5 melhores pick-up para trabalho e lazer

Descobre as melhores pick-up com capacidade off-road e resistência garantida. Perfeitas para trabalho e lazer.

As pick-ups combinam o melhor de dois mundos: trabalho e lazer. São espaçosas e robustas, têm uma versatilidade que lhes permite enfrentar qualquer tipo de terreno e não deixam ninguém ficar mal quando surgem imprevistos.  Mas são também veículos perfeitos para lazer, onde cabe quase tudo – daqueles móveis mais antigos às bicicletas para o fim-de-semana – e são especialmente indicadas para quem gosta de se aventurar pelos trilhos mais sinuosos nos tempos livres. Estas são as 5 melhores pick-ups do momento.

1. Ford Ranger, pronta para trabalho pesado

A Ford Ranger é uma das melhores pick-ups do momento e basta um primeiro olhar para o perceber. Tem uma aparência sóbria e robusta, mais espaço de carga do que o seu antecessor, e uma distância entre eixos mais longa. A bordo, a cabine destaca-se por um painel de instrumentos digital e um sistema multimédia composto por ecrã touch 10,1 ou 12 polegadas.

Quanto às motorizações, podes escolher entre três unidades turbo-diesel e uma a gasolina. A gama diesel começa com o bloco EcoBlue de 2,0 litros, com 170 ou 213 cv. Há também um V6 de 3,0 litros com 241 cv. Do lado da gasolina, há um motor de 2,3 litros com 302 cv, além de uma variante com a designação Raptor com um V6 biturbo de 292 cv, ou o bloco diesel 2.0 litros de 213 CV do modelo anterior. Dependendo da versão, a tração pode ser às duas rodas traseiras ou às quatro, com transmissão manual ou automática.

A Ford Ranger está disponível com carroçaria SuperCab e Double Cab, estruturada em cinco níveis de acabamento: XL, XLT, Sport, Wildtrack e Raptor, tendo os dois últimos uma orientação mais off-road. Para personalizar a Ranger, a Ford oferece uma linha de 150 acessórios desenvolvidos pela marca ARB 4×4. Consoante o acabamento escolhido, haverá um pacote mais ou menos completo de sistemas de assistência à condução, cada vez mais semelhantes aos automóveis de passageiros.

2. Jeep Gladiator, a mais sofisticada

A Jeep Gladiator foi apresentada em 2020 para se tornar numa das maiores pick-ups do mercado. Tem 5,60 metros de comprimento, e encontra-se disponível numa carroçaria de cabine dupla, com cinco lugares e quatro portas. A caixa traseira permite carregar até 613 quilos, o que representa um valor abaixo da concorrência, sendo, por isso, mais voltada para o uso recreativo do que profissional.

Quanto às motorizações, encontramos um motor diesel V6 com 264 CV às 3.600 rpm. A Jeep Gladiator conta com uma caixa automática de oito velocidades que permite a condução em tração dianteira ou 4×4. Atinge os 177 km/h, acelera dos 0 aos 100 em 8,6 segundos e anuncia um consumo médio de 9,5 l/100 km.

A versão de base chama-se Overland, e vem equipada de forma a satisfazer o mais tecnológico dos condutores. Acima está o Gladiator Launch Edition, com detalhes mais exclusivos, mas que implicam um preço mais elevado. Com os acessórios Mopar, abre-se um mundo de possibilidades de personalização da Jeep Gladiator.

3. Mitsubishi L200, a pick-up que veio do futuro

A Mitsubishi L200 apresenta um chassis em escada, um sistema de tração às quatro rodas e uma distância ao solo de 220 milímetros, o que faz com que o seu desempenho off-road seja exemplar.

A aparência geral da Mitsubishi L200 é musculosa, mas ligeiramente futurista. O interior, praticamente igual ao do modelo anterior, é funcional, procurando acima de tudo a ergonomia. A Mitsubishi L200 é movida por um motor diesel turboalimentado de quatro cilindros e 2,3 L com 150 cv e 400 Nm. Oferece uma velocidade máxima de 174 km/h, uma carga útil máxima de 1.080 kg e uma capacidade de reboque até 3.500 kg. Podes escolher entre uma transmissão automática ou manual, ambas de seis mudanças.

Entre os equipamentos de destaque, oferece acesso ao veículo sem chave, ar condicionado e ligação Bluetooth. Nas versões mais caras, poderás encontrar acabamento cromado, jantes de liga leve de 18 polegadas, faróis LED, câmara traseira, sistema de infoentretenimento com ecrã touch, bancos dianteiros aquecidos, iluminação ambiente e portas USB traseiras.

4. Nissan Navara, uma pick-up que respira tradição

A Nissan Navara é uma das picks-up de maior longevidade da marca japonesa, e já vai na 12ª edição. Apresenta-se com dois tipos de carroçaria. A King Cab (cabine estendida) pode transportar quatro passageiros, usa suspensão de molas e tem um comprimento de cama de 1.788 mm. A Cabine Dupla tem capacidade para cinco ocupantes, a suspensão é Multi-Link e a dimensão da caixa é reduzida para 1.578 mm. Podes também escolher o Cabin Chassis para transformações especiais. A Navara oferece uma carga útil de 1.000 kg e é capaz de rebocar até 3.500 kg.

A Nissan Navara oferce duas motorizações diesel: um motor 2.3 dCi que pode ser escolhido com 161 ou 190 cv, associado a uma caixa manual de seis velocidades e uma automática de sete velocidades. Possui tração 4×4, e diferencial traseiro com bloqueio elétrico.

O equipamento da Nissan Navara foi estruturado em quatro níveis de acabamento. O mais simples, Visia, já oferece jantes de aço, Cruise Control e ar-condicionado. Segue-se a versão Acenta que acrescenta jantes de 16 polegadas, vidros elétricos traseiros e chave inteligente com botão de arranque. Acima está o N-Connecta que inclui jantes de 18 polegadas, controlo climático de zona dupla e ecrã touch de 7 polegadas. O acabamento Tekna adiciona uma câmara de visão 360º, teto panorâmico e estofos em couro.

5. Toyota Hilux, mais de 50 de inovação

A Toyota Hilux é uma pick-up histórica, lançada originalmente em 1968. Em 2021, foi atualizada com motores diesel mais eficientes e melhorias nos equipamentos de segurança. Não se encontram muitas alterações externas, salvo pequenas modificações no para-choques dianteiro e na grade – mas diga-se que não fazem falta. Foram incluídas, isso sim, novas óticas LED e foram renovados os conjuntos de jantes e a gama de cores, com três novas tonalidades.

Quanto às motorizações, a variante Access conta com o motor 2.4D que entrega 150 CV, associado a uma caixa manual de seis velocidades. Para quem procura uma prestação superior, existe o 2.8D com 204 CV, neste caso associado à caixa automática de seis velocidades.

É possível escolher entre três carroçarias. Para uma utilização mais profissional, existe a cabina simples ou a cabina extra e quatro lugares. A mais procurada é a cabine dupla, disponível com os acabamentos GX, GX Plus, VX e VXL. Existe ainda o recém-estreado acabamento Invincible como topo de gama, com uma imagem mais robusta, acesso e arranque sem chave e faróis LED. Equipamentos mais simples, como ar condicionado, faróis de nevoeiro, controlo de estabilidade VSC e de oscilação de reboque TCS vêem de base. O caráter desportivo foi introduzido em 2022 pela Hilux GR Sport.

Estas são as 5 melhores pick-ups do momento, com um design icónico e prestações acima de qualquer suspeita. São indicadas tanto para uso profissional como para descontrair ao fim-de-semana e uma excelente opção para quem procura um parceiro de confiança na estrada. Encontra a tua próxima pick-up no nosso site, aqui.

Comentários

This Post Has One Comment