5 estratégias de preço para stands de automóveis

Sabias que existem várias estratégias de preço para despertar o interesse dos clientes do teu stand e aumentar as vendas? Descobre 5 que podes pôr já em prática.

Existem 5 estratégias de preço indispensáveis que qualquer gestor de um stand automóvel deve conhecer para não perder vendas nem deixar dinheiro na mesa ao negociar com clientes. Descobre quais são e quando usar cada uma.


1. Preço de custo

Esta estratégia de preço é a mais simples de todas. Basta que somes os teus custos com a compra, preparação e disponibilização dos carros para venda, e adiciones a margem de lucro desejada. Esta abordagem visa garantir que todos os custos operacionais sejam cobertos, permitindo que o stand de automóveis alcance os seus objetivos de lucro.

Para aplicar esta estratégia, identifica e soma todas as despesas associadas aos carros, como preço de compra, custos de transporte, impostos e taxas. Junta os custos relacionados com a preparação, como inspeções, reparações ou limpeza. De seguida, soma a tua margem para calcular o preço de venda final de cada carro. Apesar de relativamente simples, esta estratégia tem também algumas lacunas. Em primeiro lugar, o cálculo dos custos a imputar a cada negócio pode não ser assim tão simples quanto parece. Segundo, não considera a concorrência. Terceiro, não tem em conta o que os clientes estão dispostos a pagar, que poderia até ser superior ao valor proposto. Por todos estes motivos, há cada vez mais stands a adotar outras estratégias de preço, ou pelo menos a não adotar a 100% esta hipótese.


2. Preço competitivo

Esta estratégia de preço envolve definir os valores com base naquilo que é praticado pela concorrência direta. Na verdade, os próprios clientes já fazem isto. Antes de iniciarem qualquer compra, comparam os preços entre diferentes stands. Por isso, antecipa-te e faz a tua própria pesquisa.

Podes ajustar os preços de venda para estarem em linha com os concorrentes ou, em alguns casos, oferecer preços ligeiramente abaixo ou acima, justificados por fatores diferenciadores de qualidade, para ganhar vantagem competitiva. Por exemplo, podes incluir serviços adicionais, garantias ou uma experiência de compra excecional.


3. Preço dinâmico, para te adaptares ao mercado

Esta uma das grandes tendências do momento, que vês por exemplo nas companhias aéreas. Quanto maior a procura, maior o preço. A flexibilidade da estratégia de preços dinâmicos permite ajustar os preços de acordo com as condições do mercado e maximizar a receita.

Podes ser tu a decidir quais os fatores de variação, como, por exemplo, as épocas do ano de maior ou menor procura, e criar regras claras quanto ao ajuste de preços. Por exemplo, define um desconto percentual durante a semana da Black Friday ou uma redução de preço quando o nível de stock atingir um determinado limite. Também podes recorrer a sistemas de tecnologia avançada para automatizar este processo de ajuste de preços, com algoritmos que analisam dados em tempo real, como a procura, concorrência e stock, para determinar os preços ideais a cada momento.


4. Preço de pacotes ou serviços adicionais, para vender mais

Esta estratégia envolve a definição de preços base aos quais os clientes podem acrescentar serviços adicionais, pacotes de benefícios ou opções personalizadas. A vantagem é que ofereces uma gama mais ampla de escolhas, ao mesmo tempo que crias oportunidades para aumentar a receita através da venda de serviços complementares.

Por exemplo, podes criar um preço especial que inclua a aquisição do carro, garantia estendida e manutenção durante um determinado período, preço esse mais baixo comparativamente ao valor de cada parcela. Não só é mais vantajoso para o cliente optar pelo pack, como podes aumentar a receita e vender serviços que, de outra forma, talvez não fossem considerados.


5. Preço psicológico, para um impacto mais positivo

A estratégia de preço psicológico é baseada na perceção subjetiva dos clientes em relação aos preços, explorando princípios que influenciam o comportamento de compra. O foco não é no preço em si, mas na perceção que é criada para o cliente. E há várias formas de o fazer.

Por exemplo, define os preços de forma a parecerem mais atrativos, como €4.990 em vez de €5.100. Isso vai contribuir para a perceção de um preço mais baixo, mesmo que a diferença seja simbólica. Utiliza referências psicológicas, como “menos de €300 por mês”, para tornar o preço mais acessível e gerar um impacto positivo em potenciais compradores.


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Definir uma estratégia de preço é um passo importante para o teu stand automóvel. Para isso, é fundamental que conheças a fundo o teu público-alvo, compreendas as suas necessidades e preferências e acompanhes a concorrência. Além disso, contar com as plataformas certas de venda de carros pode fazer a diferença no alcance de novos clientes e na maximização das oportunidades de venda. É o caso da Carmine, que ajuda a dar mais visibilidade ao teu concessionário. Cria já uma conta profissional, gere todo o teu stock de carros sem esforço e aumenta as vendas. E se precisares de ajuda, estamos à distância de um clique. Boas vendas!

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