeot 3008 SUV Active é a versão mais acessível, mas, ainda assim, não deixa de surpreender pela decoração do painel de bordo e dos painéis das portas com carbono. Vem equipado com ar condicionado automático, retrovisores exteriores elétricos e faróis de halogéneo. Já o Peugeot 3008 SUV Allure consiste numa versão intermédia, que acrescenta um auxiliar visual e sonoro ao estacionamento, retrovisores exteriores com iluminação LED, vidros escurecidos e inclui também airbags de cortina. Conta com acesso e ligação ao sistema de mãos-livres. 

A fechar as versões a combustão, o Peugeot 3008 SUV GT é o mais desportivo. O painel de bordo e os painéis das portas apresentam decoração Alcântara, com barras de teto longitudinais em cromado, e jantes em liga leve de 18 polegadas. A estas opções somam-se outras 4 híbridas, que vão dos 225 aos 300 cavalos.

Design e equipamentos

O Peugeot 3008 tem um design desportivo mas equilibrado. É espaçoso e confortável: as áreas internas e a mala são generosamente dimensionadas. Na estrada, apesar do centro de gravidade elevado, apresenta um comportamento firme e estável.

O novo Peugeot 3008 traz uma enorme variedade de equipamentos para satisfazer os passageiros mais exigentes. Alguns exemplos são o teto solar panorâmico, o painel digital central, bancos dianteiros com ajustes elétricos, faróis totalmente em LED ou estacionamento automático.

Merece especial destaque o i-Cockpit 2.0, um ambiente sofisticado e envolvente, totalmente vocacionado para o condutor, que permite o controlo digital de várias funções do veículo.

O i-Cockpit encontra-se especialmente vocacionado para gerir o funcionamento elétrico do veículo. O condutor tem acesso fácil, imediato e intuitivo a informações de condução específicas, como a escolha do modo de condução, que pode ser 100% elétrica, híbrida ou Sport, que faz uso total de ambos os motores para máximo desempenho.

Além disso, o Peugeot 3008 plug-in hybrid conta com um sistema inteligente de recuperação da energia de travagem. Desta forma, o desperdício de energia é praticamente nulo e o condutor consegue aumentar o alcance da condução elétrica do veículo. 

Preços

O preço do novo Peugeot 3008 começa nos 35 mil euros, para a versão Active Pack 1.2 PureTech 130 CVM6 e vai até aos mais de 56 mil euros, na versão mais cara GT HYBRID4 300cv e-EAT8.

Veredito: o Peugeot 3008 vale a pena?

A resposta parece ser um retumbante sim. O Peugeot 3008 encontra-se na disputa pela liderança da classe SUV em Portugal, e comprova-se o excelente equilíbrio entre conforto e estabilidade, a par da agilidade e precisão da condução. O Peugeot 3008 tem um merecido lugar de destaque no seu segmento.

Assim, se estás a pensar em comprar um SUV, e se procuras praticidade familiar, design e desempenho impressionantes, então o Peugeot 3008 é um sério candidato como teu próximo parceiro na estrada.

Comentários