Mercado automóvel em Portugal: 7 factos essenciais

Descobre o que podes esperar da evolução do mercado automóvel em Portugal e como adaptar o teu stand às tendências do setor.

Transição energética, guerra e inflação são apenas alguns dos fenómenos que deixaram marcas no setor automóvel. E os stands precisam de se adaptar para se manterem na linha da frente. Mas com a informação certa, é mais fácil saber o que esperar e o que fazer. Descobre 7 factos essenciais sobre o mercado automóvel em Portugal.


1. De quanto em quanto tempo se troca de carro?

Os portugueses estão entre os que demoram mais anos para trocar de carro. Os dados indicam que a maioria renova o seu automóvel apenas de cinco em cinco anos. Contudo, quem tem carros de gama superior tende a renovar com mais frequência, de três em três anos.


2. Compram-se mais carros usados ou novos?

Os carros usados estão definitivamente em alta. De acordo com dados do Barómetro da Mobilidade da CarNext, 73% dos portugueses compraram ou pensam comprar um carro usado. Este valor é superior à média europeia, de 64%.


3. Qual o valor médio de compra?

O preço médio pago pelos condutores portugueses para comprar carro é de 16.110 euros. Não fica muito longe da média europeia, que é de 16.712 euros. Os dados são do Observador Cetelem.


4. Quais são as marcas mais vendidas?

A Peugeot lidera o mercado com um bom avanço relativamente aos restantes. A Renault surge em segundo lugar, seguida de perto pela Mercedes-Benz que fecha o pódio. Este é o top 10 dos carros ligeiros de passageiros mais vendidos em Portugal em 2022:

  1. Peugeot – 16.828
  2. Renault – 12.841
  3. Mercedes-Benz – 12.055
  4. Dacia – 10.157
  5. BMW – 9.569
  6. Toyota – 9.025
  7. Citroën – 9.015
  8. Volkswagen – 8.494
  9. Hyundai – 7.263
  10. Fiat – 6.655


5. Que tipo de combustível preferem os portugueses?

Não há dúvidas de que a procura por carros elétricos e híbridos está a crescer a um bom ritmo, mas ainda não são generalizados. Por enquanto, os carros a gasolina lideram as preferências dos portugueses, destronando o gasóleo que, durante mais de 15 anos, se manteve à frente.


6. Com quanta antecedência se começa a procurar carro antes de comprar?

Os portugueses precisam de algum tempo para comprar um carro, desde a intenção à concretização da compra. O processo é longo e pode iniciar-se 1 a 2 anos antes. Quando começa a ficar mais perto, cerca de 6 meses antes, o contacto com os vendedores torna-se mais frequente e específico.


7. Onde os clientes procuram informação antes de comprar carro?

Os portugueses usam cada vez mais os meios digitais, quer para comparar carros, quer para comprar e pagar pela Internet. Os dados são da Think With Google e indicam que 95% das pessoas que querem comprar um carro pesquisam primeiro na Internet, e há cada vez mais vendas a ocorrer exclusivamente online.


Põe o teu stand automóvel online com a Carmine.pt

Os dados do mercado automóvel são claros. Os consumidores estão mais exigentes, informados e digitais, devido às grandes mudanças no acesso à informação. Por isso, se o teu stand automóvel ainda não está online, podes fazê-lo facilmente na Carmine.pt, a tua plataforma de compra e venda de carros usados. Só precisas de criar uma conta profissional para criar o teu próprio website personalizado, gerir todo o teu stock de viaturas e manter o inventário sincronizado em tempo real. Alguma dúvida, estamos à distância de um clique. Boas vendas!

Comentários