Estrada nacional 2: uma viagem eletrizante

A Estrada Nacional 2 é a maior estrada portuguesa e uma das mais antigas do mundo. Entra na aventura e atravessa Portugal de norte a sul a bordo de um carro elétrico.

estrada nacional 2 carmine

A Estrada Nacional 2 (EN2) é a nossa Route 66. Inaugurada em 1945 e com cerca de 740 km, esta estrada atravessa 11 distritos, 35 municípios, 13 rios e 11 serras do nosso país.

Se queres conhecer a verdadeira essência do interior de Portugal e descobrir alguns dos sítios mais mágicos que alguma vez vais poder visitar, desafiamos-te a percorrer a Estrada Nacional 2 – mas a bordo de um carro elétrico.

Assim, alias a aventura à sustentabilidade, tornando a tua roadtrip numa viagem de zero emissões. Aceitas o desafio?

7 paragens obrigatórias na Estrada Nacional 2

Viajar pela Estrada Nacional 2 a bordo de um carro elétrico é mesmo uma viagem eletrizante. Entre as imponentes serras, paisagens de cortar a respiração, aldeias quase esquecidas e cidades repletas de História, na EN2 há algo para todos os tipos de viajantes.

Se estás a planear o roteiro pela Estrada Nacional 2, ficam algumas sugestões de pontos de paragem indispensáveis tanto para apreciar a sua beleza, como para recarregar energias – as tuas e as do carro elétrico.

1. Chaves, História, natureza e relax

Começando a norte, Chaves tem para oferecer um incrível legado histórico e cultural, que nos faz viajar até aos tempos de domínio romano.

Para acampar, o Parque de Campismo da Quinta do Rebentão, no KM 7, é uma ótima escolha. A Capela e Hospital Real, a Capela de Santa Catarina, a Capela de Nossa Senhora do Loreto e a Igreja de Nossa Senhora da Azinheira, todas no KM 0, são boas opções a adicionar ao roteiro. Se procuras uma viagem mais relaxante, as Termas de Chaves são paragem obrigatória.

Faz uma pausa na viagem para recarregar as baterias no Posto de Carregamento de Veículos Elétricos situado na Alameda de Trajano.

2. Peso da Régua, tradição e grandes paisagens

Ainda na zona norte do país, quase a chegar a Lamego, encontras o Peso da Régua. Aqui, podes conhecer a história e a verdadeira essência do Douro. Para isso, podes visitar o Museu do Douro, uma homenagem às tradições e vitivinicultura de toda a região.

Passa ainda pela ponte metálica que atravessa o rio, mandada construir em 1872 pelo Rei D. Luís I. Por fim, não percas a beleza que um outro rio, o Corgo, tem para oferecer, e do seu encontro com o Douro. Faz uma paragem para provar um copo de vinho, uma visita às vinhas e apreciar a natureza em todas as cores.

3. Viseu, cultura, gastronomia e Spa

Viseu é uma cidade repleta de cultura, gastronomia e espaços para desacelerar. Se estás a pensar incluir esta paragem no roteiro da Estrada Nacional 2, o spa do Montebelo Viseu Congress Hotel, o spa da Pousada de Viseu ou as Termas de Alcafache são excelentes locais para descontrair.

Explora a História da cidade ao visitar a Muralha Romana, a Sé de Viseu ou o Museu de História da Cidade. Deixa-te ainda deslumbrar pelos belos jardins e parques da cidade. O Jardim de Santo António, o Parque Urbano de Santiago ou o Parque Natural do Fontelo são boas opções a incluir ao roteiro.

4. Mortágua, aldeias de xisto e muito mais

Próxima paragem: Mortágua. Esta vila portuguesa encontra-se no KM 225 da Estrada Nacional 2, na Região de Coimbra, escondida entre montes, vales, rios e estradas que te levam até verdadeiras relíquias nacionais.

Os moinhos da Moura, de Sula e da Nossa Sr.ª da Ribeira da Marmeleira dão a conhecer parte da História de Mortágua. Também a Casa do Museu do Parque Temático de Vale de Mouro e o Núcleo Museológico da Irmânia são ótimas visitas para explorar a região.

Não deixes de fora do roteiro a visita à Barragem da Aguieira e à Aldeia da Tojeira, com construção tradicional de xisto. Se for hora de carregar a bateria, passa pelo Posto de Carregamento junto à Capela de São Domingos, a poucos metros da Praça do Município.

5. Sardoal, paraíso natural na beira da Estrada

Terminamos de percorrer a zona Centro com uma paragem em Sardoal. Possui um património histórico, arquitetónico, religioso e cultural muito vasto, com vários destaques que tornam esta localidade uma paragem indispensável na Estrada Nacional 2.

Dos Moinhos de Entrevinhas, no ponto mais alto da aldeia, a vista é surpreendente. A Zona de Lazer da Lapa é um pequeno paraíso natural que surge à margem da ribeira da Arecês. Para os fãs de caminhadas e trilhos em contacto permanente com a Natureza, há vários percursos pedestres assinalados. Por fim, há igrejas e conventos centenários que vale a pena conhecer.

Podes ainda parar para recarregar energias no Posto de abastecimento para veículos elétricos situado na Avenida Heróis do Ultramar, no KM 386.

6. Ponte de Sor, passeio pela natureza

Quase a terminar este roteiro pela Estrada Nacional 2, surge Ponte de Sor, já em pleno Alentejo. Começa a visita pelo Centro Cultural de Montargil ou pelo Mercado Municipal. De seguida, dá um salto ao Parque de Merendas, localizado junto à Fonte da Vila, para uma refeição ao ar livre com a família ou com os amigos.

Passa pela Ponte Pedonal e sobe até ao Miradouro de Montargil, onde terás a melhor vista sobre a albufeira de Montargil. Este é um excelente destino para experimentar um desporto aquático.

Se já não restar grande energia no carro elétrico, podes sempre parar no ponto de carregamento de Ponte de Sor, no KM 435.

7. Faro, algo para todos

Faro dispensa apresentações. Esta cosmopolita cidade algarvia tem História, cultura e natureza. A arquitetura merece uma visita, a começar pelos Paços do Concelho. No Teatro Municipal de Faro podes assistir às peças em exibição e as Ruínas Romanas de Milreu, localizadas na aldeia histórica de Estoi, merecem uma paragem.

Para algo um pouco diferente, a Quinta Dias de Aromas, é um espaço de plantas aromáticas e medicinais biológicas que possui uma beleza e aroma únicos. Já o Equinostrum, o Clube Equestre e de Lazer de Faro, é onde miúdos e graúdos podem participar em variadas atividades, com os cavalos e não só.

Os melhores carros elétricos para viajar pela EN2

Para uma viagem ainda mais inesquecível e elétrica, só precisas de escolher o melhor veículo, com uma longa autonomia e todo o conforto. Este é o top 3 de carros elétricos ideais para percorrer a Estrada Nacional 2.

  1. Tesla S. Com uma autonomia de cerca de quase 700 km, o Tesla S é o carro perfeito para percorrer toda a Estrada Nacional 2 sem uma única paragem. Este sedan 100% elétrico tem um motor potente para as curvas do Douro e chega aos 100km/h em apenas 2,1 segundos.
  2. Mercedes EQS. Este modelo também permite percorrer praticamente toda a Estrada Nacional 2 quase sem parar. É confortável, luxuoso e seguro, ideal para percorrer os cerca de 700 km em família. Em teoria, bastará abastecer apenas uma vez para fazer o trajeto de norte a sul.
  3. Hyundai Ionyq, com uma autonomia de aproximadamente 378km é a opção mais económica deste top 3 e da gama de elétricos da Hyundai em Portugal. Tem uma velocidade máxima de 165km/h, uma aceleração do 0 aos 100 km/h de 10 segundos e uma potência de 120 cv. Mesmo assim, permite percorrer a Estrada Nacional 2 de uma ponta a outra com apenas dois carregamentos e zero emissões.

Comentários