Skoda Scala: preparado para conquistar

É um dos lançamentos mais importantes da marca nos últimos anos. Descobre o que há de novo no Skoda Scala.

Chegou para ser um dos destaques no seu segmento, à boleia de uma renovação estética, novos motores e um grande reforço tecnológico. Descobre se o Skoda Scala tem o que é preciso para ser a tua próxima aquisição.


Desempenho: estável e seguro

Vamos aos números. O Skoda Scala só está disponível em versões a gasolina, com potências entre 95 a 110 CV e consumos entre 5,3 e 6,3 L/100 km – dos mais moderados do mercado. O nível de emissões também é comedido, a partir dos 120 g/km.

Os números são importantes, mas nada como sentir o comportamento na estrada: exemplar. Aliás, pode até dar a sensação de que tem mais potência do que a declarada, pelo ótimo pulmão e andamento ágil. As vibrações e os ruídos são contidos.

O Skoda Scala conta com vários modos de condução que ajustam a resposta do motor, da direção e do amortecimento conforme o nível de conforto e dinamismo desejado. A carroçaria não cede quando o ritmo aumenta, e o comportamento tem a estabilidade e a segurança que se espera de um familiar.


Design: admirável por dentro e por fora

O design do Skoda Scala não deixa nada ao acaso. Por fora, tem linhas fluidas que culminam num grupo ótico em LED. A estética é arrojada, a encostar-se ao desportivo. Não é um SUV, mas conjuga na perfeição os genes de hatchback com os de uma station Wagon, num resultado visual que resulta bem.

A bordo, há plásticos duros e sem revestimento, com alguns apontamentos cromados, que não comprometem a sensação de conforto. Percebe-se bem a maior qualidade relativamente aos seus antecessores. Para quem procura um ambiente ainda mais agradável, há a possibilidade de escolher o teto panorâmico integral como opcional, que vai dos lugares de trás aos da frente, que abre e fecha com uma cortina elétrica.

O espaço continua a ser muito generoso, sobretudo para os ocupantes dos bancos traseiros. A bagageira situa-se nos 467 litros de capacidade, e uma das novidades é a abertura elétrica da porta passando o pé debaixo do para-choques.


Equipamentos: variados e completos

O Skoda Scala vem equipado com os mais variados sistemas de segurança e ajuda à condução, com deteção de peões, manutenção de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito. Os faróis de máximos são automáticos e está equipado ainda com uma câmara traseira.

O que mais impressiona no conjunto é o Virtual Cockpit, com uma vasta panóplia de opções e painéis personalizados. O painel de instrumentos tem 8 polegadas, que pode subir para 10,25 nos níveis de equipamento superiores.

Destaque ainda para o Assistente de Estacionamento semiautomático, que conduz o veículo em espaços de estacionamento perpendicular. O sistema gere a direção para efetuar a melhor manobra para estacionar, e tu só tens de acelerar e travar. E quando saíres do estacionamento de marcha-atrás, o sistema Rear Traffic Alert avisa-te se detetar veículos de lado e aciona os travões se necessário.


Preço: surpreendentemente acessível

Os preços do Skoda Scala arrancam nos €23.852, o que é um valor competitivo para a tecnologia, conforto e desempenho que oferece. Os preços sobem à medida que a potência e os equipamentos aumentam.


Skoda Scala usados: a opção mais económica

Se este valor estiver fora do teu orçamento, explora os Skoda Scala usados em Carmine.pt. Há vários modelos em segunda mão que mantêm um desempenho sólido e que ainda estão em boas condições, prontos para responder às solicitações dos condutores mais exigentes.


Veredicto: o Skoda Scala vale a pena?

O Skoda Scala é um carro completo e competente. Com tecnologia útil, boa habitabilidade e versatilidade, pode ser a compra ideal para utilizar sozinho ou em família, quer para a rotina diária, quer para as viagens maiores. Há mais do que potência necessária, sem com isso comprometer a eficiência. Razões suficientes para ser a tua próxima escolha.

Comentários