Volvo EX90: o automóvel mais seguro de sempre?

O Volvo EX90 está a ser anunciado como o automóvel mais seguro alguma vez criado. E pode bem ser assim. Descobre tudo sobre este SUV.

Assim que saiu de produção, começou a dar que falar pelo mundo inteiro. O novo Volvo EX90 assume-se como um topo de gama, ao lado dos gigantes do mundo automóvel. É um modelo muito completo, confortável, tecnológico e acima de tudo, seguro. Mas o que é o que torna tão especial?

Desempenho

O Volve EX90 oferece uma experiência de condução bem acima da média. Este SUV de 7 lugares encontra-se disponível em duas motorizações: Twin Motor e Twin Motor Performance. A primeira conta com uma potência de 408 CV e um impressionante binário de 770 Nm/rpm, atingindo os 100 à hora em apenas 5,9 segundos. Já a motorização Twin Motor Performance promete não somente uma potência de 517 CV, como também uma aceleração 0-100 km/h em 4,9 segundos. O binário passa para uns impressionantes 910 Nm/rpm – sempre disponíveis, ou não fosse este um dos grandes argumentos dos carros elétricos.

A bateria oferece uma das autonomias mais generosas do mercado, até 600 km, sendo que o condutor só precisa de esperar meia hora para que fique carregada a 80%. E um pormenor surpreendente: há bateria para o condutor e também para o vizinho, se ele precisar. Isto porque o Volvo EX90 permite carga bidirecional; isto é, o próprio SUV pode fornecer energia a outros veículos ou até mesmo à casa.

Design

O Volvo EX90 apresenta um design futurista, mantendo algumas linhas que o tornam reconhecível como pertencendo à marca. O seu design pauta-se pelas superfícies musculadas, mas simultaneamente limpas de arestas. A inspiração veio do estilo de vida escandinavo e na sua relação simbiótica com a natureza. Destacam-se os faróis que se abrem para os projetores se erguerem e fazerem o seu trabalho.

Os puxadores das portas são embutidos e os vidros são nivelados para que o veículo obtenha uma maior fluidez aerodinâmica. Isto faz com que o Volvo EX90 consiga atingir um coeficiente aerodinâmico de 0,29, que constitui um valor muito competitivo para as grandes dimensões que apresenta.

A juntar a estes argumentos, há a possibilidade de personalizar o veículo com sete cores exteriores, todas com a possibilidade de sincronizar com a decoração interior e com os estofos. No interior, imperam materiais reciclados e de origem natural, fruto da preocupação da Volvo em assumir uma postura amiga do ambiente.

Equipamentos

O ponto de partida do Volvo EX90 inclui um generoso ecrã central de 14,5 polegadas com integração Google, compatível com o Apple CarPlay e o Android Auto. O facto de ter ligação 5G facilita a utilização de uma série de aplicações no ecrã central.

A seu favor tem também o sistema de áudio da “Bowers & Wilkins” com “Dolby Atmos” e colunas integradas nos apoios de cabeça para uma experiência de som mais envolvente. Aliás, este sistema é uma estreia absoluta na marca. De série, há ainda a possibilidade de trancar e destrancar o Volvo EX90 apenas com o telemóvel.

Merece especial destaque o sistema “LiDAR”, que posiciona o Volvo EX90 num nível tecnológico e de segurança sem precedentes. Este sistema prepara o veículo para a condução totalmente autónoma, ou seja, está equipado com o hardware necessário para que possa andar sozinho. Assim, quando tal for possível, o Volvo EX90 já estará pronto. Isto graças às 8 câmaras, 16 sensores ultrassónicos e cinco radares, que recolhem informação processada com tecnologia da NVIDIA.

E se a marca anuncia que este é o veículo mais seguro de sempre, parece haver razões mais que suficientes para tal. O Volvo EX90 integra um escudo de segurança invisível que deteta a estrada, de dia ou de noite, bem como objetos circundantes, para que possam ser evitados. E ainda melhora: consegue avaliar a concentração do olhar do condutor para verificar se estás distraído e, se não houver resposta a avisos óbvios, o automóvel imobiliza-se e liga as luzes de perigo. Como se isto não bastasse, é ainda capaz de detetar vida a bordo e os batimentos cardíacos até de crianças, atuando caso os sinais se degradem por estarem fechadas no veículo. É caso para dizer que o Volvo EX90 é um dos sítios mais seguros onde poderás estar.

Preço

A marca anuncia o valor de venda recomendado de €108.166 para a motorização de entrada, enquanto o mais potente Twin Motor Performance começa com o preço de €113.258.

Volvo EX90: a concorrência que se cuide

A Volvo parece estar a atravessar uma das melhoras fases da sua história com este Volvo EX90, o seu primeiro SUV 100% elétrico de 7 lugares. O compêndio tecnológico é impressionante, o design minimalista é sofisticado e o desempenho e níveis de segurança bem acima da média. Um dos melhores SUV que o dinheiro pode comprar e que vai continuar a definir o padrão para os próximos anos.

Comentários