7 dicas para stands de automóveis que querem vender online

Aparecer nos primeiros resultados do Google, tirar partido da tecnologia e segmentar audiências. Descobre 7 dicas para vender online.

Longe vão os dias em que as pessoas perdiam semanas a andar de stand em stand à procura de um carro. A primeira coisa que fazem é… pesquisar na internet. Por isso, é mais importante do que nunca teres uma boa presença digital para que os teus carros sejam vistos. Descobre 7 dicas para vender online.


1. Sê o primeiro nos resultados de pesquisa

Quando alguém está interessado em comprar um carro, o primeiro sítio onde procura é no Google, o motor de pesquisa mais usado em Portugal. Mas como fazer com que o teu stand surja em primeiro lugar? De forma orgânica ou paga. Passamos a explicar.

Posicionamento orgânico

O desafio é tirar partido do algoritmo do Google para assegurar que o teu stand de automóveis aparece no topo da pesquisa sempre que alguém pesquisar por um carro que tens à venda. Começa por identificar as palavras mais usadas quando as pessoas fazem pesquisa e cria conteúdo no teu website que as inclua, como descrições dos carros, guias de compra, artigos de blog, entre outros.

Desta forma, aumentas a probabilidade de aparecer no Google com um bom posicionamento e, consequentemente, as pessoas clicam no teu website para exploram os carros disponíveis no teu stand.

Anúncios pagos

Também podes utilizar o Google Ads para criar campanhas específicas para palavras-chave que tenham um bom volume de pesquisas. Cria anúncios atrativos com as palavras-chave nos títulos e descrições e destaca benefícios exclusivos para atrair a atenção do público. De seguida, define o orçamento diário e a segmentação geográfica para alcançares o público-alvo.

Assim, não precisas de esperar pelo posicionamento orgânico para teres visibilidade instantânea quando as pessoas pesquisarem por carros. E pelo facto de apareceres no momento em que os potenciais clientes estão ativamente à procura, tornas mais possível que os alcances já numa avançada do funil de vendas.


2. Segmenta as campanhas para o público certo

Diferentes tipos de clientes procuram diferentes tipos de carros. Que tipo de automóveis vendes? Qual é o perfil dos teus clientes? A resposta a estas perguntas determina o conteúdo e a forma de te apresentares online. O posicionamento para vender um Porsche é necessariamente diferente do que vender um Renault ou um Opel. Por exemplo, o cliente do Porsche vai querer saber sobre os extras, design e performance, ao passo que o cliente do Opel estará interessado em saber os consumos e preço do carro.

Por isso, destaca as especificidades que são mais relevantes para o público-alvo de cada segmento. Considera também a localização geográfica dos teus clientes potenciais. De pouco serve anunciares para pessoas do Algarve se o teu stand estiver localizado no Porto.


3. Usa testemunhos para criar confiança

Os dados não deixam margem para dúvidas: os compradores têm 90% mais probabilidade de visitar o teu site e 5,3 mais probabilidade de visitar o seu stand se tiveres avaliações positivas. Além disso, 81% dos consumidores entre 18 e 34 anos procuram avaliações online antes de fazerem qualquer compra. E facilmente se entende porquê. Os testemunhos são uma espécie de validação social, ajudam a reduzir a incerteza e criam uma sensação de segurança a quem compra pela primeira vez.

Se ainda não tens testemunhos online, podes começar por pedir ativamente aos clientes para partilharem a sua experiência. Envia um email pós-venda e acrescenta um benefício para encorajar os clientes a deixarem uma avaliação. Automatiza este processo para ser mais simples e eficaz.


4. Incentiva a visita ao stand com ofertas especiais

É importante fornecer ao público motivos para o teu stand ser o escolhido no meio de muitos. Se não existir uma razão óbvia, como, por exemplo, os melhores preços, terás de convencer com outros argumentos.

Pensar em ofertas especiais pode ser uma forma de atrair o público ao teu stand. Algum tipo de desconto ou oferecer a troca de óleo pode ser o impulso que o público precisa para dar o primeiro passo. Podes também limitar a oferta no tempo para criar uma sensação de urgência e encorajar os clientes a agir antes que expire.


5. Aposta em conteúdo de vídeo

Sabias que 69% dos compradores são influenciados por conteúdos em vídeo durante a decisão de compra? É um bom formato para criar conteúdo mais autêntico, amigável e de confiança. Isto porque proporcionam uma experiência mais imersiva do que as imagens estáticas. Os clientes podem ver melhor os detalhes dos carros, explorar o interior e ter uma sensação mais próxima do veículo.

Por isso, faz vídeos de curta duração que mostrem o carro. Destaca os pontos fortes do interior para dar uma visão mais detalhada e envolvente do carro. Divulga os vídeos em todas as plataformas onde estiveres presente.


6. Usa a tecnologia a teu favor

A tecnologia permite hoje experiências cada vez mais imersivas e interativas, e tirar partido disso coloca-te à frente da concorrência. Já pensaste em usar a realidade virtual para fazer test drives online? Mesmo à distância, os clientes podem sentir que estão realmente dentro do carro e explorar detalhes internos e externos do veículo de forma quase real (e até escolher o cenário virtual de condução, como na cidade, numa nacional tranquila ou numa montanha).

Esta possibilidade é ainda mais atrativa para compradores que preferem realizar a maior parte do processo de compra online. Vais passar uma mensagem de inovação e tecnologia avançada, e atrair clientes que estão interessados em experiências diferentes.


7. Faz a integração com plataformas de venda online

Divulgares os teus veículos em plataformas de venda online como a Carmine é importante para teres mais visibilidade e alcance. Assim podes aceder a um público próprio que provavelmente ainda não conhece o teu stand e que podem usar ferramentas robustas de pesquisa e filtros, para que os visitantes encontrem mais facilmente o que procuram.

Só precisas de criar uma conta profissional para gerir todo o teu stock de viaturas, mantendo o inventário sincronizado em tempo real.


4 erros que deves evitar ao vender online

Depois de te darmos dicas para ajudar a vender online, agora alertamos para os erros que podem prejudicar a venda. Toma nota.

1. Definir um preço demasiado alto ou demasiado baixo

Os preços muito baixos ou muito altos podem ter impactos negativos, e é importante encontrar um equilíbrio que reflita o valor real do veículo. Preços demasiado baixos podem ser interpretados como indicadores de baixa qualidade (o comum “bom demais para ser verdade”). Por outro lado, se o preço for muito alto, pode afastar os potenciais compradores e empurrá-los para a concorrência.

O ideal é fazer uma pesquisa para saber os preços médios dos veículos da mesma gama, e incluir uma margem para negociação, mesmo se o preço inicial estiver no ponto certo. Se o carro tiver equipamentos mais completos, não te esqueças de os destacar para justificar o preço mais elevado.

2. Ocultar informações negativas sobre o carro

Omitir informações sobre o estado real de um carro, como amolgadelas ou arranhões na pintura, não é boa ideia. É inevitável que o cliente venha a descobrir, o que não só quebra a confiança como pode gerar uma série de comentários negativos nas avaliações e nas redes sociais, que se disseminam e prejudicam vendas futuras. Além disso, ser transparente tem um efeito muito positivo: o cliente pensa que, se lhe disseste algo menos bom, é porque não estás mesmo a esconder nada.

Assim, divulga todas as informações relevantes sobre o estado dos veículos, incluindo acidentes anteriores, reparações e outros detalhes importantes. Tira fotografias que mostrem qualquer imperfeição, para garantir que os clientes tenham uma imagem clara do estado real do carro. Nas descrições, fornece uma visão equilibrada, destacando tanto os pontos positivos quanto os negativos.

3. Usar fotografias desfocadas ou que não interessem

Usar imagens desfocadas, irrelevantes ou em quantidade exagerada é fortemente desaconselhado. Fotografias sem qualidade transmitem falta de profissionalismo, o que prejudica a confiança dos clientes na qualidade dos carros disponíveis no teu stand automóvel. Além disso, dificultam a avaliação adequada dos veículos.

Por isso, aposta em imagens claras, bem iluminadas e focadas, que ofereçam aos clientes uma visão precisa e detalhada. Evita sobrecarregar as listagens de veículos com uma quantidade excessiva de fotos e seleciona aquelas que melhor representam os carros, destacando características importantes e ângulos que possam influenciar a decisão de compra.

4. Divulgar os carros apenas nas redes sociais

É certo que as redes sociais são um canal de divulgação de que não deves prescindir, mas não fiques por aí. Isto porque nem todos os potenciais compradores de carros estão ativos em todas as redes, além de que são espaços altamente competitivos.

Assim, adota uma abordagem integrada, aproveitando tanto as redes sociais quanto plataformas de venda online especializadas, como a Carmine.pt. É uma forma de maximizar a visibilidade do stand automóvel, alcançar um público mais amplo e atingir diferentes fases do processo de compra.


Coloca o teu stand automóvel online com a Carmine.pt

Começa já a implementar estas dicas e a ver o impacto nas vendas. Tira também partido do alcance da Carmine.pt para vender online, encontra novos clientes e constrói o sucesso a longo prazo do teu stand automóvel no mundo digital.

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