Líquido de refrigeração: como saber se é altura de mudar

Descobre o que é o líquido de refrigeração, os cuidados a ter, como saber se é o momento de fazer a substituição e quais os passos a seguir.

O líquido de refrigeração é o grande responsável por manter o motor do carro dentro dos limites seguros de temperatura. Tem, por isso, um papel crucial na saúde do motor e na segurança automóvel. Descobre o que é, como funciona, e quando e como deve ser trocado.


O que é o líquido de refrigeração?

O líquido de refrigeração é um fluído vital para o arrefecimento do motor de um carro. Mantém a temperatura do motor dentro de limites seguros, garantindo que funciona eficientemente e que não sobreaquece.

Normalmente, o líquido de refrigeração tem uma cor muito chamativa, como verde ou cor-de-rosa, e é bastante barato. Contudo, deve-lhe ser dada a importância devida enquanto elemento essencial na segurança automóvel.


Para que serve?

Quando o motor está em funcionamento, gera calor. E quando fazes viagens mais longas, pode atingir temperaturas elevadas que, sem o líquido de refrigeração, deformariam as peças do motor e outras partes do carro. Assim, o líquido de refrigeração ajuda a manter o motor dentro dos níveis seguros de temperatura, geralmente entre os 90 e 92 ºC.


Como funciona o líquido de refrigeração?

O líquido de refrigeração funciona através de um processo de circulação contínua, absorvendo o calor gerado pelo motor e dissipando-o para o ambiente externo. O processo funciona da seguinte forma:

  1. Circulação. O líquido é armazenado num reservatório e circula através de um sistema tubular que percorre o motor e o radiador. Uma bomba de água impulsiona o líquido, forçando-o a circular pelo sistema.
  2. Absorção de calor. O líquido passa pelo motor, absorvendo o calor gerado pela combustão interna e pelo atrito entre as peças. 
  3. Transferência de calor. O líquido quente flui para o radiador, onde arrefece por exposição ao ar externo. Por isso, perde o calor que absorveu.
  4. Refrigeração. O líquido agora mais frio regressa ao motor para absorver mais calor e reiniciar o processo. Estas etapas são permanentes enquanto o motor estiver a trabalhar.


Que tipos de líquido de refrigeração existem?

Existem vários tipos de líquidos de refrigeração: orgânicos, inorgânicos, híbridos, anticorrosivos ou anticongelantes. Há também variações quanto à viscosidade, propriedades anti-incrustantes e anti-cavitação.

Deves optar pela recomendação no manual do fabricante para garantir um produto compatível e de qualidade, pois disso dependerá o funcionamento correto do motor. E nunca mistures dois tipos, mesmo que tenham a mesma cor.


Quanto custa o líquido de refrigeração?

Este é um produto bastante acessível. Dependendo do tipo de veículo, do fabricante e das suas especificações técnicas, o preço pode variar entre os 6 e 80 euros.


Que cuidados ter?

Cuidar do sistema de líquido de refrigeração é essencial para manter o motor no seu melhor e evitar sobreaquecimento. Aqui estão alguns cuidados a ter.

1. Usa sempre o líquido correto

Segue à risca as indicações do fabricante. Usa o tipo correto de líquido de refrigeração e não faças misturas. Caso contrário, poderás ter problemas de compatibilidade.

2. Verifica o nível

Periodicamente, verifica o nível do líquido de refrigeração no reservatório. O nível deve estar entre as marcas “Mínimo” e “Máximo”. Não faças a verificação quando o motor estiver quente, pois o líquido estará sob pressão e pode causar queimaduras graves.

3. Avalia a cor

O líquido de refrigeração deve ter uma cor vibrante e clara (verde, laranja, rosa, ou outra, dependendo do tipo). Se estiver turvo ou com uma cor estranha, pode ser um sinal de contaminação e terás de o substituir.

4. Confirma a proporção de diluição

Se usares um líquido de refrigeração que requeira diluição com água, certifica-te de seguir as proporções corretas. Caso contrário, estarás a comprometer a eficácia do líquido.

5. Faz a troca regularmente

Segue as recomendações do fabricante para a troca do líquido de refrigeração. Normalmente, é aconselhável fazer a substituição a cada 2 a 5 anos, dependendo do tipo de líquido utilizado.

6. Está atento a fugas

Verifica com regularidade se há fugas de líquido de refrigeração debaixo do carro. Em caso afirmativo, devem ser reparadas de imediato.


Qual é a melhor altura para fazer a troca?

Para que mantenha todas as suas propriedades, o líquido de refrigeração deve ser trocado a cada 40 mil quilómetros ou de dois em dois anos. Mas como condutor prevenido vale por dois, vai controlando o nível do líquido a cada 10 mil ou 20 mil quilómetros.

Não esperes até aos 40 mil quilómetros se notares que o líquido está com uma cor diferente ou muito desnivelado. Pode ser sinal de contaminação ou de fuga. Neste caso, deves trocar o líquido de refrigeração e fazer de imediato qualquer reparação que seja necessária.


Como trocar o líquido de refrigeração?

Fazer a substituição é simples e podes fazê-lo por conta própria. Mas se não te sentires à vontade com esta tarefa, é sempre recomendável procurar a ajuda de um profissional. Aqui está um guia passo-a-passo.

1. Espera que o motor arrefeça

Antes de começares, certifica-te de que o motor está frio. Caso contrário, podes sofrer queimaduras graves. Enquanto isso, coloca um recipiente debaixo da válvula de drenagem para recolher o líquido antigo e evitar que caia no chão.

2. Abre o depósito

Retira a tampa e abre o depósito com cuidado para libertar a pressão e permitir que o líquido de refrigeração antigo saia. Deixa cair no recipiente e esvaziar completamente.

3. Limpa o radiador

Abre a tampa do radiador, enche-o com água e volta a fechar. Liga o motor durante 10 minutos e liga o ventilador no máximo, para limpar o circuito de vestígios do líquido antigo. Deixa o carro arrefecer e esvazia o radiador como no passo anterior.

4. Enche o depósito

De seguida, enche o depósito com o novo líquido de refrigeração até atingir o limite máximo. Depois, fecha a tampa até ouvires um clique. Volta a ligar o carro durante mais 10 minutos, com o ventilador no máximo. Se a temperatura estiver normal e não houver fugas, a troca está finalizada.


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Com esta informação, já ficas a conhecer melhor o que acontece debaixo do capot e o que fazer para manter o motor em bom estado. Dá ao líquido de refrigeração a atenção que merece e cuida bem do teu carro.

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