SEAT Leon: será este o mais equilibrado da marca?

Fomos descobrir se esta é a versão mais equilibrada do familiar compacto espanhol. Descobre tudo o que o SEAT Leon tem para oferecer.

Já na quarta geração, o novo SEAT Leon chega mais distinto, aprimorado e, sem querer revelar o veredicto demasiado cedo, surpreendente. Esta renovação feita pela marca espanhola tem sido aclamada pela crítica, mas será que tem argumentos suficientes para se defender da concorrência durante os próximos tempos? Vejamos.


Desempenho

O SEAT Leon apresenta-se uma motorização a gasolina e duas a gasóleo. A primeiro oferece uma potência de 110 CV e um consumo de 5,7 L aos 100 quilómetros. Consegue atingir a velocidade máxima de 197 km/h. Quanto a emissões, liberta 130 g de CO2 por quilómetro. Já os dois motores a gasóleo estão disponíveis nas potências de 115 e 150 CV, não diferindo muito quanto ao consumo e às emissões. Respetivamente, conseguem acelerar, no máximo, até aos 200 e 215 km/h.

Mesmo o motor com menor potência não desilude, dando bem conta de si e mostrando disponibilidade e elasticidade em qualquer regime. O comportamento em estrada é rigoroso, mesmo em condições mais sinuosas. O SEAT Leon proporciona uma das experiências de condução mais agradáveis e descomplicadas do segmento.


Design

A marca espanhola parece ter acertado no visual da quarta geração do seu compacto familiar. Está agora mais bonito, com linhas mais vincadas, espelhos retrovisores pontiagudos, capot mais comprido e um para-brisas mais vertical.

Merece especial destaque a luz traseira de largura total. Esta característica injeta uma aparência futurista na condução noturna e acrescenta um toque de cor durante o dia. Além disso, a nova grelha diamante (com mais 40 mm comparativamente à geração anterior) é outra novidade a destacar, para além das letras Leon manuscritas que lhe conferem um perfil distinto e impactante.

Já no interior, encontramos mais espaço e maior capacidade da bagageira, graças à maior distância entre eixos. Há também uma clara inspiração minimalista, com texturas subtis e materiais de alta qualidade, especialmente agradáveis ao toque. Os argumentos de design do SEAT Leon são, assim, bastantes convincentes para o manter como novo e cheio de personalidade, mesmo na presença dos rivais.


Equipamentos

O novo SEAT Leon encontra-se disponível em dois níveis de equipamento: Style e FR. O primeiro, de base, conta com volante multifunções em pele, retrovisores elétricos aquecidos, sensor de luz e de chuva e espelho anti-encandeamento automático. Quanto à iluminação, há duas luzes de leitura dianteiras e traseiras, luz LED na mala e no porta-luvas.

A aposta tecnológica do SEAT Leon não deixa a segurança de lado e são vários os equipamentos que o comprovam. Os sistemas de apoio à condução são bastante completos, incluindo Assistente de Faixa de Rodagem, câmara multifunções, aviso de colisão com travagem de emergência e cruise control com limitador de velocidade. Podes também encontrar o sofisticado computador de bordo “Medium” com display multifunções, e um sistema de som com 7 altifalantes controlados num ecrã de 8,25 polegadas.

Já a versão FR acrescenta inserções decorativas na consola e espelho retrovisor do passageiro com ajuste ativado ao fazer marcha atrás. Adicionalmente, há ainda a possibilidade de configurar perfis de condução. Assim, qualquer das versões está bem preparada para os desafios da condução, tornando cada viagem um verdadeiro prazer.


Preço

O preço do SEAT Leon começa nos 28.652 euros, na motorização mais baixa e no nível de equipamentos mais básico. Chega aos 39.162 euros no motor mais potente e com os equipamentos completos.


Veredito: o SEAT Leon vale a pena?

Sim, o SEAT Leon mudou para melhor e é hoje um compacto familiar bastante polivalente. Não só oferece uma experiência de condução agradável, como está bem equipado, com um amplo espaço interior e de bagageira.

Assim, se procuras um carro para toda a família que seja equilibrado, sensato, fiável e seguro, o SEAT Leon destaca-se pelos melhores motivos, com o bónus especial de apresentar um estilo estético bastante melhorado. Toda esta combinação de talentos faz do SEAT Leon um dos melhores utilitários do mercado.

Comentários