Range Rover Evoque: características, desempenho, preços

Um olhar para o novo Range Rover Evoque é suficiente para despertar paixão. Falta saber se o desempenho está à altura das expectativas. Vamos conhecê-lo.

range rover evoque carmine.pt

O Range Rover Evoque foi renovado com mais versões e motorizações. Traz bastantes melhorias em relação ao seu antecessor, e o design elegante está a despertar a atenção dos condutores em todo o mundo, mesmo dos que ainda não se tinham rendido à marca. Mas será que o Range Rover Evoque vale mesmo a pena?


Desempenho

O Range Rover Evoque tem novos argumentos mecânicos. Há dois motores a diesel, dois a gasolina e um híbrido, que apresentam um bom desempenho para o segmento.

Diesel

  • D165 FWD Manual: 10,1 segundos dos 0 aos 100, 163 CV, consumo de 6,1 L e 160 g de emissões de CO2 por quilómetro.
  • D165 AWD Automático MHEV: 9,8 segundos dos 0 aos 100, 163 CV, consumo de 6,5 L e 169 g de emissões de CO2 por quilómetro.

Gasolina

  • P160 FWD Automático MHEV: 10,3 segundos dos 0 aos 100, 160 CV, consumo de 8,1 L e 182 g de emissões de CO2 por quilómetro.
  • P300 AWD Automático MHEV: 6,8 segundos dos 0 aos 100, 300 CV, consumo de 9,2 L e 207 g de emissões de CO2 por quilómetro.

Híbrido

  • P300e Automático AWD PHEV: 6,4 segundos dos 0 aos 100, 308 CV, consumo de 1,5 L e 34 g de emissões de CO2 por quilómetro.

Os novos motores são mais potentes e mais eficientes, o que o torna competente não só para a utilização urbana, como também para uma experiência segura fora da estrada, lidando facilmente com qualquer mudança de clima ou de terreno. Apesar do centro de gravidade elevado, o Range Rover Evoque apresenta um comportamento de condução preciso e estável.


Design

O design do Range Rover Evoque foi pensado para atrair olhares. As superfícies são elegantes e estilizadas. O teto tem uma ligeira inclinação descendente que lhe confere um ar desportivo. As dimensões exteriores parecem mais reduzidas do que são, ao estilo coupé. Tem uma grande distância entre eixos e uma altura generosa relativamente ao solo.

Mas o apelo não se fica pelo exterior. Também o interior é um dos mais acolhedores e luxuosos do segmento, dominado por linhas retas com materiais de elevada qualidade. O Range Rover Evoque cresceu por dentro relativamente à versão anterior, pelo que agora há mais espaço e mais conforto para todos os ocupantes. As portas traseiras também estão mais largas, o que melhora o acesso ao interior.


Equipamentos

Os equipamentos tecnológicos do Range Rover Evoque surpreendem. Há, desde logo, um painel de instrumentos digital com umas generosas 12,3 polegadas, a par de dois ecrãs táteis de infotainment com 10 polegadas.

O carro vem equipado com as tecnologias mais atuais de assistência ao condutor. Falamos, por exemplo, da compatibilidade com Apple CarPlay, Android Auto, Sistema de Navegação com aprendizagem automática, Controlo de Descida de Declives, Arranque de Baixa Tração ou faróis LED Matrix.

Junta-se ao impressionante cardápio um capot “invisível” (Clear Sight Ground View), que permite ver o que está imediatamente à frente e que o capot não deixa ver – o que é um auxiliar precioso em condução, seja na estrada ou offroad. Merece também especial referência o retrovisor digital, onde uma câmara traseira assegura a total visibilidade mesmo quando a bagageira está cheia até ao teto.

Há uma grande aposta na conetividade, com atualizações remotas e, em complemento, o Sistema de Som Surround MeridianTM disponibiliza uma experiência de sala de espetáculos em todas as viagens.


Preço

O preço do Range Rover Evoque começa nos €47.411 e pode ir até aos €85.578, dependendo da motorização e do nível de equipamento.


Range Rover Evoque: missão cumprida?

Sim, o Range Rover Evoque é praticamente tudo o que esperávamos que fosse. Se tivéssemos de apontar um senão, seria talvez o seu apetite algo voraz, que faz notar pelo consumo de 8 ou 9 litros aos 100 quilómetros.

Está totalmente equipado para as aventuras urbanas do século XXI. O seu dinamismo está preparado tanto para a condução em cidade como para os locais mais inóspitos. Assim, se procuras o SUV mais elegante e mais sedutor do mercado, que não deixa ninguém indiferente, então o Range Rover Evoque bem pode ser a tua primeira escolha.

Comentários